Cartão de crédito sem anuidade: um guia completo sobre essa modalidade

Por: Ariane Terrinha em 18/04/2021
Vário cartões de crédito ao fundo, com um símbolo de dinheiro e um símbolo de impedimento sobre ele

O cartão de crédito sem anuidade já se tornou o queridinho de milhões de brasileiros. Além da praticidade proporcionada pela modalidade, a isenção dessa taxa faz com que esse meio de pagamento seja uma maneira eficiente de organizar as contas.

Existem diversos tipos, níveis e categorias, basta você encontrar o que combina mais com suas necessidades. No texto abaixo, explicaremos tudo sobre esses cartões: como funcionam, suas vantagens e desvantagens e como você conseguirá solicitar um. Acompanhe.

O que é cartão de crédito sem anuidade?

Primeiramente, você sabe o que é a anuidade? É uma taxa anual cobrada pelos bancos para o uso do cartão de crédito, uma “taxa de manutenção”, que pode ser cobrada à vista ou em parcelas mensais, dependendo do emissor.

Por sua cobrança ser uma iniciativa dos bancos e instituições financeiras, alguma pessoas podem pensar que essa taxa é ilegal, mas não. Ela é regularizada pelo Banco Central, órgão que regula todos os bancos do país, e pode, sim, ser cobrada.

Porém, alguns bancos e fintechs optam por não realizar essa cobrança, a fim de facilitar ainda mais o uso do cartão e, claro, atrair mais clientes.

Como não pagar anuidade do cartão de crédito?

Se você é do time que não quer pagar a anuidade do cartão, a melhor maneira é buscar opções que não cobrem a taxa. Mas, se você já tem um cartão e ele tem essa tarifa, você pode conversar diretamente com seu banco, pois eles costumam negociar essa cobrança para não perder o cliente.

Como negociar a anuidade?

Se você se encaixa na segunda opção citada no tópico acima, vamos dar algumas dicas de negociação com seu banco. Ligue no atendimento do cartão e peça para falar com o setor responsável por anuidades.

Certamente o atendente irá justificar a taxa mencionando os benefícios, mas você pode usar os seguintes argumentos:

  • o volume de gastos do seu cartão é considerável, o que te torna um cliente importante;
  • uma pessoa conhecida conseguiu negociar a taxa, portanto é justo que você também consiga;
  • você é um cliente antigo e sempre paga suas faturas em dia;
  • o mercado oferece várias opções de cartões sem anuidade.

A partir daí, é possível que lhe ofereçam descontos e outras condições, mas mantenha-se calmo e firme no objetivo, não desista. Se após apresentar seus melhores argumentos, você não conseguir a isenção e não quiser mais pagar anuidades de cartão, é hora de procurar um que atenda melhor às suas necessidades.

O que é a anuidade do cartão de crédito?

Conforme explicamos acima, a anuidade é uma espécie de taxa de manutenção anual do seu cartão. Os bancos são autorizados pelo Banco Central a cobrá-la, e ela pode ser à vista ou em parcelas, dependendo da instituição financeira.

Esse valor é informado no contrato e também vem discriminado na fatura do seu cartão, além de estar disponível para consulta no site ou pela central de atendimento do banco.

Por que ela é cobrada?

Toda instituição financeira que disponibiliza um cartão de crédito precisa ganhar dinheiro com isso de alguma forma, certo? Algumas taxas são pagas pelos lojistas, outras pelos clientes. Nessa última categoria, existem o crédito rotativo e as taxas de manutenção, que é onde se encaixa a anuidade.

Em resumo: a anuidade e outras taxas são cobradas do cliente para que o negócio se torne interessante e lucrativo para a instituição financeira que disponibiliza o crédito.

Como funciona o crédito sem anuidade?

Se a anuidade é cobrada porque a instituição que emite o cartão precisa ter lucro com isso, então, como funciona o crédito sem essa taxa? Bom, a resposta é simples: ela não é a única taxa cobrada pelos cartões de crédito, existem outras que podem compensar a falta dela quando se oferece esse tipo de cartão. Veja:

  • Taxa de transação: os estabelecimentos pagam um valor para oferecer o serviço de pagamento com cartão de crédito ao consumidor. Uma parte desse dinheiro vai para a instituição financeira que o emite, outra parte fica com a bandeira.
  • Juros: é a taxa paga pelo cliente quando atrasa ou parcela a fatura, também conhecido como crédito rotativo.
  • Tarifas de manutenção: além da anuidade, existem outras tarifas dessa modalidade, como taxa para pagamento de contas, taxa para saque, taxa de aumento emergencial de crédito (quando o cliente estoura o limite), dentre outras.

Vantagens

A principal vantagem desse tipo de cartão é óbvia: menos uma tarifa a ser paga.

De acordo com o BC, a média da taxa de anuidade cobrada pelas seis principais bandeiras de cartões do Brasil chega a cerca de R$140. O que representaria, ao longo de 10 anos, R$1.400! Uma bela economia, não é mesmo?

Desvantagens

Ser isento da anuidade não significa ser isento de taxas.

Muitas vezes, para compensar a isenção da taxa anual, as operadoras de cartão podem vir a cobrar valores mais altos pelas demais tarifas.

Além disso, o valor da anuidade costuma ser proporcional ao número de benefícios oferecidos pelo cartão.

Portanto, essa modalidade, normalmente, traz apenas os benefícios mais básicos como saque e transferências. Vale a pena estudar caso a caso para ver se o cartão realmente atenderá às suas necessidades.

Qual é o maior benefício de não pagar anuidade?

O grande benefício de não pagar a anuidade do cartão é que você consegue economizar esse valor, proporcionando maior flexibilidade financeira e permitindo que você invista em outros mercados.

