Curso de educação financeira: aprendendo a cuidar do seu dinheiro

Saiba quais são os melhores cursos de educação financeira do mercado que podem te ajudar a lidar melhor com suas finanças

Por: Pamela Gaudio em 23/04/2021
Curso de educação financeira: aprender a cuidar do dinheiro não é um bicho de sete cabeças

Momentos de crise exigem criatividade na hora de lidar com as finanças. Gerenciar nosso dinheiro já não é uma tarefa muito fácil, ainda mais quando nos deparamos com imprevistos.

Mas é nessa hora que você começa a refletir um pouco mais sobre o que tem feito com a sua vida financeira. Se você já se fez esse questionamento, então é hora de aprender a cuidar da sua grana. 

Aproveitar a crise para iniciar um planejamento financeiro, vai te incentivar a ter mais disciplina com suas finanças. Mas como você começa um planejamento financeiro?

Os primeiros passos são básicos e já falamos sobre eles aqui no blog algumas vezes. Confira nossos artigos sobre liberdade financeira e como fazer seu planejamento financeiro. 

Analisar seus ganhos e gastos. Ao colocar tudo isso no papel ou em um aplicativo no celular, você tem a noção real de quanto dinheiro você ganha e o quanto gasta.

Nessa hora, é preciso eliminar gastos desnecessários e diminuir o valor do que for possível. O ideal é que no final das contas, você gaste menos do que você ganha.

Com o que sobra, você pode investir ou criar uma reserva de emergência, por exemplo. O que não pode é gastar mais do que ganha.

Economizar. Exercite a economia no seu dia a dia, para aprimorar a sua inteligência financeira. Não tome decisões de compra no modo automático. Reflita, compare, pergunte antes de gastar o seu dinheiro. Assim, você consegue economizar muito mais. 

Investir. Com as suas economias mensais, você pode escolher arriscar no mundo dos investimentos, seja com ações ou investimentos de renda fixa. Há quem também opte por começar a cuidar da aposentadoria, apostando em uma previdência privada. O importante é investir em algo que lhe trará reais benefícios e que realmente valorize seu dinheiro. 

Curso de educação financeira: e como você vai aprender tudo isso?

Criar um planejamento financeiro exige esforço, dedicação e disciplina, mas também é preciso buscar fontes que lhe ajudem realmente a cuidar melhor do seu dinheiro.

O seu projeto de educação financeira também inclui aprender mais sobre esse universo. Existem muitos termos, métodos e fórmulas que podem otimizar os seus investimentos e fazer o seu dinheiro trabalhar para você. 

O aprendizado sobre educação financeira acontece em diversos lugares. Você pode aprender por meio de livros sobre educação financeira. Inclusive, temos um artigo especial sobre leituras voltadas para o tema que você pode ler clicando aqui. 

Outras pessoas optam também por assistir canais no YouTube que são especializados em educação financeira. Trata-se de um ambiente mais descontraído e com um conteúdo mais generalizado e leve. 

A terceira opção é um curso de educação financeira. Existem várias opções no mercado que podem te ajudar a aprender mais sobre como ter saúde financeira em sua vida.

Os melhores cursos de educação financeira

Agora que você já decidiu que vai cuidar melhor do seu dinheiro, que tal conhecer alguns cursos sobre o tema? Nós do Plusdin separamos algumas opções que podem ser ideais na sua jornada em busca pela prosperidade. Confira.

Cursos do Sebrae

O Sebrae conta com diversos cursos que te ajudam nessa jornada financeira. Se você tem intenção de empreender ou já é pequeno empreendedor, eles são os mais indicados.

O melhor de tudo é que você pode fazer os cursos online, respeitando seu tempo e boa parte dos cursos são gratuitos. Além dos cursos, você também encontra e-books especiais sobre o assunto na plataforma. 

Cursos da FGV

Não dá para falar de cursos de educação financeira, sem falar da FGV. A Fundação Getúlio Vargas é referência quando o assunto é economia. Além dos cursos pagos, a FGV também oferta cursos gratuitos.

No site, você encontra os cursos mais ideais para planejamento financeiro. Por exemplo: Como Gastar Conscientemente, Como Organizar o Orçamento Familiar e o curso Como Fazer Investimentos. Esse combo é gratuito e um prato cheio para quem está iniciando um planejamento financeiro. 

Cursos do Banco Central

O Banco Central do Brasil não emite só a nossa moeda não. O órgão também oferece cursos que com certeza ajudam a organizar o seu dinheiro. O primeiro e mais indicado é o curso Gestão de Finanças Pessoais.

Com ele, você vai aprender conceitos básicos de gestão de finanças. Além disso, a didática do curso traz temas cotidianos para reflexão, estimulando ainda mais o aprendizado. Vale a pena apostar nessa opção. 

Cursos da plataforma Udemy

A plataforma educacional Udemy tem crescido exponencialmente, oferecendo os mais diversos cursos, abrangendo diferentes áreas. Com as finanças não é diferente. Confira só os cursos que você encontra na plataforma: Educação Financeira e Planejamento Financeiro Pessoal; Finanças Pessoais Para Autônomos; Planejamento e Educação Financeira na Prática; Liberdade financeira. Esses são só alguns, mas existem muitos outros que podem ter úteis para você no universo das finanças. 

Cursos da Bolsa (B3)

Por fim, a nossa lista inclui cursos que estão disponíveis na plataforma da B3, a Bolsa de Valores brasileira. Não se engane achando que só encontrará cursos com linguagem específica de mercado. Os cursos da B3 são bem didáticos.

Por lá, você encontra os seguintes cursos que podem te ajudar: Como Organizar Suas Finanças; Como Fazer seu Planejamento Financeiro e Como Economizar para Investir.

Além disso, se você quiser ampliar ainda mais seu conhecimento, a B3 oferece cursos para entender melhor o mercado e cursos focados em investimentos. 

Porque investir em curso de educação financeira?

O principal motivo de você investir em um curso de educação financeira, é para você se tornar independente do seu dinheiro.

Os primeiros passos do planejamento financeiro vão te dar a sabedoria necessária para tomar as melhores decisões em relação à sua grana. Por isso, investir em um curso especializado pode te ajudar nessa jornada. 

Aproveite esse momento onde estamos lidando com uma crise. Se você está de home-office ou apenas ficando em casa mesmo, é o melhor momento para você começar a fazer um curso sobre educação financeira, mesmo que seja gratuito.

Assim, você adquire ainda mais conhecimento financeiro para aplicar no seu dia a dia.