Como usar uma conta digital: saiba a melhor forma para utilizar a sua

Por: Ariane Terrinha em 22/04/2021
como usar uma conta digital

Tem dúvidas sobre como usar uma conta digital? Então veio ao lugar certo, pois neste texto vou te explicar tudo sobre elas e as funcionalidades disponíveis. 

As contas digitais surgiram como uma facilidade ao cliente, por isso o uso é simples e muito prático. Ainda assim, os usuários sentem dificuldade para realizar transações num primeiro momento por encararem essa opção como algo novo. 

Se você se inclui entre esse público, acompanhe o texto para saber como usar uma conta digital sem complicação. 

Entenda como funcionam as contas digitais

Processos burocráticos e longas filas ficaram para trás com o avanço das contas digitais. Por isso, se você está cansado do que os bancos tradicionais oferecem, com certeza quer saber como usar uma conta digital. 

Os serviços no meio digital são mais práticos e fáceis de usar, tendo como diferencial que tudo é feito virtualmente. Os usuários podem realizar operações através de aplicativos ou sites das instituições, sem a necessidade de ir até uma agência. 

Vale tanto para operações do dia a dia, como também para o processo de abertura da conta que pode ser feito no app. 

Além de simplificar os processos bancários, as contas digitais trazem o diferencial da redução de custos. Grande parte das opções existentes não cobram mensalidade ou tarifa para abrir a conta. 

Quando a cobrança existe, ela tem um valor atrativo e que não pesa no bolso do consumidor. Fora que o usuário sabe quanto irá pagar, porque tudo ocorre com transparência. 

Há serviços, como saques e transferênciashttps://plusdin.com.br/news/horario-ted/, que resultam em tarifas. Mas desde o início o cliente sabe os limites da conta e qual o valor de cada transação. 

Afinal, como usar uma conta digital?

A conta digital não deixa de ser uma conta corrente ou poupança, por isso muitas funcionalidades do tradicional estão presentes nessa modalidade. A diferença é que a opção entrega mais facilidade por conta da tecnologia.

Outro ponto a distancia das contas tradicionais é a opção de fazer praticamente tudo online, sem precisar ir até uma agência. Transferências, pagamentos, emissão de boletos e diversas outras funcionalidades são feitas em poucos cliques por aplicativo. 

Essa é uma das principais características de uma conta digital e o que simplifica o uso. Até porque, basta ter um smartphone com acesso a internet para conseguir realizar movimentações a qualquer hora ou lugar. 

Nos tópicos a seguir, você vai entender de forma detalhada como usar uma conta digital. Então, continue a leitura para aprender a mexer na sua conta sem ter dores de cabeça. 

Onde acesso a minha conta?

Uma das principais dúvidas em relação em como usar é por onde você terá acesso a conta digital, já que muitas não possuem agências físicas. Diferente do modelo tradicional, as instituições que apostam no digital tem recursos tecnológicos, por isso a conta é movimentada por canais virtuais. Isso significa que você pode acessar a conta digital por Internet Banking ou apps. 

Porém, é válido ressaltar que não são todas as opções que dispõem do Internet Banking, de modo que o aplicativo entra como ferramenta principal. 

Os apps apresentam interfaces fáceis de utilizar, onde o usuário pode realizar as movimentações em poucos cliques. Do aplicativo é possível fazer pagamentos, transferências e consultar saldos ou extratos.

Ambas as ferramentas já são trabalhadas pelos bancos tradicionais também, que inclusive incentivam o uso, então não é novidade para os clientes. 

O que posso fazer ao usar uma conta digital?

Tudo que você faz em uma conta tradicional é possível realizar nas opções digitais, porém de forma muito mais simples. Isso porque as contas vieram para descomplicar a vida do usuário e facilitar seu acesso a serviços financeiros. 

Ainda assim, os usuários ficam em dúvida de como usar uma conta digital, afinal os serviços são encarados como novidade. 

Veja a seguir o que é possível fazer nas contas e como usar os serviços disponíveis a seguir. 

Saques e depósitos

Mesmo com toda a tecnologia presente nas contas digitais, saques e depósitos ainda são feitos presencialmente. Aliás, ambos os serviços deixam os usuários em dúvidas de como devem ser efetuados. 

Em relação aos saques, eles são efetuados nos terminais de autoatendimento da rede Banco24Horas, assim como no modo convencional. 

Algumas contas são vinculadas a bancos tradicionais, visto que hoje eles também estão apresentando serviços digitais. Nessas opções, os saques também ficam disponíveis nos caixas eletrônicos nas agências. A Next e Superdigital apresentam essa função, uma vez que são administradas pelo Bradesco e Santander, respectivamente. 

Quanto aos depósitos, eles são feitos através da emissão de boletos no próprio aplicativo. No caso, você gera o documento no valor que deseja depositar na conta digital para pagá-lo pessoalmente ou por aplicativo em outras contas. 

Transferências

TEDs, DOCs e Pix estão disponíveis para os usuários através do aplicativo e Internet Banking, feitos da mesma forma que nos bancos tradicionais. 

Se não sabe como usar uma conta digital e realizar essas transações, fique tranquilo porque é bem simples e prático. 

Você deve acessar o aplicativo e buscar no menu a opção de serviços ou transações, lá escolha a opção de transferências. Para realizar a movimentação, você deve:

  • Indicar o valor a ser transferido; 
  • Apresentar os dados bancários (banco, agência, conta e dígito); 
  • Preencher os dados do titular da conta, normalmente é solicitado CPF ou CNPJ;
  • Inserir a senha numérica ou autenticar a transação pela biometria, caso a conta utilize essa tecnologia. 

São esses os passos para realizar uma transferência via TED ou DOC. No caso do Pix, será necessário apenas a chave e autenticar a transação utilizando a senha ou biometria. 

Rendimento

Um dos principais diferenciais de quando você escolhe usar uma conta digital é que algumas alternativas apresentam rentabilidade acima da caderneta de poupança. O rendimento é uma vantagem e ele funciona de maneira simples, como tudo que envolve as contas. 

Não existe segredo para utilizar esse serviço, uma vez que basta depositar ou transferir valores para a conta. 

Opções como Nubank, PagSeguro, Original e muitas outras têm rendimento automático pelo CDB. Isso significa que assim que o dinheiro entra na conta digital ele passa a render sem que você precise fazer nada. 

Cada conta possui suas próprias características em relação a esse serviço, mas o básico é ter dinheiro mantido nela para aproveitar a opção.  

Outros serviços

Além dos serviços tradicionais, as contas digitais possuem outras alternativas para oferecer ao usuário. Os serviços são práticos e também necessários para os clientes, ampliando a atuação das instituições financeiras. 

Neste caso, você pode aproveitar de:

  • Empréstimos; 
  • Financiamentos; 
  • Cartões de crédito, muitos sem anuidade; 
  • Soluções de pagamentos; 
  • Fazer recargas de celular ou pagar serviços de assinatura pelo app;
  • Abrir conta digital PJ;
  • Investir e aplicar seu dinheiro;
  • Receber cashback;
  • Entre muitos outros serviços. 

As opções diferem entre cada conta, mas há sempre um serviço adicional além do básico oferecido ao cliente. 

Assim como usar uma conta digital é fácil, esses serviços também são. No caso do empréstimo, por exemplo, é possível simular parcelas e taxas por aplicativo, além de contratá-lo diretamente por lá. 

Se ainda tem dúvidas de como usar a conta digital, fique tranquilo. Você pode deixar sua pergunta nos comentários que a equipe do Plusdin irá te orientar da melhor maneira e ajudar a chegar em uma solução.