O que é CVV do cartão de crédito? Guia completo

O CVV, ou código de segurança do cartão de crédito, é importante para transações online e para proteger consumidor. Saiba tudo sobre ele

Por: Ariane Terrinha em 13/12/2023
frente e verso de um cartão de crédito com destaque para o que é CVV

O que é CVV? Esta pode parecer uma dúvida simples de ser respondida, porém, quase ninguém sabe o que realmente significa a sigla que está presente em todos os cartões de crédito.

Ao realizar compras online, é certo que você já se deparou com um pedido para informar um código de três dígitos localizado na parte de trás do seu cartão, certo?

Esse é o CVV, um importante mecanismo de segurança que pode te ajudar a escapar de fraudes em compras online.

Mas, você sabe como ele atua para tornar suas compras online mais seguras?

Então, siga conosco, pois vamos ensinar passo a passo o que é, onde encontrar e tudo que você precisa saber sobre esse código.

O que é o CVV do cartão?

O CVV é uma sigla em inglês para Card Verification Value, ou algo como “Valor de Verificação do Cartão” em tradução literal.

Por aqui, ficou popularmente conhecido como “Código de Verificação do Cartão” ou “Código de Segurança do Cartão”.

Este código é utilizado pelos sistemas de pagamento para garantir que quem está realizando a compra tenha o cartão fisicamente disponível ou a autorização do titular para utilizá-lo.

Ou seja, é uma forma de proteção contra fraudes nas transações realizadas via Internet.

Existem algumas outras siglas relacionadas a este código de segurança e elas podem variar de acordo com a bandeira do cartão.

A Mastercard, por exemplo, utiliza CVC ou CVC2. Já a American Express, utiliza CID ou Card ID, dentre outras variações.

Mas todas elas possuem a mesma função.

Quantos números tem o CVV?

Na maioria dos casos, o CVV é composto por três números.

A exceção fica por conta da bandeira American Express, que utiliza um CVV de quatro dígitos.

O que significa CVV?

CVV vem da língua inglesa e nas suas variações, o significado da sigla muda um pouco.

CVC significa “Card Validation Code”, ou “Código de Validação do Cartão”, e Card ID significa “Identificação do Cartão”.

Apesar da variação na nomenclatura, reforçamos que a função dele é sempre a mesma em todos os casos: segurança.

O CVV do cartão é seguro?

Diante de tantos golpes e fraudes que já viraram cotidiano na vida do consumidor, fica a dúvida: o CVV é seguro? Ele realmente vai me proteger?

Bom, podemos dizer que sim.

Há algumas medidas que garantem o sigilo do CVV do seu cartão, fazendo com que ele seja conhecido apenas pelo portador, veja:

  • Ele não é impresso ou registrado em nenhum outro lugar além do próprio cartão;
  • Quando você compra com o cartão, ele não aparece no recibo;
  • Ele é apenas impresso e não fica em alto relevo como o número principal do cartão, portanto, não chama atenção;
  • Está localizado, na maioria das vezes, discretamente na parte de trás do cartão.

Onde fica o CVV no seu cartão?

Assim como nas nomenclaturas, também pode haver diferença na localização do CVV no seu cartão.

Para que você não fique perdido ao procurar na hora de realizar sua compra, explicamos abaixo onde fica o código em cada caso.

Cartão de Crédito

Na maioria dos cartões de crédito, o CVV é o número de três dígitos que fica localizado na parte traseira, logo abaixo da linha magnética, após o número do cartão.

Da mesma forma, se você possui um cartão pré-pago que funciona na modalidade crédito, poderá encontrar o seu código de validação na parte traseira.

A exceção fica com a bandeira American Express, cujo Card ID possui quatro dígitos e fica na parte dianteira, logo acima do número principal.

verso de um cartão de crédito

Cartão de Débito

Assim como no cartão de crédito, no cartão de débito CVV também é um número de três dígitos que se encontra na parte de trás do cartão.

Cartão de Virtual

No caso do cartão virtual, normalmente encontramos o CVV nos canais de Internet Banking (aplicativo, site) do banco onde geramos tal cartão.

Muitas vezes, por segurança, ele se altera automaticamente após cada transação.

Para que serve o CVV?

O CVV funciona como um código de segurança para transações online com cartão.

Como essas compras não exigem senha, o Código de Verificação funciona como mecanismo de autenticação que, aliado aos demais dados do cartão e ao CPF do titular, evita compras indevidas e fraudes.

Como funciona o código de segurança do cartão de crédito?

Como já dito anteriormente, o Código de Verificação é formado por números de três ou quatro dígitos, dependendo da emissora do cartão.

Tais números são fornecidos por um algoritmo baseado em criptografia, que utiliza dados do cartão para gerar  o código.

Cada cartão possui um código único e exclusivo e, para que a função do CVV seja cumprida, é necessário mantê-lo em segredo.

