Cartão de crédito para negativado: é possível?

Está apertado? Seu nome está sujo no SPC ou Serasa? Calma, alguns bancos oferecem cartões de crédito para te ajudar a sair do buraco

Publicidade
Cartão de crédito para negativado: é possível?
Wallace Graciano
Wallace Graciano

Não é nenhuma novidade que os bancos e instituições financeiras verificam o CPF do interessado e, se ele estiver negativado, isso não lhes dá a confiança que precisam para ceder crédito para o indivíduo.

Pra você ter uma ideia, já são mais de 61 milhões de brasileiros negativados, que muitas vezes encontram portas fechadas para as linhas de crédito mais usadas. Mas temos uma boa notícia para quem faz parte desse grupo: é possível conseguir um cartão de crédito sem consulta ao Serasa/SPC. Veja como!

Como Saber se Estou Com o Nome Sujo?

Antes de mais nada, para saber se está com o nome sujo você deve confirmar junto aos órgãos protetores de crédito essa informação. Muitos deles cobram uma taxa para conferir seu CPF, mas saiba que é possível realizar este processo pela internet, e gratuitamente de duas maneiras: usando a plataforma SCPC e o app Guia Bolso. Veja abaixo o passo a passo:

Plataforma SCPC

  • Acesse o Cadastro Positivo
  • Clique em “consulta CPF grátis” no menu superior da página
  • Cadastre seus dados pessoais e senha
  • Verifique se consta algum registro no SCPC em seu nome
  • Se houver, basta clicar para checar os detalhes da empresa na qual você está pendente e seu débito

Aplicativo GuiaBolso

  • Fazer o download do app no Google Play ou App Store
  • Acessar a ferramenta “Radar CPF”
  • Preencher as informações solicitadas

De acordo com a Boa Vista Serviços, ambos os processos são seguros e confidenciais, sem a necessidade de um intermediador entre as informações.

É possível conseguir um cartão de crédito com nome sujo?

Embora a maioria dos cartões de crédito convencionais exijam avaliação junto aos órgãos de crédito, existem algumas alternativas que não consultam o SPC/Serasa e liberam cartões até para quem está negativado. Estes cartões, na maioria das vezes, também não exigem conta corrente em banco ou até mesmo comprovação de renda.

Quais opções de cartão para negativado existem?

Como alternativa para quem está com o nome sujo, algumas instituições oferecem um cartão pré-pago ou consignado, mas com limite baixo, para os clientes que têm score baixo ou estão negativados. Abaixo, listaremos a diferença entre eles:

##Cartão Pré-Pago Este cartão não requer um vínculo com uma conta bancária e é regulamentado pelo Banco Central.O limite de crédito é definido pelas recargas que você deposita antes de usá-lo. Tem como principal vantagem o controle financeiro. Porém, como desvantagem, traz mais taxas acopladas, como a de adesão e saque.

Você sabe qual é o melhor cartão para você?

Saiba mais

##Cartão de crédito consignado Se você for aposentado ou pensionista do INSS, servidor público ou trabalhar em uma empresa privada que tenha vínculo com alguma instituição bancária, alguns bancos, como o Inter, oferecem um cartão consignado. Essa variante tem como vantagem o benefício de descontar a fatura direto na folha de pagamento, o que faz com que a taxa de inadimplência seja mínima. Porém, seu limite costuma ser baixo, normalmente de, no máximo, 5% da renda mensal do solicitante.

##Cartão de crédito sem anuidade Há também a opção de pedir um cartão de crédito com anuidade gratuita, ou seja, sem nenhuma taxa ou cobrança para tê-lo. E não tem pegadinha: não existe mensalidade, nem taxa escondida, nem valor oculto no final do ano. Apesar de hoje em dia ser muito mais fácil conseguir um com esse benefício, é preciso ter controle financeiro.

Quais as Diferenças do Cartão de Crédito Para Negativado?

Existem diferenças entre um cartão de crédito comum e o cartão para negativados. A principal delas é que quando a instituição emissora não confere o CPF nos órgão de crédito, ela busca alguma garantia de que vai receber o pagamento das faturas e, na maioria das vezes, essa demonstração vem por meio de consignado.

Com esse tipo de cartão, é possível realizar todas as operações de um cartão comum como compras, saques e assinaturas. Mas, você precisa saber que a parcela mínima da sua fatura é descontada automaticamente do seu salário. Isso mesmo, o cartão consignado é vinculado à sua folha de pagamento, garantindo assim que você não fique inadimplente.

No cartão consignado, o limite de crédito é proporcional à sua renda mensal, e não pode ultrapassar desse valor, ao contrário dos cartões convencionais que aumentam o limite do cliente. Outro tipo de cartão disponível para quem está com o nome sujo é o cartão pré-pago, cujo valor das compras é abatido imediatamente no saldo da conta corrente.

###É Possível Solicitar um Cartão para Negativado Pela Internet? Sim! Hoje em dia existem muitos cartões consignados e pré-pagos disponíveis para negativados que podem ser pedidos sem sair da sua casa. Seu grande diferencial é que eles não passam pelo burocrático sistema de aprovação que consulta o SPC/Serasa antes de liberar a aprovação, e alguns inclusive nem precisam de fotos da documentação, ou comprovante de renda. Aprenda abaixo a pedir o seu.

###Como Fazer Cartão de Crédito Para Negativado? Para solicitar seu cartão de crédito sem consulta ao SPC, você pode escolher duas maneiras: presencialmente ou pela internet.

###Presencial Se você é daqueles que gostam de resolver a pendências cara a cara, é recomendado que vá ao gerente do seu banco presencialmente e pergunte se eles tem alguma opção de cartão para você. Os cartões consignados sem consulta ao SPC que mais aprovam novos clientes aposentados, pensionistas ou servidores públicos presencialmente são: cartão BMG e Caixa Simples. Ambos podem ser solicitados diretamente nas agências.

###Internet A grande vantagem de pedir seu cartão sem consulta ao SPC pela internet é que você pode fazer isso de qualquer lugar, usando até um smartphone. Na maioria das vezes, é preciso fazer o download do aplicativo do banco e pedir por lá mesmo. Se você é servidor público, aposentado ou pensionista do INSS também pode pedir um cartão consignado do banco Pan pela internet, usando o aplicativo gratuito do banco.

##Como escolher o melhor cartão de crédito para negativado? Escolha os cartões que cabem no seu bolso. Seja ele consignado ou convencional, procure principalmente aqueles que tenham um limite que você possa arcar ao final do mês.

Por isso, se sua situação é crítica, não se embole muito: procure cartões com limite baixo, com o que você possa postergar o pagamento, mas tenha a garantia de que irá pagar, pois, caso contrário, irá virar um bola de neve.