Milhas de Cartão de crédito: Como funciona a pontuação e dicas para acumular

Listamos os melhores cartões de crédito, disponíveis no Brasil, para acumular milhas e economizar na sua próxima viagem

Por: Ariane Terrinha em 04/12/2023
milhas cartão de crédito

Todo mundo ama viajar. E você sabia que não existe parceria melhor que a entre cartão de crédito e milhas para te ajudar a realizar esse objetivo?

Isso mesmo! Com elas, suas viagens podem até sair de graça. Dúvida? Pois, então, fique conosco.

Neste post, vamos lhe explicar como você pode utilizar seu cartão de crédito para acumular milhas aéreas, além de apontar qual é a melhor forma de fazê-lo.

Então, aperte o cinto e venha conosco, e entre para o maravilhoso mundo das milhas aéreas acumuladas. Vamos juntos!

O que são milhas do cartão de crédito?

As milhas do cartão de crédito nada mais são do que um nome dado pelas companhias aéreas para a pontuação acumulada em programas de fidelidade, envolvendo, ou não, o benefício diretamente.

Esses programas foram criados para fidelizar e estreitar o relacionamento com os clientes, oferecendo a possibilidade de serem trocados por passagens e hospedagens. Entretanto, como fez tanto sucesso, esses benefícios foram estendidos para produtos e, até mesmo, serviços.

Por isso, as companhias aéreas se associaram às bandeiras e instituições financeiras para ampliar seu leque, gerando pontos à medida que o cliente utiliza seu cartão, o que estimula o consumo e a fidelização.

Como funcionam os programas de milhas dos cartões de crédito?

Para vir para o maravilhoso mundo das milhas no cartão de crédito, basta você pesquisar qual é o programa no qual seu cartão de crédito está vinculado e a qual companhia aérea ele é direcionado.

Assim, conforme for utilizando seu cartão, você passa a acumular pontos que serão redirecionados e trocados por milhas no seu programa de relacionamento favorito cadastrado.

Para que serve

Em síntese, esse programa se dá por uma associação entre as partes com objetivo final de fidelizar esse cliente.

Ou seja, ao oferecer um catálogo de benefícios, o cliente se sente interessado em consumir ainda mais com o cartão de crédito para acumular milhas e viajar rumo ao seu destino favorito gratuitamente ou com descontos.

O que posso fazer com as milhas?

A grande vantagem das milhas está na variedade de benefícios.

Antes voltadas só para viagens e hospedagens, elas se tornaram, com o tempo, um cardápio de vantagens à disposição dos clientes.Inclusive para gerar uma renda extra vendendo milhas.

Também é possível buscar produtos e até mesmo serviços caso você ache mais vantajoso do que gastar suas milhas em viagens.

São esses os mais comuns:

  • passagens aéreas (desconto e gratuidade);
  • diárias de hotéis;
  • eletrodomésticos;
  • eletrônicos;

Descubra aqui como saber se você tem milhas no cartão de crédito.

Quando fazer o resgate?

O ideal é que você faça o resgate de acordo com sua demanda. Pode ser que você consiga uma promoção para uma viagem incrível e prefira gastar seus pontos em um eletroeletrônico, por exemplo.

Por isso, nossa sugestão é sempre buscar o resgate de acordo com sua demanda, observando tudo que seu cartão de crédito pode oferecer.

Prazo de validade

Porém, você sabia que suas milhas expiram? Sim, infelizmente a maioria (pra não dizer quase todos) dos programas de fidelidade têm prazo para resgate de suas milhas. Por isso, fique de olho e não deixe que a validade deles acabe. Abaixo, alguns exemplos:

  • Multiplus (Latam): 2 anos
  • Smiles (Gol): 3 anos
  • TudoAzul (Azul): 1 ano

Banco ou bandeira: quem oferece este benefício?

Os dois. Na maioria dos casos, há uma associação entre bandeiras e bancos.

Sendo assim, o banco torna-se o promotor, enquanto estimula que o cliente busque determinada bandeira (Mastercard, Visa, American Express, etc) para conseguir mais benefícios em uma companhia aérea selecionada. Porém, há também benefícios exclusivos de cada uma das partes.

Quais os benefícios de ter milhas no cartão de crédito?

Bom, chegou o momento de falar das vantagens e desvantagens em ter esse tipo de benefício em seu cartão de crédito.

Vantagens

As vantagens estão diretamente atreladas ao maior conforto e benefícios exclusivos que o cliente tem ao se associar a um programa, tendo, de certa forma, retorno do que foi gasto. Eles costumam ser:

  • Descontos ou mesmo gratuidade na aquisição de passagens;
  • Descontos ou mesmo gratuidade na aquisição de hospedagens;
  • Desconto ou gratuidade em produtos e serviços;
  • Lounge Key (em alguns casos);
  • Sala VIP (em alguns casos);
  • Concierge (em alguns casos);
  • Cashback;
  • Promoções exclusivas.