Por isso, as operadoras de cartão devem limpar todas as informações de arquivos e dispositivos assim que a operação seja validada e finalizada.

Mas, pode ficar tranquilo, as principais bandeiras de cartões, como Visa, Mastercard e Amex são extremamente rigorosas nesse quesito e proíbem que o CVV de seus cartões seja armazenado.

Posso apagar o CVV do cartão?

Muitas pessoas, por questão de segurança, acabam optando por apagar o CVV do cartão de crédito. Essa é uma boa opção? Depende.

Se você usa o cartão com certa frequência e já decorou o número, não tem problema algum em apagar o CVV, caso o seu cartão seja perdido, roubado ou furtado.

No entanto, se a sua memória não é muito boa, a recomendação é que você não apague o número de CVV do seu cartão, pois, se você esquecê-lo, ficará impedido de efetuar compras online e precisará pedir outro cartão.

Agora, se você não utiliza o cartão físico para compras online, apenas o cartão virtual, apagar o CVV pode ser uma boa ideia, pois, caso você seja vítima de fraude, o cartão não passará sem o código de CVV em compras online.

Outra maneira de evitar que o código CVV fique exposto em seu cartão de crédito, é utilizar um adesivo personalizado. Explicamos sobre eles aqui nesse post. 

Já se não quiser gastar dinheiro com isso, uma solução é usar um pedaço de fita isolante, fita crepe ou silver tape para cobrir o número.

No entanto, caso você perca ou tenha o seu cartão de crédito furtado, a melhor opção é sempre entrar em contato com o banco emissor para cancelar o cartão de crédito e pedir outro imediatamente.

Em vários casos, o bloqueio pode ser feito no próprio aplicativo.

Por que é obrigatório informar o CVV do cartão em compras online?

Nas compras online, é obrigatório informar o CVV do cartão utilizado.

Isso ocorre pois o Código de Verificação funciona como uma espécie de senha ou código de autenticação, assegurando que o cartão não seja utilizado por pessoas não autorizadas.

Além disso, mesmo que o cartão tenha sido roubado, para que a compra seja validada, é necessário usar o CVV em combinação com o CPF do titular, garantindo proteção extra ao usuário.

Cuidados para realizar compras online

Agora que você já sabe tudo sobre o CVV, algumas dicas importantes para você realizar suas compras online com segurança.

  1. De forma alguma forneça o número do CVV sem antes averiguar a procedência e o grau de confiabilidade da loja online.
  2. Sempre pesquise e dê preferência àquelas lojas bem avaliadas. Suspeite de qualquer característica estranha, como a falta de avaliações e informações em mecanismos de busca e atendimento ao cliente.
  3. É, também, importante saber se a loja possui um SAC que realmente funciona, para o caso de qualquer problema com a compra ou entrega do produto/serviço adquirido.
  4. Lembre-se: caso tenha qualquer suspeita sobre a loja, não prossiga com a compra. Assim você protege seus dados e evita quaisquer dores de cabeça futuras.

Perguntas frequentes

O que significa CVV?

Em suma, CVV é a sigla em inglês para Card Verification Value (ou Código de Verificação do Cartão, em tradução livre). Esse é um código que permite validar o cartão de crédito ou débito em compras online, em que fica dispensado o uso da senha.

Como saber o CVV do meu cartão de crédito?

O CVV de um cartão de crédito geralmente é encontrado no verso do cartão (parte de trás) e é composto por três dígitos. A exceção fica com os cartões da bandeira American Express, cujo código de segurança (Card ID) fica na parte da frente.

Como ver o meu CVV pelo celular?

Se você utiliza o cartão virtual em seu celular, pode consultar o CVV diretamente no aplicativo do banco ou da administradora do cartão. Acesse o aplicativo, procure a opção de cartões e, em seguida, vá até “Cartão Virtual”. Digite sua senha e os dados serão exibidos em seguida.

É seguro colocar o CVV do cartão?

Sim, é seguro digitar o CVV do cartão para fazer uma compra online, desde que você confie na loja ou aplicativo. Sempre faça compra em lojas conhecidas e que sejam confiáveis para evitar fraudes. Além disso, verifique se há um cadeado ao lado do endereço da loja no navegador.

O que acontece se errar o CVV?

Quando você faz uma compra online, o CVV substitui a senha, sendo usado para validar a transação. Assim, digitar o CVV errado fará com que a compra não seja autorizada pela operadora do cartão e que você tenha de repetir a operação com o CVV correto.

Como proteger o CVV do cartão?

Evite enviar fotos com as informações do seu cartão visíveis, mesmo que por WhatsApp a amigos e familiares. Além disso, você pode cobrir os números com um adesivo ou fita não transparente. Também é possível memorizar os números e apagá-los do cartão físico.

Agora que você já sabe o que é CVV e como ele é importante, tome todos os cuidados necessários para evitar fraudes utilizando o seu cartão de crédito.

Compartilhe esse conteúdo com os seus amigos e continue navegando em nosso blog.