Em 2017, a empresa decidiu expandir a sua atuação no mercado e criou a NuConta, que funciona como uma espécie de conta corrente (mesmo sem ser) e permite que você realize uma série de serviços bancários, tais como pagamentos e transferências, sem pagar nenhuma tarifa.
Hoje, a NuConta já possui mais de quatro milhões de usuários somente no Brasil e é considerada um grande sucesso, visto que muitas pessoas passaram a utilizá-la no dia a dia, até mesmo como a sua conta principal.
Outro detalhe importante é que a NuConta marcou uma revolução no mercado brasileiro, pois, de acordo com os responsáveis pelo Nubank, muitos de seus clientes tiveram a NuConta como sendo a sua primeira conta bancária formal.
Quer saber mais sobre a NuConta e todos os detalhes que você precisa conhecer antes de abrir a sua? Continue a leitura para desbravar esse maravilhoso mundo roxo.
A NuConta é para mim?
Em primeiro lugar, precisamos lembrar que a NuConta não é uma conta corrente nos mesmos moldes das que são abertas pelos grandes bancos, como Itaú, Caixa, Bradesco etc.
Na realidade, ela é uma conta de pagamentos, o que, na prática, a torna algo muito próximo de uma conta corrente, mas com uma gama um pouco menor de serviços oferecidos.
Com a NuConta, o cliente pode fazer uma série de serviços bancários, como transferências, pagamentos, depósitos em boleto, empréstimos, saques e muito mais.
As limitações ficam por conta da impossibilidade de a NuConta oferecer os serviços de cheque especial, seguros e alguns outros serviços normalmente ofertados pelos demais bancos do mercado.
Se você costuma utilizar a sua conta corrente apenas para os serviços básicos, tais como os citados anteriormente, a NuConta certamente irá te atender, pois, para o dia a dia, não há nada que ela deixe a desejar.
Já se você é da turma mais conservadora, talvez tenha alguma resistência a utilizar a NuConta pelo fato de que o Nubank ainda não é uma empresa tão consolidada no mercado como os grandes bancos, que já estão operando há décadas no Brasil.
No entanto, como a NuConta e a maioria dos seus serviços são gratuitos, não há motivos para que você não experimente e veja, por experiência própria, se ela consegue atender a todos os seus anseios no que diz respeito a finanças.
Vantagens da NuConta
Um dos principais motivos do sucesso da NuConta foi justamente a grande quantidade de vantagens que ela possui.
Além de não possuir tarifas para a realização da maioria dos serviços bancários básicos, um dos principais motivos que fazem com que as pessoas migrem para a NuConta é o fato de que o dinheiro depositado nela rende mais do que a poupança.
É isso mesmo! Todo o dinheiro depositado é aplicado pelo banco e passa a render 100 do CDI, que é a principal taxa de referência para as aplicações de renda fixa do Brasil. É como se o seu dinheiro trabalhasse por você para gerar mais dinheiro a cada dia.
O mais legal dessa característica da NuConta é que você consegue observar o saldo crescendo a cada dia, pois a liquidez é diária. Além disso, se precisar do dinheiro em algum momento, basta fazer o saque, pagar seus boletos ou transferi-lo a alguém, pois o saldo, enquanto aplicado, não fica bloqueado.
Talvez você não concorde, mas o fato de que a NuConta não possui cheque especial, para muitos, pode ser entendida como uma vantagem. Isso porque não há chance de que você fique no vermelho e acabe gerando uma dívida impossível de quitar.
A NuConta também permite que você pague a fatura do seu cartão de crédito Nubank diretamente pelo app, com a liberação imediata do limite.
Outra função interessante é a de cobrar. Com ela, você cria uma mensagem com os dados de sua NuConta e pode enviá-la a seus amigos para que te paguem algum valor que ficaram devendo, por exemplo, aquela conta que vocês racharam no último rolezinho.
E quais são as desvantagens?
Como nem tudo pode ser perfeito, a NuConta possui alguns pontos fracos que, em alguns casos, podem desagradar quem espera tê-la como a sua única conta para o dia a dia.
Entre as principais desvantagens da NuConta está o fato de que existe uma tarifa de R$ 6,50 para a realização de saques na rede Banco24Horas. Ou seja, se você faz muitos saques, terá que arcar com essa tarifa – que é bastante salgada – a cada transação que realizar.
Por outro lado, para minimizar esse problema, ao abrir a sua NuConta, caso você ainda não tenha o cartão de crédito Nubank, você recebe um cartão roxinho para fazer compras no débito. Já se você possui o cartão de crédito, ele se torna múltiplo e passa a permitir compras no débito.
Outra desvantagem é que, por se tratar de uma conta de pagamentos e não de uma conta corrente tradicional, a NuConta possui um horário mais restrito para que você possa fazer o pagamento de contas. Ou seja, você só pode pagar boletos até as 17h, diferentemente do que acontece nas contas correntes tradicionais, cujo horário é até às 22h.
Assim, é importante que você tenha atenção ao programar seus pagamentos para não atrasar os seus boletos, pois, caso você tente pagar algo após o horário limite, essa transação será agendada para o dia seguinte e, consequentemente, o boleto será pago já vencido.
Posso deixar de lado minhas outras contas e ficar só com a NuConta?
Existem muitos motivos para que você comece a usar a NuConta em seu dia a dia, contudo, muitos se perguntam se podem fechar suas contas tradicionais nos demais bancos para adotar apenas a NuConta.
Bem, nesse caso, recomendamos alguma cautela, pois, apesar de ser bastante vantajosa, a NuConta não possui algumas características que existem em outros bancos, mas que podem ser importantes em algum momento da vida.
Sobre a segurança da NuConta, muito já se debateu acerca do fato de que as contas de pagamento não possuem a proteção do FGC (Fundo Garantidor de Crédito). No entanto, podemos dizer que a NuConta é sim segura.
Isso porque o dinheiro que fica depositado na NuConta não se confunde, em nenhum momento, com o patrimônio do Nubank. Assim, mesmo que a instituição declare falência, o dinheiro de seus clientes estará protegido.
Dessa forma, antes de sair fechando todas as suas contas, recomendamos que você faça um teste com a NuConta. Utilize-a durante alguns meses e veja se nada te faz falta.
Outra coisa que você pode fazer é entrar em contato com o seu banco e pedir para migrar para o pacote de serviços do Banco Central, pois, assim, você elimina as tarifas de sua conta corrente enquanto se decide pela NuConta.
Vale a pena abrir a conta?
Como você viu até aqui, a NuConta é uma excelente opção para quem deseja mais praticidade na hora de gerir o seu dinheiro no dia a dia e não deseja pagar tarifas para a realização de serviços bancários básicos.
O fato de que o dinheiro depositado não fica simplesmente parado – como acontece nas contas correntes tradicionais –, mas rende 100% do CDI até o saque é muito interessante, sendo uma boa alternativa para você criar a sua reserva de emergência, visto que o dinheiro guardado na NuConta irá aumentar a cada dia.