8 Dicas Para te Ajudar na Hora de Fazer Compra no Supermercado

Saiba fazer sua compra do mês com mais organização e economia.

Por: Da Redação em 04/06/2019 - 15h30
8 dicas para te ajudar na hora de fazer compra no supermercado

Fazer compra no supermercado é uma coisa que toda família faz no mínimo uma vez por mês. Muita gente sai para ir ao supermercado sem se organizar com antecedência, e isso gera na sua vida financeira um grande conflito.

Para economizar e organizar seu dia-a-dia, fizemos para você uma lista de 8 dicas para facilitar sua vida na hora de fazer compra no supermercado.

1- Leve uma lista escrita para o supermercado

Pensa comigo, você olha sua despensa em casa, repara que está faltando coisas na geladeira, no armário, na fruteira e no banheiro.

Aí você sai de casa, sem anotar nada, e chega no supermercado. Tem certeza que você vai lembrar de tudo que deve comprar?

Essa dica parece boba, mas mais da metade da população faz assim!

Lembre-se de anotar cada coisa que está faltando na sua casa. Faça no papel ou até em aplicativo de anotações.

Não deixe de levar detalhado o que você precisa comprar, por que ou você quase nada que precisa, ou compra muita coisa que não precisa.

2- Use como base uma lista pronta

Ter um documento com todas as coisas que você compra pra sua casa listadas vai facilitar muito a sua vida e reduzir metade do tempo que você precisa parar para conferir o que comprar.

Você mesmo pode criar essa lista em aplicativos de anotações ou um caderninho, e também na internet tem disponibilizado várias listas prontas para te ajudar a se organizar melhor.

O aplicativo de finanças Mobills, lançou um post com 5 tipos de listas de compras para você baixar, com temas e estilos diferentes. Tem para todos os gostos.

3- Monte sua lista com base no cardápio

Se você é o tipo de pessoa que não faz compra do mês e sim compra para cada refeição, essa dica é essencial para sua organização.

Para não desperdiçar alimentos ou faltar algo do cardápio, monte uma lista tudo que será consumido no café da manhã, lanche, almoço, lanche da tarde, jantar e uma refeição extra.

Faça isso semanalmente no início. Depois que você acostumar, faça quinzenal e assim, aumentando a quantidade de dias durante o tempo.

Assim, você só vai comprar o que será consumido, sem desperdiçar alimento e dinheiro.

4- Separe sua compra por categorias

Pense nas categorias que os corredores dos supermercados são divididos e faça sua lista da mesma maneira!

Separe os alimentos, produtos de limpeza, higiene pessoal, bebidas, frutas, vegetais e outros, assim, quando chegar no supermercado, você conseguirá fazer sua compra em um tempo muito menor.

5- Complete sua lista no dia-a-dia

Guarde a lista da sua última compra como modelo. Quando algo acabar comece a marcar, assim você consegue ter uma noção antes de sentar para fazer a lista.

Fica muito mais prático fazer no dia-a-dia para evitar esquecer algum produto. Coloque um papel na porta da sua geladeira, e comece a se organizar.

6- Não demore para fazer um compra depois da outra

Quando você demora um tempo muito longo para fazer uma compra, dá a impressão que a sua despensa está com nada, e você acaba comprando muito mais do que precisa.

Se organize para ir de 15 em 15 dias ou no máximo uma vez por mês. Passou disso, as chances de você gastar mais sem necessidade é muito grande.

Normalmente quando tem mais coisa faltando do que tem na despensa, você acaba fazendo uma lista do que tem ao invés de anotar o que ta faltando. Quando chega no supermercado, você acaba comprando coisas que não são úteis, ou que você nem come no dia-a-dia.

7- Não vá com fome ao supermercado

Parece bobeira ter que fazer uma refeição antes de sair para fazer compras, mas isso faz toda a diferença na hora que você entra no supermercado.

Quando você está com fome, e perto de comida, acaba gastando com alimentos desnecessários, deixando de economizar e gastando mais do que precisava.

Evite ir sem comer ao supermercado, coma um lanche ou uma refeição completa. Quanto mais cheio estiver, mais barata sairá sua compra.

8- Lugar de criança não é no supermercado

Todo mundo já foi criança, e ir no supermercado com os responsáveis é um paraíso! Balas, chips, brinquedos, andar de carrinho de compras, cereais entre outras coisas são exigidas por crianças quando elas enxergam.

Sem noção de valores, qualidade e quantidade, as crianças não se controlam e fazem você gastar mais do que precisava.

Caso possível, evite levá-las para o supermercado para não precisar passar por isso. Se não conseguir, converse com a criança antes de sair de casa e explique que você não comprará nada que não estiver na lista de compras.

 

Sabemos o tanto que é difícil dizer não. Essa dica é pensando no seu futuro e na sua vida financeira. Foque que os resultados serão imediatos!

Gostou das dicas? Aplique na sua rotina e tenha resultados incríveis.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*