Desvantagens

  •  Muitas vezes na hora de trocar seus pontos por milhas, você pode acabar ficando de certa forma no prejuízo, já que a equivalência de um para o outro pode não ser muito justa.
  • Utilizar suas milhas para comprar passagens aéreas muitas vezes pode não ser vantajoso, algumas vezes você pode lucrar mais com a sua venda.
  •  As milhas ou pontos normalmente possuem um prazo de validade, por isso é preciso ficar atento. Esse prazo vai depender da companhia aérea, do programa de fidelidade e se você é assinante de algum clube, algo geralmente entre 24 ou 36 meses (exceto no caso de assinantes de respectivos clubes, que em alguns planos podem adquirir milhas sem prazo de validade).
  • Utilizar milhas para viagens em família pode ser trabalhoso, devido às ofertas, horários, condições de voo e disponibilidade.
  •  Muitas vezes as pessoas pagam mais caro em passagens porque vão render milhas ou pagam anuidade de um cartão de crédito (que pode ser alta) para obter mais delas. É preciso ficar atento e calcular, isso pode não valer a pena.
  •  Mesmo ao utilizar suas milhas para completar a passagem fique atento se realmente vale a pena e se não está “trocando seis por meia dúzia” ou até menos!
  • Ao assinar clubes e adquirir aceleradores de milhas também é preciso fazer os cálculos pra ver se realmente vale a pena.

Como ganhar milhas usando cartão de crédito?

O primeiro passo para acumular mais milhas em seu cartão é estudá-lo. Isso mesmo.

Você precisa entender quantos pontos acumula por aquisição e a partir desse momento comprar o que pode e precisa através da rede que ele oferece.

Ou seja, se você precisa de uma TV, ao invés de ir à loja X, procure a Y, que é a parceira do seu programa de fidelidade.

Normalmente ela irá oferecer mais pontos do que o habitual, o que facilitará seu acúmulo.

Além disso, use-o de acordo com suas necessidades cotidianas.

Ou seja, se precisa ir à padaria ou lanchonete, compre o pão ou o salgado no cartão de crédito (desde que não exceda seu orçamento). Assim, acumulará mais pontos.

Se você precisa de mais inspiração, separamos dicas infalíveis para juntar mais milhas no cartão de crédito.

Perguntas frequentes

Veja a resposta para suas perguntas sobre mihlas e cartão de crédito aqui.

Como saber se tem milhas no cartão de crédito?

Para saber se seu cartão dispõe de um programa de fidelidade, entre em contato com a administradora do cartão ou com seu banco, analisando o contrato ou informações que eles disponibilizam.

Se desejar, também pode verificar nosso conteúdo completo sobre os melhores cartões para acumular milhas do Brasil.

Quantos pontos ou milhas acumulo por gasto?

O bom de pesquisar essas informações é que você passa a saber quantos pontos acumula por gasto (que normalmente são convertidos em dólar).

Como esse dado varia, é bom entender a mecânica do seu cartão de crédito.

Como transferir os pontos do cartão?

Se suas milhas estiverem vencendo em determinado programa, você pode transferir para uma pessoa amiga ou até mesmo entre programas. Como Smiles ou Latam Pass.

Normalmente seu programa de fidelidade já possui uma área específica para tal, bastando acessá-la e informar os dados do destinatário.

Como transformar pontos em milhas?

Se você possui um programa de cartão de crédito que acumula pontos, mas não acumula milhas, acalme-se!

É possível transformá-los. Mesmo que seja o cartão Nubank.

Basta selecionar a área específica do seu programa, ir na opção de transferência, na qual você escolhe o programa de milhagem específico, e consegue fazer a transação entre ambos.

Como trocar milhas

Um grande benefício atualmente no mercado é a troca entre programas.

Existem empresas que oferecem bônus de trocas, que podem chegar a 20%.

Por exemplo, se você transferir dez mil pontos para o novo programa e o bônus estiver ativo, seu saldo ficará em 12 mil pontos.

Ou seja, sempre busque informações para saber o momento certo de transferir.

  • Como: basta acessar a área específica do seu programa de fidelidade, informar os dados do usuário titular dos pontos e do destinatário.
  • Onde: Programas de fidelidade como o Livelo, o Rewards (do Nubank) e o Dotz já possuem essa função atrelada. Bancos como o Brasil, Bradesco e Itaú, onde o usuário não tem um programa de fidelidade específico, também disponibilizam essa função de troca.

Como vender milhas

Dinheiro apertou ou os pontos estão expirando? Calma, você pode vendê-los para empresas. Abaixo, lhe explicaremos melhor essa mecânica.

  • Como: para vendê-los, basta entrar nesse tipo de empresa, observar a cotação do dia e entrar no menu destinado para vendas. Assim, bastará informar qual seu programa de milhas e quantas deseja comercializar. Você receberá o valor através de depósito em conta bancária.
  • Onde: sites como o Max Milhas disponibilizam essa função para seus clientes.

Como comprar milhas

O inverso também se aplica! Se você quiser comprar milhas, pode fazê-lo diretamente com essas empresas ou mesmo com um amigo, que irá lhe transferir suas milhas (há alguns programas que possibilitam essa transação).

