5 Dicas Para Iniciar o Ano Com o Pé Direito

Ano novo chegando e junto com às festas vem o IPVA, IPTU, Material e uma extensa lista de gastos que pode acabar com o seu orçamento.

Por: Da Redação em 10/12/2018
5 Dicas Para Iniciar o Ano Com o Pé Direito

O Ano novo se aproxima e aquela espera vai gerando ansiedade. Você olha para o saldo da sua conta e bate o desespero. IPTU, IPVA, material escolar das crianças são os itens mais lembrados e que chegam junto com o ano novo. Por isso, é importante o planejamento para não ser pego de surpresa.

Temos o costume de ignorar as despesas do final do ano. E aí acontece a mesma coisa todos os anos, bate o desespero das dívidas logo em janeiro, junto com esse desespero pensamos. Como vou sair dessa furada.

Mudança de hábitos é importantíssimo. Somente criando uma organização e plano financeiro, descobrimos quanto tempo perdemos.

Por isso pensamos em algumas dicas para te ajudar. Considere chamar sua família para uma conversa, vocês vão ver quanto vale a pena no final de 2019!

1 – Cuidado com o seu cartão de crédito

O cartão de crédito é um facilitador? Mas das mesma forma que ele pode ser sua salvação, pode ser sua ruína.

Em muitas pessoas ele causa a falsa sensação de “tenho dinheiro”. Parece que as compras cabem no orçamento, tome cuidado. Preste atenção nos gastos de fim de ano, organize suas finanças, quanto dinheiro você tem e quanto você pode gastar, evite parcelamentos a longo prazo e dividir suas dívidas em vários cartões.

Lembre-se que às compras do fim de ano vem em janeiro, o mês que você tem mais despesas.

2 – Aproveite o 13º salário

Você tem direito ao benefício do 13º salário?

Se você tem esse benefício aproveite para guardar uma parte do dinheiro. Será muito importante nas despesas de início de ano. Dependendo do valor que você recebe, você pode pagar todas as suas contas de uma só vez.

Já pensou em traçar um plano de carreira? Tenha as melhores dicas, acesse:
5 profissões do futuro.

O Salário extra pode ainda ser usado para criar uma reserva financeira de emergência, caso suja qualquer imprevisto.

3 – Priorize as contas

É bem provável que você já entre o ano com muitas contas. Além das que citamos, pode ser que você tenha que pagar o seguro do carro, aumento do aluguel, dentre outros.

Por isso, se você não der conta de tudo de uma vez, priorize as contas urgentes.

4 – Pagamento à vista

Avalie quais contas você pode pagar à vista e ter descontos.

IPVA e IPTU por exemplo, podem ser pagos à vista e sempre com bons descontos. O IPTU por exemplo em algumas cidades tem descontos excelentes, avaliem sempre antes de priorizar o pagamento.

Mas, se você analisar e conseguir pagar tudo de uma só vez, essa é a melhor opção. Nos meses seguintes você terá um “respiro”, sem sufoco das parcelas de muitas contas.

5- Todo desconto é válido

Já ouviu a frase “quem não chora não mama”, leve essa dica para a vida.
Desconto é importantíssimo, some todos descontos que você conseguir e veja no fim do ano quanto você economizou.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*