5 Dicas Para Construir o Currículo Ideal a Fim de Recolocar-se em 2020

Por: Eveline Miranda em 16/07/2019 - 21h44
curriculo-emprego

Já está caminhando para o fim de 2019 e sente que ainda não está no emprego dos sonhos? Planeja mudar de atitude, mudar de rotina, mudar de vida em 2020? Então está na hora de começar a se organizar para conseguir o que deseja.

O primeiro passo para conseguir um novo emprego é reciclando seu currículo.

A maioria das pessoas não compreendem que não existe receita pronta para isso, mas a cada ano, determinadas tendências valorizam seu currículo para os recrutadores.

Por exemplo, nos últimos anos criou-se uma necessidade de criar documentos mais objetivos, visto que as pessoas estão com as rotinas mais corridas e já não perdem muito tempo selecionando currículos, quanto mais rápido for esse processo para os recrutadores, melhor.

Talvez você esteja trabalhando a tanto tempo que ele está guardado na gaveta, mas nesse artigo você vai descobrir 5 dicas para atualizar seu currículo e começar a procurar novas oportunidades para você.

1 – Procure priorizar a qualidade, ao invés da quantidade

Vamos imaginar que você deseja se candidatar a Programador da área de T.I, e resolve colocar todas as suas experiências profissionais no currículo para “encher”, então especifica com carinho seu primeiro emprego que foi office boy em uma empresa de alimentos.

Você tem essa experiência na carteira? Sim. Mas será que ela é relevante para o cargo que deseja ocupar? Acredito que não.

Não é aconselhável ter um currículo muito extenso, pelo tempo que os recrutadores levam para ler e se interessar por você mesmo, por isso tenha em mente: devo colocar somente o essencial, e assim serei selecionado.

Procure priorizar o que você fez: cursos, trabalhos formais e informais que tenham semelhança com a sua área, mesmo que a quantidade seja menor, o que conta é a sua objetividade.

2 – Faça análise de cada oportunidade e adapte seu currículo a elas

Como dissemos antes, as vezes você fez um curso de manutenção de computadores quando era adolescente. Mesmo não sendo exatamente programação, ponha o curso no currículo.

Por que? Ele traz credibilidade para você como profissional, demonstra que está acostumado com o universo tecnológico e gosta do que faz. Um profissional motivado é sempre um grande trunfo para a empresa, não é mesmo?

Mesmo sem carteira de trabalho, qualquer emprego traz experiência e habilidade ao trabalhador, por isso, não deixe de fora suas vivências no mercado de trabalho.

Uma sugestão é Escrever o início, término, cargo, responsabilidades e uma referência pessoal com telefone.

Caso a empresa queira confirmar suas competências, poderá entrar em contato através do número informado..

3 – Descreva suas competências profissionais

escrever

Ao ler sobre seus trabalhos antigos, o maior interesse do funcionário de RH não é contabilizá-los, mas compreender se você tem as competências necessárias para preencher o cargo disponível.

Mas na prática? Como posso colocar minhas habilidades?

De duas maneiras: Mesclando suas habilidades com a descrição do trabalho e descrevendo suas responsabilidades enquanto estava naquele lugar.

Primeiro exemplo: O profissional trabalhava na área de compras de uma empresa e correu atrás para fechar grandes contratos. Ele conseguiu e colocou essa informações em seu currículo na descrição do cargo.

O exemplo acima foi simples, mas ao dizer que foi o responsável pelo fechamento de grandes contratos, transmite para quem está lendo que é um profissional que veste a camisa da empresa, produtivo e capaz naquela função.

Essa ideia reforça a próxima que é: Não deixe de descrever o que fez no local.

Mesmo que pareça pouco ou óbvio, descreva cada responsabilidade que tinha. Exemplo:

Cargo: Auxiliar de compras

Descrição de atividades: Auxílio no suporte administrativo dos processos de compras dos diversos materiais da empresa, elaboração de planilhas no Excel, contrato de fornecedores..etc.

Você irá se surpreender ao ver a quantidade de tarefas que lhe era atribuído e como elas dizem sobre sua competência profissional.

4 – Descreva seus projetos e o que aprendeu com eles

Escreva sobre todos os projetos que você trabalhou na empresa, quais foram suas ideias para eles, e quais os resultados delas.

Se achar que convém, comente suas contribuições para a empresa e a importância desse trabalho para seu aprendizado.

Sempre que possível, inclusive na entrevista, demonstre que você é um profissional que está disposto a aprender, que não fica engessado no mercado de trabalho.

Nessa hora você pode escrever: “Eu desenvolvi o novo fluxo de trabalho da área, que foi implementado pela empresa e melhorou a eficiência da equipe nisso, nisso e nisso.”

“Através dessa experiência eu tive a oportunidade de aprender e praticar novas técnicas de segurança como…”

Se você contar o que aprendeu nas suas experiências profissionais os recrutadores terão uma visão muito mais ampla sobre seu desenvolvimento.

5 – Faça alterações na Formatação do currículo

Mude a fonte para Arial, Georgia ou Times New Roman, tamanho 12. (Com exceção do nome, claro)

Não anexe cartas de referência, somente se a empresa solicitar

Verifique a ortografia e corrija erros eventuais (Uma coisa que pode ser verificado é o título, não se usa mais Curriculum Vitae no centro, apenas o nome do indivíduo maiúsculo, centralizado e com uma fonte maior).

Salve o currículo como PDF caso envie um arquivo online. Isso impede que a formatação se perca caso o programa de quem abre seja de versão diferente da sua.

Mude o nome do arquivo para “ (NOME) (SOBRENOME) currículo”. Isso ajuda a identificar quem o enviou e evita que ele se perca entre vários arquivos de um computador.

Remova seu endereço. Se você não for da região, pode ser que os recrutadores já o eliminem, sem ler o restante.

Se você já se formou a mais de três anos, evite incluir a data da formatura no currículo. O mais importante para os recrutadores é saber se você tem a formação acadêmica.

Depois de arrumar o seu currículo com todas essas dicas, clique no botão abaixo e procure ainda hoje uma vaga de emprego que combine com você!

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*