Como saber se meu cartão de crédito foi aprovado?

Por: Ariane Terrinha em 26/02/2024
cartão-de-crédito-aprovado

Todo mundo praticamente possui um cartão de crédito hoje em dia. Se você acabou de pedir o seu, deve estar se perguntando: como saber se meu cartão foi aprovado?

Se você se pega pensando sobre o assunto com muita frequência após finalizar aquela solicitação de um novo cartão de crédito, nós do Plusdin fizemos um conteúdo para te auxiliar com essa ansiedade!

Para quem gosta de economizar, o cartão de crédito tem sido uma ferramenta muito utilizada pois permite que você pague suas contas.

No entanto, ao solicitar nosso cartão, nem sempre recebemos a resposta da empresa de imediato, e muitas vezes, ficamos ansiosos para saber se fomos aprovados ou não.

Se você está com dúvida, neste post vamos te responder tudo que você precisa saber sobre a aprovação do cartão de crédito.

Como fazer uma proposta para contratar um cartão de crédito?

Se você quer pedir um cartão de crédito para o seu dia a dia, existem três formas diferentes de se fazer uma proposta para contratação de um cartão de crédito. Veja abaixo quais são e como fazê-las:

Em agência

Esta opção está cada vez mais em desuso, mas ainda é possível solicitar um cartão dessa maneira. Para isso, basta você se dirigir a uma agência da instituição financeira responsável pelo cartão que você deseja, e fazer seu pedido.

Vale ressaltar que nos dias atuais, a maioria das instituições financeiras oferece este tipo de serviço pela internet (em aplicativos ou no próprio site das instituições financeiras).

Se você tem conta em algum banco e o cartão que você deseja é dessa instituição, você pode ir até sua própria agência bancária. Vale ressaltar que existem cartões emitidos por bancos, como o Itaú por exemplo, que não exige que você seja cliente para solicitar.

Pelo telefone

Para solicitar um cartão pelo telefone é bem simples. Basta você ligar para a central de atendimento da instituição financeira responsável pelo cartão que você deseja e escutar o atendimento eletrônico para selecionar cartões de crédito.

No entanto, parece um processo burocrático para os dias de hoje, certo? Portanto, vamos a melhor forma de solicitar um cartão de crédito atualmente.

Por site e/ou aplicativo

Como falamos anteriormente, esta é hoje uma das maneiras mais simples de solicitar um cartão de crédito. Basta entrar no site da instituição financeira responsável pelo cartão que você deseja, preencher a proposta e enviar.

Assim como na opção anterior, é cada vez mais comum que as instituições financeiras ofereçam a solicitação de um cartão de crédito, diretamente em seu aplicativo.

Essa prática é utilizada, em sua maioria, por contas digitais que possuem cartões de crédito vinculados a ela.

Nesse caso, basta acessar a conta digital e, na área de cartões, fazer o pedido do seu cartão de crédito sem burocracia alguma.

Qual é o prazo de análise?

Ao enviar seus dados para uma administradora de cartão de crédito, eles imediatamente são encaminhados para a análise, que envolve critérios singulares em cada empresa.

Essa análise serve principalmente para o banco/operadora verificar se você realmente tem o hábito e a condição de pagar suas faturas.

Muitos cartões estão acessíveis para negativados, ou para aqueles que não tem renda comprovada. Esses cartões são mais fáceis de adquirir.

No entanto, ainda existem os cartões mais tradicionais que realizam uma consulta com seu CPF em diversos órgãos para entender seu histórico de pagamentos. Os mais comuns são:

  • SPC
  • Serasa
  • Inadimplência em bancos
  • Score
  • Bacen (Banco Central do Brasil)

Na hora de solicitar seu cartão, o prazo de análise é informado e geralmente dura de 1 a 20 dias para a resposta.

Algumas instituições financeiras também já emitem uma resposta na mesma hora, que é exibida no site, logo após o pedido, ou no aplicativo.

Como saber se meu cartão foi aprovado? Onde consultar

Internet

Caso tenha feito sua solicitação pela internet, o melhor lugar para saber se o seu cartão de crédito foi aprovado é a caixa de entrada do seu e-mail informado no cadastro.

Se a data limite já passou e você ainda não recebeu nada, experimente vasculhar sua caixa de spam, lixo eletrônico ou SMS no celular.

Mas fique atento! E-mails cadastrados errados não são aceitos e podem fazer com que você não consiga o cartão e precise pedir novamente dentro de um prazo pré-estabelecido.

Veja aqui também 15 dicas para escolher o melhor cartão de crédito PJ.

SMS

Por falar em SMS, este também é um meio muito utilizado pelos bancos para informar aos possíveis clientes que seu cartão de crédito foi aprovado ou não.

