Conta digital: O que é e como funciona?

Praticidade e menos burocracia são características principais deste tipo de conta que já caiu no gosto do brasileiro

Publicidade
Conta digital: O que é e como funciona?
Alison Pitangueira
Alison Pitangueira

É bem provável que você já tenha ouvido falar ou até mesmo já possua uma conta digital, uma vez que, 20% da população brasileira possui sua conta financeira principal em um banco digital. É o que aponta a pesquisa encomendada pela Fiserv, empresa global de tecnologia de serviços financeiros, e realizada pela Toluna Insights.

Além do já observado crescimento no número de bancos digitais no país, o novo Coronavírus (COVID-19) trouxe mudanças nos hábitos de consumo dos brasileiros, inclusive em relação a serviços financeiros. Segundo o estudo Google for Startups – Startup Landscape in the New Normal, o termo “conta digital” teve um grande pico de buscas durante o período da pandemia.

Esse boom das contas digitais se dá, principalmente, pela facilidade de abertura de conta, redução ou isenção das tarifas bancárias e menor burocracia. Ficou interessado? Quer saber mais sobre o assunto? Ainda não possui uma conta digital e está interessado em abrir uma?

Continue por aqui, pois na sequência, vamos te explicar tudo sobre o assunto, bem como o que você precisa saber para ter, hoje mesmo, sua conta digital, com todos os benefícios e facilidades que ela apresenta!

O que é banco digital?

Banco digital é uma instituição financeira que concede a maior parte de seus produtos e serviços de forma online. Nessa instituição, você pode acessar sua conta pelo computador ou por um aplicativo no celular. Assim, consegue ver seu extrato bancário e realizar transações financeiras a qualquer momento do dia, através do Internet Banking.

Além disso, você pode abrir uma conta, enviar documentos, dados e até resolver problemas com o banco pelo meio digital. Isso é extremamente econômico, uma vez que não é necessário se deslocar até uma agência física ou usar o telefone, na maioria das vezes.

O que é conta digital? Conta digital é uma conta financeira (que pode ser de um banco ou de uma fintech) na qual o usuário pode abrir, fechar e utilizar todos os serviços de forma virtual, por um site ou aplicativo, sem precisar ir até uma agência. Com ela, todas as operações são feitas de forma virtual, desde a abertura até mesmo o fechamento da conta.

As contas digitais também são alternativas menos burocráticas, uma vez que é possível abrir uma conta de onde estiver, pelo smartphone, descartando aquela antiga validação de documentos, que era feita de forma presencial.

Uma característica comum às contas digitais, mas não é uma regra, é a ausência de tarifas, como a de manutenção de conta. As instituições podem cobrar por alguns serviços, como pela transferência para outras titularidades, por exemplo. Vale lembrar que, ainda assim, as tarifas cobradas por essas instituições costumam ser menores do que as praticadas pelos bancos tradicionais.

Como funciona a conta digital?

No dia a dia, as contas digitais são bem parecidas com as contas convencionais, mas nem todas possuem os mesmos recursos. É comum que a instituição ofereça um cartão (pré-pago, débito e/ou crédito) para que os clientes movimentem o saldo da conta digital. A modalidade do cartão varia de instituição para instituição, bem como a decisão se será cobrada ou não alguma tarifa por esse recurso. Além disso, algumas contas digitais oferecem rendimentos a taxas maiores do que as encontradas na poupança, o que pode ser uma opção interessante para alguns usuários.

A conta é gratuita?

Depende. Algumas não cobram taxa de manutenção, mas cobram por serviços – como transferências ou saques. Outras cobram mensalidades de acordo com o tipo de plano contratado. É importante prestar atenção em todos esses detalhes ao contratar a sua, para ter certeza de que ela é a que mais se adequa às suas necessidades.

Quais serviços a conta digital oferece?

  • Depósito por boleto;
  • Cartão de crédito;
  • Pagamentos;
  • Transferências;
  • Saques.

Você sabe qual é o melhor cartão para você?

Saiba mais

Como abrir uma conta digital?

A palavra-chave é comodidade. O processo de abertura de uma conta digital varia entre as instituições financeiras, mas a premissa de todas é a simplicidade. Para abrir uma conta digital, geralmente é preciso fazer um cadastro inicial – pelo site ou pelo aplicativo, dependendo do banco ou instituição. Neste momento, costumam pedir o nome completo, o CPF e o email do titular da conta.

Caso o cadastro seja feito pelo site, as próximas etapas serão feitas pelo app de celular, portanto, é essencial que se tenha o App baixado para continuar o processo. Para concluir a abertura da conta, geralmente é preciso:

  • Preencher os dados pedidos pela instituição financeira;
  • Enviar fotos dos documentos solicitados (como RG ou CNH e comprovante de residência);
  • Enviar uma selfie segurando o documento de identidade;
  • Assinar um contrato digital.

Na hora de fotografar os documentos, certifique-se de que eles estejam legíveis e completamente cobertos. Isso é essencial para verificar que a pessoa que está fazendo o cadastro é a titular da conta.

É possível abrir uma conta digital PJ?

Sim. Desde novembro de 2018, o Banco Central através da RESOLUÇÃO Nº 4.697, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2018, liberou a abertura de contas digitais para Pessoas Jurídicas de qualquer porte. Até então, o entrave regulatório possibilitava a abertura apenas para microempreendedores individuais (MEIs).

Hoje, as instituições também atendem as necessidades de pequenas e médias empresas. Parte delas, também alcança até mesmo grandes corporações. Além do requisito mínimo do CNPJ, as exigências variam entre as instituições.

Qual é o melhor banco digital de 2020?

Para avaliar a reputação dos bancos digitais, vamos utilizar como parâmetro, a nota das empresas aqui listadas no Reclame Aqui, site de comunicação entre consumidores e empresas. O Nubank recebeu uma nota de 7.3 nos últimos 12 meses, considerada a maior nota das instituições avaliadas.

As principais vantagens que o Nubank oferece aos clientes são:

  • Conta digital gratuita;
  • Cartão de crédito sem anuidade;
  • Transferências gratuitas para qualquer banco;
  • Dinheiro em conta rende 100% do CDI.

Uma grande desvantagem, no entanto, é a cobrança de R$ 6,50 de tarifa por saque, quando feito nas redes Banco24Horas e Saque e Pague. Para opção de investimento e rentabilidade, oferece a NuConta, que paga 100% do CDI, opção mais vantajosa do que a poupança no momento.

Existe conta poupança em banco digital?

Uma conta poupança online funciona como uma poupança comum: ela é um lugar onde você pode armazenar um capital com segurança enquanto ganha juros sobre seu dinheiro. Como alguns outros investimentos de renda fixa, a poupança tem baixíssimo risco, o que faz dela um investimento seguro para quem não quer apostar alto.

Além disso, não é preciso “monitorar” o investimento, basta deixá-lo rendendo. A maioria dos bancos hoje permite que você controle sua conta poupança pela internet, categorizando o investimento como conta poupança online.

O que é e onde fica o dígito da conta? De maneira simples, o dígito da conta é o número que aparece logo após o final do número da sua conta, depois de um traço ou espaço. Este número, também conhecido como algarismo de controle, tem a função de garantir a validade e autenticidade de que sua conta bancária de fato existe.

Num primeiro momento, você pode acreditar que esse dígito não tem muita importância, todavia, ele é essencial para garantir que as movimentações bancárias aconteçam de forma segura, evitando, assim, fraudes. Em outras palavras, ele garante que as contas bancárias são válidas e que não são números falsificados.