Por que ter um cartão de crédito?

Os motivos para ter um cartão de crédito são vários. Para começar, ele proporciona praticidade e comodidade nas suas compras, tanto físicas, quanto online, pois não é necessário ficar contando dinheiro ou emitindo boletos. É só passá-lo e a compra está feita.

Além disso, o cartão de crédito oferece segurança, já que você não precisa andar com dinheiro e pode bloqueá-lo ou acionar seguro contra qualquer fraude; controle nos seus gastos através do aplicativo ou internet banking; e pode ser uma salvação nos momentos de emergência.

Tudo isso sem mencionar os benefícios, que variam de cartão para cartão e podem trazer muitas vantagens para a vida do consumidor.

Cartão de crédito sem anuidade vale a pena?

Depende. Se você tem um padrão de gastos mais baixo e quer um cartão de crédito básico, que não ofereça muitos benefícios, pode ser uma ótima opção. Porém, se seu perfil de gastos é mais alto, vale a pena pesquisar cartões com outros benefícios que você possa usufruir e que tenham isenção da anuidade dependendo do valor da fatura.

Qual é o cartão de crédito sem anuidade mais fácil de ser aprovado?

Para ter a solicitação de um cartão de crédito aprovada, o melhor caminho é verificar todos os pré-requisitos do escolhido e verificar se você se encaixa. Dessa forma, dificilmente ele será negado. Portanto, não existe cartão de crédito mais fácil, existe aquele que se encaixa no seu perfil de renda e consumo.

Burocracia

Existe uma gama de cartões sem anuidade que não demandam nenhuma burocracia. É o caso, por exemplo, do cartão do Banco Inter ou o BMG Card, que não fazem nem mesmo consulta ao SPC/Serasa. Além disso, em sua grande maioria, é possível realizar a solicitação até mesmo pelo aplicativo do seu banco.

Quem pode ter um?

Geralmente, quem pode ter um cartão de crédito sem anuidade são as pessoas maiores de 18 anos e que atinjam a renda mínima exigida por ele (se houver), assim como qualquer cartão de crédito.

Quais os principais cartões de crédito que não tem anuidade?

Cartões fáceis de conseguir anuidade grátis

Todos os cartões mencionados acima, e outros mais, oferecem anuidade grátis sem nenhum esforço. Basta verificar se você se encaixa nos pré-requisitos de cada um, como renda mínima, por exemplo, e solicitar o seu.

Se quiser retirar a anuidade de um cartão que você já possui, volte alguns tópicos e veja nossas dicas de como negociar com seu banco.

Cartão de crédito sem anuidade, como conseguir?

Uma mulher com vários pontos de interrogação, simbolizando dúvida, com vários cartões atrás.

Conforme dissemos anteriormente, para conseguir um cartão de crédito sem anuidade há dois caminhos:

  • Você pode contratar diretamente com alguns bancos e fintechs o cartão sem essa taxa;
  • Você pode negociar com seu banco a possibilidade de retirar a cobrança. Veja nossas dicas alguns tópicos acima.

Como escolher o melhor cartão de crédito sem anuidade?

A melhor coisa a se fazer para escolher o melhor cartão de crédito sem anuidade é pesquisar bastante. Hoje em dia, com o advento das fintechs e bancos digitais, como o Nubank, o BMG, o Inter, o Next, o C6 e o Pan, existe uma grande oferta e ainda temos uma gama de cartões que não cobram essa tarifa e ainda oferecem vários benefícios.

Os bancos tradicionais, como Santander e Banco do Brasil, também oferecem algumas opções dessa modalidade de cartão. Analise e encontre o que se encaixa melhor no seu perfil. Para fazer isso da melhor forma, você pode usar o nosso comparador, clicando no botão abaixo.

Dicas e cuidados

Como já dissemos, essa modalidade não é necessariamente um cartão sem taxa. Antes de solicitar o seu, verifique todas as cobranças que podem ser realizadas. Além disso, como qualquer cartão, deve ser usado com responsabilidade para não se tornar um acumulador de dívidas.

Lembre-se: usar um cartão é como pegar um empréstimo com o banco e, se você não conseguir quitar essa dívida, os juros podem ser altíssimos. Veja abaixo algumas dicas de como evitar problemas:

Boas práticas

  • Sempre pague o valor integral da sua fatura para não entrar no rotativo e pagar juros;
  • Monitore seus gastos e não gaste além da conta;
  • Escolha uma boa data de vencimento, para que você tenha certeza que terá dinheiro para pagar sua fatura;
  • Não faça muitas compras parceladas para que elas não acumulem e te faça perder o controle de suas despesas.

Como fazer um cartão de crédito sem anuidade?

Para fazer um cartão de crédito sem anuidade, normalmente, basta baixar o app do banco escolhido, criar sua conta (em alguns casos, como o do Nubank é possível ter o cartão de crédito sem necessariamente abrir uma conta) e, após ela ser aprovada, pedir um cartão de crédito.

Documentos necessários para solicitar um cartão de crédito sem anuidade

De forma geral, os documentos necessários costumam ser:

  • documento de identificação com foto (identidade, carteira de trabalho, CNH);
  • comprovante de residência;
  • comprovante de renda.

Mas lembramos que isso pode variar de acordo com cada cartão ou instituição financeira. Portanto, melhor averiguar.

Conclusão

De acordo com seu perfil, é possível encontrar um cartão de crédito sem anuidade que seja ideal para sua necessidade. Mas, como todos os cartões, ele também deve ser escolhido após uma pesquisa detalhada e usado com sabedoria para não acarretar dívidas posteriores.

Fique atento às nossas dicas e aproveite o melhor dessa modalidade.