No primeiro caso, o banco pode até enviar a sua primeira senha de acesso através do celular, ou o limite aprovado. Por isso, fique ligado em seus meios de comunicação.

Telefone

Se a sua solicitação foi feita pelo telefone, seu acompanhamento também pode ser feito pelo mesmo meio.

Entre em contato com os canais de atendimento da operadora e digite seu CPF quando for solicitado, para sua segurança e personalização do atendimento.

Na maioria das vezes, você será respondido por uma gravação informando o status do seu pedido que pode ser: em análise, aprovada ou recusada.

Aplicativo

Os bancos digitais são os que mais usam aplicativos para acompanhar a análise do cartão e saber se o seu cartão de crédito foi aprovado.

Se você realizou seu pedido por um app, é só procurar uma aba que contenha as palavras “acompanhe seu pedido” ou “análise” para verificar o status.

Caso surja alguma dúvida, sugerimos entrar em contato com o banco pelo próprio chat, que eles irão te indicar o local correto para conferir se você já foi aprovado.

Em alguns aplicativos, você até mesmo recebe uma notificação do aplicativo do banco, informando que você já pode usar o seu cartão de crédito virtual, enquanto o físico ainda não chega até sua casa.

Como consultar o andamento da sua proposta?

Como não são todos os cartões que possuem aprovação e/ou reprovação imediata, o normal é que o resultado de sua solicitação saia em até 10 dias úteis, após ter preenchido a proposta.

Porém, caso não receba uma resposta em alguns dias, o cliente pode entrar em contato com os canais de atendimento da instituição financeira para verificar o andamento da proposta.

Status da solicitação

Caso a solicitação tenha sido realizada pelo telefone ou na agência, uma gravação informará o status de sua solicitação, que pode ser: não localizada, em análise, aprovada ou recusada.

Caso a proposta tenha sido preenchida pela internet, não é possível consultar o status dela pelo telefone.

Neste caso o cliente precisa aguardar o recebimento de um e-mail com o status da solicitação, o que pode demorar alguns dias.

Como sou informado se a proposta foi recusada?

A recusa do pedido também pode ser informada por SMS, como é o hábito do Itaucard, por exemplo, que enviam uma mensagem informando: “recebemos sua proposta pelo site, mas infelizmente não poderemos dar continuidade a seus pedido.”

Geralmente o motivo de recusa não é informado, mas se o seu pedido de cartão de crédito for reprovado, não desista.

Você ainda pode tentar em outras financeiras que oferecem o produto que você está precisando ou, se desejar, até na mesma instituição financeira após 90 dias da primeira solicitação.

Você também pode receber um e-mail da instituição financeira na qual solicitou o cartão de crédito, informando sobre a recusa e o prazo para fazer uma nova solicitação.

Existe cartão com aprovação/reprovação imediata?

Sim. Existem alguns cartões de crédito que assim que uma pessoa preenche a proposta de solicitação, é feito imediatamente uma análise de crédito, ou consulta aos órgãos de proteção ao crédito, para aprovar ou não o cartão solicitado.

Dentre as principais opções de cartões de crédito que é possível saber se foi aprovado na hora, destacam-se:

Como aumentar minhas chances de aprovação?

Certamente, se você solicitou um cartão de crédito, é porque deseja ser aprovado para aproveitar os benefícios e facilidades que essa forma de pagamento oferece.

Dessa forma, é possível aumentar as suas chances de aprovação. Em primeiro lugar, se você já possui conta ou outro produto de alguma instituição financeira, é mais fácil ser aprovado para um cartão, pois já existe um relacionamento com o banco.

Além disso, você aumenta suas chances de aprovação quando:

  • Mantém seus dados pessoais atualizados no cadastro
  • Atualiza sua renda mensal junto às instituições
  • Mantém seu nome limpo, ou seja, sem restrições no CPF
  • Possui um bom score de crédito

Se você está com o nome limpo, mas possui um score baixo, é necessário encontrar formas de aumentar o seu score de crédito para facilitar a aprovação.

Resumindo, como saber se meu cartão foi aprovado?

Como falamos ao longo do conteúdo, existem diversos fatores que vão impactar na aprovação ou não.

Cada operadora de cartão terá seus próprios meios de fazer tal avaliação e, no final do dia, resta torcer para que tudo dê certo!

Além disso, fica a recomendação de trabalhar em suas finanças pessoais. Afinal, ter um bom score de crédito e bons relacionamentos com instituições financeiras sempre é uma ótima alternativa para ter mais chance de aprovação!

Em caso de dívidas com o banco no qual você quer solicitar o cartão de crédito, vale a pena fazer um acordo para quitar o débito. Muitas vezes, mesmo com a dívida já prescrita, o banco encontra o débito em seu banco de dados e não aprova o cartão.