Aprenda como desbloquear o cartão de crédito

Solicitou um cartão, mas não sabe como proceder com o desbloqueio? A gente te ajuda

Por: Pamela Gaudio em 31/05/2021
mulher pagando com cartão de crédito desbloqueado no café

Quem vive sem cartão de crédito hoje em dia, né? A ferramenta de pagamentos que revolucionou a forma como consumimos.

Com praticidade e agilidade, o cartão de crédito caiu no gosto dos brasileiros e veio para ficar. Além disso, você também garante benefícios exclusivos.

Se você pediu o seu cartão de crédito recentemente, teve que esperar alguns dias até ele chegar na sua casa. Porém, ele ainda não está completamente pronto para uso. É preciso desbloquear o cartão de crédito para usar todas as suas funcionalidades.

Quais são os tipos de bloqueio do cartão de crédito?

Sim, o seu cartão de crédito pode ser bloqueado de outras formas e não somente quando chega na sua casa ainda novo. Se você teve o seu cartão de crédito bloqueado, precisa entender por qual razão isso aconteceu. 

Geralmente, você se depara com o famigerado erro 57 quando tenta realizar alguma transação. Ter uma transação negada pode ser frustrante, mas isso tem solução. Os principais bloqueios de cartões de crédito acontecem pelos seguintes motivos:

Cartão novo

Você recebeu o seu cartão de crédito, mas ainda precisa desbloquear para utilizar suas funções. Para desbloquear é necessário entrar em contato com a operadora do seu cartão ou desbloquear usando o aplicativo do banco.

Se preferir ligar, o número geralmente vem na etiqueta que está colada em seu nome cartão de crédito e também atrás dele.

Os cartões não chegam desbloqueados justamente para evitar fraudes se houver extravio. Com os dados do cartão de crédito, mesmo sem senha, já é possível realizar compras. Por isso, você precisa desbloquear o cartão de crédito antes de iniciar o uso. 

Erro ao digitar a senha

Você tem mais de um cartão e se confundiu com as senhas ou deu branco e acabou digitando a senha errada.

Tudo bem, desde que você não faça isso por três vezes. Ao errar sua senha três vezes seguidas, você tem automaticamente o cartão de crédito bloqueado, pois a administradora entende que pode estar correndo uma fraude. 

Fatura em atraso

Quando você atrasa o pagamento de sua fatura, além de encarar os altos juros, também pode ter o seu cartão de crédito bloqueado.

O usuário é notificado e, se ainda assim, não quitar a dívida, o bloqueio pode acontecer dentro de 15 dias após o aviso. 

Cartão vencido

Os prazos de vencimento de um cartão de crédito são relativamente altos, certo? Por isso já temos aquele cartão há tanto tempo que simplesmente esquecemos que existe uma data de validade para ele.

Se você deixar isso passar batido, provavelmente tentará utilizar o cartão e não terá sucesso.

Suspeita de fraude

Em alguns casos, as administradoras dos cartões podem realizar o bloqueio do cartão ou de suas compras.

É o famoso “bloqueio preventivo”.

Como elas possuem seu histórico de compras e sabem mais ou menos como seus hábitos funcionam, ao tentar comprar produtos de alto valor, elas podem entender que isso seja uma fraude e automaticamente bloqueiam a compra.

Com isso, pedem para que você entre em contato para autorizar.

Mas não são apenas compras caras que chamam a atenção da administradora de cartões. Valores muito baixos também são motivo de preocupação e podem gerar o bloqueio.

Isso porque os golpistas costumam passar um pequeno valor antes de utilizar o cartão para compras. Eles fazem isso para ver se o cartão tem saldo ou limite. 

O que fazer se o meu cartão de crédito for bloqueado? 

Você se deparou com o erro 57. A partir disso, saiba que não é mais possível utilizar o seu cartão de crédito, nem mesmo para compras online.

Para resolver a situação, você precisa entender o motivo pelo qual o seu cartão de crédito está bloqueado. Muito provavelmente isso aconteceu por conta das razões citadas acima. 

Como faço para desbloquear o meu cartão de crédito? 

Você teve o seu cartão de crédito bloqueado? Então precisará tomar algumas ações para conseguir desbloquear. Vale lembrar que somente o titular do cartão pode realizar esse procedimento. 

A forma de desbloquear seu cartão de crédito vai depender da instituição financeira que o emitiu. Alguns bancos permitem que você faça o desbloqueio do cartão de crédito em caixas eletrônicos. 

Já em outros casos, você precisa entrar em contato direto com a central de atendimento de cartões para solicitar o desbloqueio. O número pode ser encontrado no próprio cartão de crédito. 

Com cartões mais modernos, é possível também realizar o desbloqueio diretamente no aplicativo do celular. 

Dependendo da razão pela qual seu cartão de crédito foi bloqueado, pode ser necessário solicitar uma segunda via do seu cartão de crédito. Com isso, o primeiro cartão fica inutilizável.

Se você quiser ter mais de um cartão, precisa solicitar cartões adicionais. Mas a partir do momento que um cartão está bloqueado, não é mais possível usá-lo. 

Por isso, se você teve o cartão bloqueado, não se preocupe. Você pode resolver esse problema facilmente. Basta identificar a causa do bloqueio e entrar em contato com o emissor do seu cartão de crédito para saber como desbloquear.