5 Profissões do Futuro

O mundo está mudando rápido. Será que você está pronto para o futuro?

Por: Eveline Miranda em 20/06/2019 - 23h00

Apostar em tendências atuais ou profissões que estão em alta hoje pode ser muito arriscado, afinal, tudo muda muito rápido. As profissões do futuro são baseadas em estudos para as próximas décadas se pensando nas futuras necessidades do mercado. Necessidades que estão começando a nascer, crescer e ter uma demanda, são projetadas para que se tornem uma profissão.

Porque cada profissão escolhida é do futuro

Muitas pessoas costumam dizer que o avanço tecnológico está desempregado muita gente com automação das indústrias, que cada vez precisam menos do trabalho braçal. Na verdade é feito uma substituição de profissionais durante o processo de modernização. Em uma ponta ele remove os menos qualificados e na outra ele absorve os altamente qualificados e expande a produção da indústria.

As profissões do futuro são basicamente isso. Profissionais que cada vez mais usem o intelecto para convergir, processar e trabalhar dados e informações para criar novos serviços, produtos ou simplesmente otimizar estruturas já existentes.

Podemos também citar os prestadores de serviço. Profissionais que facilitem a vida no dia a dia serão sempre bem cotados.

Especialista em Cloud Computing

Já pensou poder acessar qualquer arquivo seu de qualquer lugar do mundo? Isso é Cloud Computing. Hoje em dia existem serviços que permitem que seus arquivos fiquem disponibilizados online e você, a partir de um login e senha, possa acessá-los ou compartilhar com outras pessoas. Podemos citar o Google Drive ou Dropbox. Para os próximos anos, toda a informação tende a ser distribuída pelo meio online e então você terá todo tipo de acesso, antes local, agora em qualquer lugar do mundo e em qualquer dispositivo.

Por toda essa dinâmica e facilidade que a Computação em Nuvem (Cloud Computing) oferece, ser um especialista é CERTAMENTE uma das profissões do futuro.

Conhecimento necessário: Sistema de informação.

Analista de Big Data

Você sabia que praticamente tudo que você faz com seu celular ou computador gera uma montanha de informação que está sendo registrada? E quando uma empresa tem informação de vários usuários e clientes, ela pode começar a traçar paralelos e cruzar dados para fazer novos produtos e ofertas que seja perfeitas para você. O Analista de Big Data é quem pega toda essa montanha de dados e transforma em algo útil e rentável para a empresa. Hoje em dia, chegamos em nível que informações de clientes valem milhões de reais pois tem um potencial muito alto de gerar lucro. E é o Analista de Big Data o profissional responsável para extrair o máximo dessas informações.

Conhecimento necessário: Matemática, sistema de informação e estatística.

Conselheiro financeiro

Como eu disse, muitos serviços ainda estarão em alta no futuro. Um deles é o Conselheiro Financeiro. A parcela da população que investe na bolsa ou que toma alguma atitude financeira pensando no futuro, cresce a cada dia. Aproveitando esse público crescente, o Conselheiro Financeiro oferece e monitora soluções individuais para clientes que possuem demandas financeiras.

Conhecimento necessário: Economia, finanças, mercado financeiro e investimentos.

Analista de Machine Learning

É uma realidade, a inteligência artificial chegou para ficar. A ideia de robôs que facilitam nossa vida e fazem nossas tarefas por nós, já está sendo aplicada. Para a inteligência artificial funcionar, o sistema tem que conseguir absorver informações e aprender. O Analista de Machine Learning é o responsável por acelerar esse processo.

Conhecimento necessário: Ciência da computação.

Como você pode ver, programação é praticamente um requisito para o futuro. Se você quiser ser um profissional de ponta, sugiro começar aprender o mais rápido possível

Gestor de E-commerce

Depois que as empresas descobriram o e-commerce e perceberam que não é mais necessário uma loja física com todos os seus tributos para vender, o Gestor de E-commerce se tornou fundamental. Ele é o profissional que vai garantir que toda a experiência do usuário esteja acontecendo bem e o fluxo de compra acontecendo. Enquanto as compras no meio online não param de crescer, o Gestor de E-commerce deve manter a segurança e o posicionamento em alta.

Conhecimento necessário: Marketing digital, Publicidade, Sistema de informação

 

Conhece alguém que está fora do mercado ou decidindo o que estudar? Compartilhe esse texto!

 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*