  • Como: basta acessar o canal da empresa que deseja fazer a transação e informar quantas milhas deseja adquirir, pagando com cartão de crédito ou transferência bancária. No caso de pessoa física, é preciso ver se seu programa de milhagens possibilita essa negociação. Se estiver disponível, basta negociar o valor que pagará pela quantidade de milhas com o dono delas.
  • Onde: além de pessoas físicas (caso seu programa permita), sites como o Max Milhas disponibilizam essa função para seus clientes.

Vale a pena comprar passagem com milhas?

Bem, para chegar a uma conclusão sobre essa pergunta é necessário analisar todos os prós e contras e não ter preguiça de fazer os cálculos, saiba quanto valem as milhas do seu programa e qual o preço da passagem em reais, para ver se há uma compensação justa.

Isso vai depender muito do momento, em alguns elas podem render o justo ou mais, já em outros não.

É preciso ficar atento também às condições do voo, se as da passagem que você vai comprar com milhas são compatíveis com as que você vai comprar no dinheiro, muitas vezes dá pra comprar uma passagem com valor equivalente e condições melhores no dinheiro do que com milhas, ou vice e versa.

Geralmente não costuma ser vantajoso adquirir sua passagem através de milhas em altas temporadas, onde os valores para a aquisição estarão nas alturas, assim como no dinheiro.

Pode valer mais a pena comprar passagens com milhas quando está tendo uma oferta muito vantajosa, onde suas milhas realmente tenham o mesmo valor do que se você fosse por exemplo vendê-las, ou mais.

Não vale a pena fazer uma viagem de supetão e sem planejamento só pra gastar o saldo de milhas que está prestes a vencer, por isso não se precipite ou se desespere para utilizá-las, assim você pode perder dinheiro.

Quais cartões de crédito acumulam milhas?

Porém, vale lembrar que o número de pontos acumulados varia de acordo com o seu cartão de crédito. Geralmente, conta-se a partir de um ponto para cada dólar gasto.

Entretanto, esse número pode crescer, de acordo com sua variante de cartão de crédito.

As bandeiras, em geral, quase sempre oferecem as variantes gold, platinum e black. A última, via de regra, multiplica cada compra por 2,5, no mínimo.

Alguns, como o cartão de crédito black do Banco do Nordeste, oferecem mais de dois pontos para cada dólar gasto.

Melhores cartões de crédito para acumular milhas aéreas

Como visto acima, os melhores cartões de crédito para se acumular milhas são os da variante black (ou equivalente, como a Carbon, do C6) e atrelados às empresas aéreas, apesar de ter maior taxa de anuidade vinculada.

  • Santander Unique Black: O Santander Unique Black acumula até 2,6 pontos a cada dólar gasto para trocar por produtos e viagens na sua plataforma, a Esfera. Outra vantagem desse cartão é que os planos nunca expiram. Ele te dá acesso a mais de 1.000 salas Vip em três programas diferentes. Além disso, isenta a taxa da anuidade para gastos acima de R$ 7.000 por mês e conta com 5 cartões adicionais gratuitos.
  • Elo Nanquim: Emitido atualmente pelo Banco do Brasil, Bradesco e pela Caixa Econômica Federal, o cartão Elo Nanquim é um dos mais cobiçados do mercado. Com 6 benefícios para escolher sem custo adicional, este cartão te dá acesso à salas vip e chip de viagem internacional.
  • American Express The Platinum Card: A American Express, também conhecida como Amex, é uma empresa de serviços financeiros dos Estados Unidos que tem seu cartão platinum com mais de 2.2 pontos por cada dólar gasto no crédito. O American Express Platinum é exclusivo para clientes do Banco Bradesco e ainda dá a possibilidade de 9 cartões adicionais gratuitos, com benefícios e seguros da Amex TPC.
  • Mastercard Black: O Mastercard Black é um dos mais lucrativos do mercado: a cada dólar gasto na função crédito, o cliente pode vir a somar até 3.5 pontos ao Programa de Pontos, que posteriormente podem ser transferidos para redes como a Latam Pass, a TudoAzul e a Livelo. São quase 30 possibilidades de emissores, dentre eles o Banco do Brasil, o Bradesco, o Itaú, a Caixa e o Banco Inter.
  • Visa Infinite: O melhor programa de pontos da Visa está no cartão Infinite. Eles dão de 2 a 3 pontos a cada dólar gasto e o melhor é que esses pontos não têm data de validade, ou seja, nunca expiram. A anuidade desse cartão é isenta para os clientes que gastarem um valor superior a R$ 15 mil por mês.

Como ter um cartão de crédito com milhas?

Agora que você já sabe tudo sobre esse benefício, você deve estar interessado em ter um cartão com milhas, certo?! Então, primeiramente, veja se suas condições financeiras atuais são compatíveis com um cartão desse estilo.

Posteriormente, basta acessar nosso comparador de cartões e observar quais são os melhores do mercado para você acumular milhas e quais são as exigências de renda mínima (alguns, por exemplo, exigem renda mínima de R$ 12 mil ou mais).