Como funciona a conta digital PJ?

Conheça os benefícios das contas digitais para pessoas jurídicas

Publicidade
Como funciona a conta digital PJ?
Wallace Graciano
Wallace Graciano

Se tem uma parcela de usuários que cresceu foi a de clientes de bancos digitais. Dados recentes do Banco Central apontam que cerca de 20% dos cartões de crédito que circulam no mercado são dessas fintechs, que tomaram conta dos processos operacionais e trouxeram mais facilidade aos seus clientes. Aliado à desburocratização, as taxas abusivas também ficaram de lado.

Mas você sabia que não são somente as pessoas físicas que dispõem dessa revolução digital? Isso mesmo, se você tem uma empresa, seja lá qual tamanho for, e tiver um CNPJ como pessoa jurídica, você também pode ter uma conta digital ao seu dispor.

Então, venha conosco que vamos lhe apresentar esse universo dos bancos digitais e como eles podem trazer grandes benefícios para sua empresa.

Por que escolher um banco digital?

Sejamos sinceros, quantas vezes não reclamou de ir à agência bancária para solucionar determinado problema? Aposto que muitas, não?! Pois bem: o principal argumento de atração dos bancos digitais está justamente na desburocratização dos serviços.

Boa parte das instituições tradicionais vem tentando correr atrás deles nesse quesito, porém, como são nativas do meio, essas fintechs vêm largando vantagem. Paralelamente a isso, oferecem, em sua maioria, contas digitais totalmente gratuitas. As que não são, oferecem taxas muito menores se comparadas às atualmente praticadas no mercado.

Some esses fatores. Percebeu? Sua empresa só tem a ganhar com maior dinamismo e menos taxas para pagar.

Como funciona a conta digital?

Como dito acima, as contas digitais voltadas para PJ têm como intuito oferecer taxas atrativas e a facilidade de destrinchar toda sua movimentação financeira sem precisar ir ao banco.

Além disso, algumas têm como benefício o controle do fluxo de caixa controlado, detalhando a organização financeira para as contabilidades entradas e saídas, sem contar tributos e outras despesas.

Qual é a diferença entre uma conta PJ e PF?

Tanto a conta digital voltada para pessoa física quanto a voltada para pessoa jurídica possuem como premissa a simplicidade e comodidade, sendo o cadastro feito pelo site ou aplicativo do banco escolhido e em poucas etapas, bastando apenas comprovar a veracidade dos dados e aguardar a análise contratual, que costuma ser realizada em poucos dias.

O que vai diferenciar as duas, basicamente, é a validação delas e a responsabilidade pelas movimentações financeiras. Para abrir uma conta pessoa física, você precisa ter um CPF cadastrado junto à Receita Federal. Para abrir uma conta jurídica, é necessário estar inscrito no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (ou CNPJ). Ou seja, ser uma empresa formalizada.

Em relação às funcionalidades, algumas pequenas diferenças, já que a conta PJ atende às necessidades específicas das empresas, contando com a emissão de extrato OFX (para contabilidade) e de boleto de cobrança, o que pessoa física não dispõe.

Por que abrir uma conta digital PJ?

Como supracitado, a conta digital PJ trará maior dinamismo e mais economia para sua empresa. Ao invés de pagar taxas exorbitantes (alguns bancos cobram R$ 100 como cesta básica de serviços), você poderá movimentá-la de forma dinâmica e sem essas altas tarifas.

Você sabe qual é o melhor cartão para você?

Saiba mais

Quais serviços a conta digital PJ oferece?

Como tudo no mercado, há uma certa variação de uma para outra empresa. Algumas podem sentar os usuários de algumas cobranças ou tornar ou mesmo deixá-los mais acessíveis se comparados aos atualmente aplicados no mercado. Porém, o principais serviços oferecidos são:

  • Conta corrente digital sem tarifa;
  • Cartão de crédito (quase todos sem cobrança de anuidade);
  • Investimentos;
  • Seguros;
  • Empréstimos.

Como abrir uma conta digital PJ

Através do aplicativo ou site da instituição, você realiza todas as operações pertinentes à sua empresa, como pagamento direcionado de funcionários, controle financeiro, entre outros.