Como Usar O Consórcio Para Realizar Cirurgias Estéticas E Tratamentos De Saúde?

Está precisando dar um tapa no visual ou fazer um tratamento de saúde caro? Saiba que o consórcio de serviços é uma das modalidades mais versáteis do sistema e pode te ajudar a realizar este sonho

Por: Ariane Terrinha em 26/01/2021
Consórcio estético: como funciona e quais são as vantagens

Sejamos sinceros: todos nós temos um ponto aqui ou acolá que desejamos melhorar com cirurgias estéticas. Seja uma pelezinha a mais aqui ou, quem sabe, um nariz um pouco maior ali, nunca estamos 100% satisfeitos com nosso corpo. Porém, esse tipo de procedimento costuma ser caro e exige muito planejamento, certo?!

Correto, entretanto esse impacto financeiro pode ser amortizado, principalmente se você contratar um consórcio estético para cirurgias e tratamentos de saúde.

Sim, é isso mesmo, você não leu errado! Se você achava que consórcios só funcionavam para aquisição de automóveis ou imóveis, está enganado. Acredite: essa modalidade pode ser usada também para fins de beleza e saúde, o que possibilitará você a fazer a tão sonhada cirurgia reparadora ou mesmo um tratamento de saúde.

Então, se você deseja “dar um tapa” no visual ou mesmo fazer o tratamento para melhorar ainda mais sua saúde, venha conosco. Abaixo, vamos mostrar como você pode usar o consórcio para realizar cirurgias estéticas e tratamentos de saúde.

Como Funciona o Consórcio de Estética?

O Consórcio de Estética e Saúde nada mais é do que uma modalidade de consórcio comum voltada para serviços, não bens.

O primeiro passo para adquiri-lo é você definir qual serviço de intervenção cirúrgica, seja ela por estética ou de saúde, deseja contratar.

Logo após procure qual administradora deseja contratar. Porém, nesse caso, tenha em mãos qual será o valor total que será utilizado para o procedimento. Ou seja, não inclua somente o valor da cirurgia em si, mas, também, a estadia e demais exames que precisará contratar durante o período, como risco cirúrgico, exame de sangue, entre outros.

Essa parte é importante porque um consórcio nada mais é do que uma modalidade de compra planejada, na qual um grupo de pessoas reunidas poupam dinheiro para a aquisição futura de um bem ou serviço, que, neste caso, é o procedimento cirúrgico.

Nesse caso, após definir o valor, você fará um investimento que pode ser de médio ou longo prazo, podendo ser contemplado de duas formas: pelo lance ou sorteio. Essas modalidades dão direito a uma carta de crédito.

A cada mês, ocorrerá um sorteio para que algum dos participantes sejam contemplados, podendo ser você um dos felizardos. Porém, se sua urgência for grande, você também poderá oferecer um lance para antecipar sua contemplação. Nesse caso, aquele que fizer a maior oferta poderá usar sua carta de crédito.

Vantagens do Consórcio na Cirurgia Estética

Abaixo, vamos listar algumas das principais vantagens do consórcio de cirurgia estética.

  • Sem juros

A principal característica do consórcio e que o difere de financiamentos é a ausência de cobrança de IOF (Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros) e de taxas de juros.

  • Poder de compra mantido

Com os consórcios, você terá a correção dos valores feita pelo IPCA, o que não irá prejudicar seu poder de compra.

  • Variedade de prazos e valores

No caso específico do consórcio de cirurgia plástica, o valor do serviço contratado é dividido para todos os participantes, que pagam parcelas à administradora desse fundo comum.

  • Possibilidades de descontos

A partir do momento que você tiver a carta de crédito em mãos, o consorciado vai poder fazer a compra à vista e, por esse motivo, obter benefícios durante o processo de negociação.

Devo Fazer um Consórcio Para Pagar Minha Cirurgia?

Sim. Se você não tem condições de pagar à vista a cirurgia neste momento e ela não é de extrema urgência, saiba que fazer um consórcio é muito mais atrativo do que simplesmente pegar um empréstimo com juros altíssimos e fazê-la em curto prazo.

Com o consórcio, você poderá ser contemplado através dos sorteios mensais, podendo antecipar seu sonho, e, além disso, receberá uma carta de crédito em mãos, na qual poderá ter ainda mais vantagem para negociar sua tão sonhada cirurgia, o que acarretará em menos custos.

Armadilhas Comuns na Hora de Contratar um Consórcio

Porém, como tudo na vida, é necessário tomar algumas precauções antes de sair contratando qualquer consórcio. A primeira se resume única e exclusivamente a você: não comprometa mais que 20% da sua renda com a parcela do consórcio.

Além disso, é mais do que recomendável você fazer uma reserva financeira para qualquer anormalidade que possa surgir, como o desemprego.

Posteriormente, tome cuidado, pois, nem tudo são flores por parte das administradoras. Apesar de ter poucas exigências dos vendedores, e prometer um mundo de facilidades para você realizar seu sonho, muitos consórcios estéticos escondem diversas taxas inclusas no contrato que podem encarecer ainda mais seus objetivos. São elas:

  • taxa de adesão;

A taxa de adesão é utilizada pelas administradoras para suprir os custos da contratação. Ainda não existe previsão legal para sua aplicação, mas ainda assim muitas concessionárias a utilizam, chegando a cobrar 27% do contrato.

  • taxa de administração;

Algumas administradoras, não contentes em cobrar a taxa de adesão, também cobram a taxa de administração, que chega a 58% do valor do contrato. Existe essa previsão legal. Porém, é preciso tomar cuidado com a taxa cobrada, que pode ser absurda.

  • fundo de reserva;

Os fundos do consórcio se dividem em fundo comum, usado para a emissão das cartas de crédito e fundo de reserva, valor que será usado nos casos previstos em contrato, em regra para suprir alguma inadimplência ou despesas ordinárias.

Porém, algumas administradoras costumam incluir mais de 5% do valor de título. Tome cuidado!

Viu?! Não basta sair contratando todo e qualquer procedimento que apareça na frente. Por isso, continue conosco que, abaixo, vamos lhe dar uma dica valiosa para evitar cair nessas armadilhas.

Por que o Consórcio Para Você é Confiável?

Ah, lembra-se da tão valiosa dica que iríamos lhe dar? Ela é o consorciopara.vc.

O Consórcio Para VC é a garantia de que está contratando uma das maiores empresas do ramo no Brasil, a Embracon. E essa reputação só foi construída através de diversos planos e prazos para diferentes modalidades, entre elas o consórcio para cirurgias estéticas e tratamentos de saúde. Não obstante, o Consórcio Para VC vai bem além do modelo tradicional vigente no mercado, uma vez que é bem mais atrativo por cobrar:

  • 0% de taxa de adesão;
  • 0 % na taxa no lance;
  • 0% de taxa de fundo reserva;
  • Sendo que você só paga taxa administrativa na contemplação.

Faça já sua simulação!