Como usar o cartão de crédito para a Black Friday 2021?

Por: Da Redação em 09/02/2021

Black Friday está chegando e as pessoas já estão se preparando para as compras, e o cartão de crédito, sem dúvida alguma, será o serviço mais usado na hora do pagamento. A data que é uma ‘invenção norte-americana, sucede o dia de ação de graças nos Estados Unidos, que acontece sempre na última quinta-feira de novembro, e na sexta (Friday em inglês), as pessoas saem às compras em busca de promoção das grandes lojas.

Aqui no Brasil, as lojas, percebendo uma boa maneira de ganhar dinheiro antes do natal, resolveram aderir à Black Friday, lançando grandes promoções, tanto nas lojas físicas, quanto, especialmente, no e-commerce.

Diante disso, a pergunta que fica é: como usar o cartão de crédito para a Black Friday 2020? Como prepará-lo, de maneira antecipada, para o evento de liquidações? O que fazer para não entrar em dívidas? A seguir iremos responder estas e outras perguntas.

Quando será a Black Friday 2020?

Neste ano, a Black Friday cairá no dia 27 de novembro. Sabendo disso, os lojistas já estão em reta final de preparação, verificando estoque, planejando as promoções e divulgando suas ações para a data, afim de atiçar o lado consumista de seus possíveis clientes. Do lado do consumidor, é hora de se organizar para realizar as compras com planejamento e sem correr riscos de se endividar.

Assim como vem acontecendo nos últimos anos, o e-commerce deve estar ainda mais fortalecido nesta edição devido às restrições da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Afinal de contas, em muitos estados brasileiros, o comércio físico ainda não voltou totalmente ao normal.

Como preparar o cartão de crédito para a Black Friday?

Para que você possa aproveitar bem seu cartão de crédito durante a Black Friday, a dica principal é: planeje-se bem, antes das compras. Existem dois grandes motivos que justificam começar a organizar as finanças para a Black Friday 2020 meses antes de novembro chegar:

  • As compras durante a Black Friday custarão caro;
  • Seus gastos pós Black Friday continuarão sendo altos.

Organize seu cartão para a Black Friday da seguinte maneira:

  • Quite as dívidas: deixou alguma conta em atraso? A melhor estratégia é pagar esses valores para liberar o seu limite e, de quebra, economizar nos juros.
  • Antecipe parcelas que estiverem em aberto até novembro: se o seu cartão de crédito permitir, antecipe as compras parceladas no passado. As parcelas comem o seu limite – e se programar para chegar a novembro sem essa pendência vai facilitar as suas compras.
  • Não parcele compras para depois de outubro: deixar o seu limite liberado para a Black Friday vai te ajudar na organização financeira.
  • Pesquise e planeje suas compras: a Black Friday costuma oferecer descontos bastante bons em itens caros – como eletrônicos. Com planejamento, você evita comprar antes da hora um item igual ou similar a algo que pode entrar em promoção daqui alguns meses.
  • Tente guardar o dinheiro do que planeja comprar: juntar um valor antecipadamente é uma boa estratégia. Assim, você pode tanto limitar seus gastos na Black Friday ao que conseguiu guardar, quanto já quitar boa parte das compras.

Como aumentar o limite do cartão de crédito?

A seguir, algumas dicas valiosas para você atingir tal objetivo:

Se quer mais crédito, use o que já tem e pague em dia

Em geral, quanto mais o consumidor usa o cartão de crédito, maior a chance de ter o limite ampliado. Se a pessoa tem um limite de R$ 1.000, mas só usa R$ 200, o banco considera que este cliente tem baixa utilização e não vê motivo para conceder mais crédito.

Bancos e fintechs só vão entender que o cliente merece mais crédito se ele usar o serviço e mostrar que pode pagar a fatura todo mês. As instituições financeiras tendem a aumentar automaticamente o limite para o consumidor que usa o crédito e mantém o pagamento em dia.

Peça revisão do limite do cartão

Se você conseguiu um emprego que paga melhor, foi promovido ou está ganhando mais por qualquer motivo, vale a pena entrar em contato com o seu gerente para pedir a revisão do limite do cartão.

Mesmo assim, a aprovação do crédito não é automática, pois o banco ou fintech vai avaliar seu histórico de pagamento. Se o cartão for atrelado à conta-corrente, fica mais fácil aumentar o limite.

Negocie para ter vantagens no cartão de crédito

Pagar no débito só é vantajoso se o consumidor conseguir negociar algum desconto. Caso contrário, o cartão de crédito é uma opção melhor. Invista o dinheiro durante o mês e resgate apenas o suficiente para pagar a fatura na data do vencimento.

Assim, o consumidor consegue fazer render seu dinheiro e ainda acumula milhas no cartão, que podem ser trocadas por produtos ou passagens aéreas, por exemplo. O uso frequente do cartão de crédito é bom para quem tem organização financeira. Se for para adiar dívida, usar o crédito porque acabou o dinheiro do débito, não vale a pena.

Dicas para não se endividar

  • Acompanhe algumas dicas para usar bem o cartão de crédito e não se endividar com ele:
  • Antes de usar o cartão, planeje os gastos e esteja atento às datas de fechamento e vencimento da fatura;
  • Pague sempre o valor total da fatura, para que não sejam cobrados juros pelo uso do crédito rotativo;
  • Se perder ou roubarem seu cartão de crédito, ligue para a central de atendimento e faça o bloqueio imediatamente;
  • Não utilize o cartão de crédito como se fosse um segundo salário;
  • Nunca empreste seu cartão, nem forneça a senha;
  • Se for comprar pela internet, use o cartão apenas em sites de confiança.

Cartões de crédito com limite alto

Antes de apresentar as principais opções de cartão com limite alto, é necessário ressaltar que as instituições financeiras fazem uma série de avaliações antes de definir o limite de um cartão. Um dos primeiros critérios utilizados como parâmetro é o score de crédito de cada pessoa, que é uma pontuação indicando o histórico de pagamento de dívidas.

Dessa forma, quanto menor o score, menor será e credibilidade e menores as chances da instituição financeira oferecer um cartão com limite alto. Outro critério avaliado – e muito importante na definição do limite – é a renda do cliente. Por fim, mais um critério que as instituições levam em conta é a incidência de dívidas no nome da pessoa.

A seguir, as cinco melhores opções de cartões de crédito com limite alto. Acompanhe:

  • Nubank
  • Santander Unlimited Black
  • Caixa Platinum
  • Itaucard 2.0 Gold
  • Inter Mastercard
Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*