5 Dicas de Desenvolvimento Pessoal Para Aplicar no Seu Cotidiano

Por: Eveline Miranda em 26/08/2019 - 11h48

Na correria do dia a dia não costumamos dar muita atenção ao nosso desenvolvimento pessoal, porém ele é um aspecto muito importante da nossa vida, é através dele que acrescentamos mais valor ao nosso eu intelectual, profissional e psicológico e vamos além do previsível transcendendo nossas dificuldades e limitações e nos compreendendo melhor.

Se você é daqueles que nunca deu muita atenção a esse aspecto e pretende começar, aí vão 5 dicas de desenvolvimento pessoal para aplicar no seu cotidiano, para que você cresça e tenha uma vida de mais sucesso e realizações.
O desenvolvimento pessoal é algo que agrega para nós qualidade de vida, pois vamos concordar que poucas coisas na vida são mais compensatórias do que ser bem sucedido e colher os frutos do próprio desenvolvimento não é?! Pensando nisso aqui está a primeira dica:

1- Comece pelo básico:

Tenha em mente o que você pretende para a sua vida ou se ainda não souber descubra, isso é absolutamente normal e com tantas opções atualmente vale a pena pesquisar e escolher qual área combina mais com você, mas lembre-se de não se acomodar. Você pode por exemplo começar aprendendo outro idioma ou até mesmo tirando habilitação para dirigir, essas coisas que com certeza agregarão muito independente da área que você decidir atuar.

Após ter em mente sua área de atuação estabeleça metas de aprendizagem, não é necessário alcançar algo muito grandioso logo de cara, escolha aprender uma coisa simples de início, algo que acrescente dentro do ramo que você atua ou pretende atuar. Pode ser um básico enriquecimento de vocabulário, uma ferramenta nova de trabalho ou até mesmo um curso, livro ou conteúdo disponível na internet que irá te acrescentar conhecimento.

2- Se conheça:

Isso é algo importante, pois ao se conhecer você consegue se adequar à realidade, não adianta chegar em casa e se entupir de conteúdo se você não conseguir absorvê-lo, nem todos funcionam da mesma forma e talvez uma rotina exaustiva não funcione para você.

Pensando nisso separe um tempo diário para seu desenvolvimento pessoal, seja ele uma ou quatro horas por dia, nesse caso devemos buscar qualidade e não quantidade.
Avalie também a melhor forma de aprendizagem para você, se é através da boa e velha leitura, vídeos, cursos, entre outras formas, mas permita-se sempre experimentar, para se manter atualizado e descobrir coisas novas que talvez nem mesmo você sabia que funcionava para você.

3 – Motive-se:

Para estar motivado é preciso buscar inspiração, busque referências na sua área, pessoas bem sucedidas, entenda sua história de vida e o que fizeram para chegar até o topo, isso pode te ajudar a definir como também alcançar o sucesso.
Algo importante para manter-se motivado é conviver com pessoas que tem objetivos semelhantes aos seus e principalmente com um patamar mais elevado de conhecimento, elas irão te agregar valor e te trazer novas perspectivas da área.
Atente-se para estar sempre em ambientes saudáveis e inspiradores nos seus momentos de desenvolvimento pessoal, isso te ajudará a associar esse momento a algo mais prazeroso.

4- Comece já:

Procure não deixar pra amanhã o que você pode fazer hoje, essa frase clichê é muito válida, pense que quanto antes você começar antes alcançará seus objetivos, além disso você evita nunca conseguir ter um tempinho para isso, afinal o ser humano é ótimo em procrastinar.

Se decidiu hoje que vai começar a aprimorar seu desenvolvimento pessoal procure já conteúdos, vídeos e cursos na internet e faça um cronograma de estudos para o seu dia a dia, começando sempre pelo que mais te desperta interesse, isso ajuda a desenvolver o gosto pelo aprimoramento e manter-se focado.

5- Não tenha medo de investir em você mesmo:

Pense que na pior das hipóteses você adquiriu conhecimento e isso é algo que ninguém nunca vai poder tirar de você.
Invista tempo principalmente, mas se for necessário um pouquinho mais. Com a facilidade de acesso cada dia mais temos mais cursos, palestras e workshops acessíveis, tanto financeiramente, quanto de modalidade, por exemplo virtualmente.

Lembre-se que a única forma de aprender algo é ir atrás, nada vem até você de graça e sem esforço. Entenda seus pontos fracos e trabalhe para melhorá-los, assim como também seus pontos fortes para os valorizar e desenvolver cada dia mais.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*