Natal 2020: Veja Dicas Para Não Cair Em Golpes Durante Suas Compras na Internet

Especialista dá dicas para você não cair nas armadilhas dos cibercriminosos.

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) revelou uma mudança por completo do comportamento do consumidor brasileiro.

Com o isolamento social, as compras online foram impulsionadas de forma exponencial, fazendo com que antes parte do comportamento de aquisições, se transformassem em essenciais para o cotidiano.

Não à toa, segundo levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o e-commerce tupiniquim registrou crescimento de 67,5% em 2020, quando comparamos a 2020. No total, os números de transações online deste ano bateram R$105 bilhões.

Não à toa, essa tendência deve se manter neste fim de ano. Com a chegada do Natal, os brasileiros já estão de olho nas promoções e cerca de 86% pretende fazer as compras pela internet, segundo a mesma ABComm. 

Porém, ao mesmo tempo que temos uma opção cada vez mais sólida para fazer nossas compras, precisamos tomar cuidados ao fazer compras, uma vez que golpes de cibercriminosos estão sempre armados para que nós caiamos neles.

Para ajudar os consumidores a realizar compras seguras e encontrar boas ofertas, Guilherme Vieira, fundador do Pelando, plataforma que reúne as melhores promoções e também disponibiliza cupons de desconto para compras online, preparou uma série de dicas para quem vai fazer as compras de Natal online. Vem conosco!

Pesquisa de Preços

Para visualizar com mais clareza o que é necessário comprar e até mesmo o que não pode ser deixado de fora do carrinho virtual, o ideal é fazer uma lista de compras.

Além disso, o consumidor deve pesquisar e comparar os preços, com antecedência para evitar possíveis aumentos de valor nos dias próximos ao Natal.

Lojas Confiáveis

Pesquisar a reputação das lojas é uma dica de ouro para não cair em ciladas. Isso pode ser feito no site do Procon, no ReclameAqui e no portal E-bit, que concede selos de qualidade.

Também é importante consultar as avaliações de outros usuários no site do Pelando. Uma boa pesquisa pode evitar dor de cabeça ou surpresas desagradáveis depois da compra. 

Cupons de Descontos, Cashback e Alerta de Desejos

No final do ano, o investimento dos lojistas está focado em ações de marketing digital em sites de cupons e programas de cashback.

A tendência se deve ao crescimento dos consumidores brasileiros que são influenciados por estes dois modelos: o número representa 50%. Com isso, é importante ficar de olho nos cupons de descontos e lojas que oferecem dinheiro de volta.

Outra dica é cadastrar os produtos que você quer comprar para receber notificações quando eles forem compartilhados, monitorar o histórico de preço e também conferir a avaliação atribuída à compra feita por outros consumidores.

E-mails e Links Falsos

Cuidado ao receber e-mails de lojas ou links compartilhados por aplicativos de mensagem e redes sociais.

Antes de clicar, verifique se é real, buscando pelo nome da loja no Google e vendo os links patrocinados. Os primeiros que aparecem na busca são pagos pela empresa e, geralmente, oficiais e confiáveis. 

Prazos e Fretes

Desconfie das super promoções! Muitos consumidores esquecem de se atentar a detalhes importantes na hora da compra, como prazo de entrega e preço do frete.

Verifique se a entrega atende a sua necessidade e se o frete não está com valor abusivo. Não esqueça de manter o endereço atualizado, para que a encomenda não chegue ao endereço antigo. 

Conheça Seus Direitos!

As vezes deixado de lado, mas não menos importante, é fundamental saber quais são os seus direitos. O “arrependimento da compra” é o mais conhecido e garante a devolução do produto em até 7 dias corridos ou o direito de troca em 30 dias.

Se atente aos prazos e sempre anote os protocolos. 

Ainda está em dúvida? As lojas Americanas são conhecidas pela confiança nas compras pela internet.

Confira abaixo suas promoções!

         
Wallace Graciano
Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*