Dígito da conta: entenda como ele funciona

Entenda sobre o que é esse número, qual a importância e onde encontrar

Por: Da Redação em 01/04/2021
Dígito conta digital

Para identificar uma conta, diversos números são utilizados e eles não são usados de maneira aleatória. Cada sequência tem sua função e uma delas é o dígito da conta.

Esse número também é conhecido como dígito verificador e é um dado bem importante para as transações bancárias. Ele serve, por exemplo, para certificar que a conta é válida. Neste artigo, você descobrirá como ele funciona e para que ele serve. Confira a seguir.

Afinal, o que é DV?

Talvez você já tenha notado que há alguns números em sequência no seu cartão de débito (ou de crédito). Eles são usados para identificar a agência e conta que o cartão está vinculado.

Ao final desses números, separados por um traço, está o dígito verificador da conta. A quantidade de numerais varia de banco para banco, mas, basicamente, ele é um algarismo de controle para os bancos.

Em linhas gerais, o dígito serve para autenticar a existência e a validade da conta. Como próprio nome sugere, ele é um verificador.

Importância do dígito verificador para as transações bancárias

Muitos acreditam que esse dígito não é tão importante, porém, é o contrário. É ele o responsável por você conseguir realizar todas as movimentações bancárias com segurança, evitando ações perigosas na conta.

Uma vez que o DV, como é chamado, garante a existência da conta, ele torna possível sua utilização com tranquilidade.

DV de conta poupança e DV de conta corrente

Como dissemos, toda conta contém um numeral de segurança para executar as movimentações que serve, na prática, para certificar a validade da conta.

Vale lembrar que, sem esse número, você não consegue fazer transferência ou depósitos via TED ou DOC.

Como toda conta possui o seu próprio dígito (sendo ele único!), na poupança não é diferente.

Assim como a conta corrente, a poupança também possui um dígito verificador para chamar de seu. Você encontra após a sequência numérica referente a conta que é indicada nos cartões de crédito ou débito.

Qual a diferença entre dígito da agência e dígito da conta?

Algumas instituições bancárias utilizam o dígito verificador também para as agências. Isso quer dizer que elas também possuem um DV como parte da sequência numérica de identificação.

É comum que o DV da agência e o dígito da conta sejam confundidos pelos clientes, mas eles não são o mesmo!

A função do número para as agências é comprovar sua existência, enquanto o da conta serve para validá-la.

Normalmente, esse o DV aparece logo após os 4 números de indicação da agência. Você pode reparar que o seu cartão tem sequências de duas maneiras: 0000-0 ou 0000 0.

O número separado pelo traço ou espaço é o dígito da sua agência.

Vale lembrar que a função do DV da agência é similar ao dígito da conta por um motivo: ambos têm a finalidade de evitar fraudes. Significa que ele não aparece ali de maneira aleatória e por trás do número há mecanismos voltados à segurança do correntista.

Quando utilizar o dígito verificador

O dígito da conta é utilizado em diversas transações realizadas nas instituições financeiras.

Você irá precisar dele para transferências e depósitos, visto que é preciso indicar todos os dados relativos à conta.

Em transações por pix, que utilizam chaves próprias, o dígito da conta também pode ser necessário. Neste caso você não precisará apresentar o dado de fato, mas tenha ele em mãos para conferir se os dados estão corretos.

Então, onde fica o dígito verificador da conta?

Pegue seu cartão, acesse o internet banking ou o aplicativo da sua conta e visualize agora o dígito de sua conta. Vamos lá?!

Se você estiver com o cartão em mãos, observe os números que estão em sequência. Alguns cartões têm essa informação na parte frontal da via, que é a forma mais comum de apresentá-la. No entanto, para a segurança do cliente, muitos cartões estão passando essa informação para o verso do plástico.

Os números são apresentados nesta sequência:

  • Agência
  • conta e
  • número separado por traço ou espaço (que é o DV)

Viu que não tem segredo para encontrar o dígito da conta?

Mas atenção: o dígito da sua conta é geralmente o último número dela, mas há exceções. No passado, contas do Citibank, HSBC e Agiplan possuíam mais de um dígito verificador.

Dígito verificador de conta digital

Se todas as contas, por segurança, possuem um dígito verificador, com a conta digital nada muda e ela também possui um DV.

A diferença está apenas no dígito da agência, que geralmente é única. Por isso, é muito comum que elas sejam identificadas pelos números 0001. O que, na prática, indica que aquela é a primeira agência da instituição.

Onde encontrar o dígito verificador da conta Nubank?

Muitos correntistas da NuConta têm dificuldade em encontrar o DV. Isso porque, diferente da maioria, esses dados não estão impressos no cartão.

No cartão Nubank, você irá encontrar apenas o número da via, validade e nome do titular.

Porém, não precisa se preocupar, pois é bastante simples encontrar o número da conta e DV.

Primeiro, você irá abrir o aplicativo do Nubank e depois clicar em configurações. A opção fica no canto superior à direita e lembra uma engrenagem.

Ao entrar em configurações, irá aparecer o número da agência, conta e DV, além da identificação do banco. São esses dados que você utilizará quando for fazer transferências, por exemplo.

Como saber o DV da conta do banco Inter?

Diferentemente da Nuconta, quem tem uma conta digital no banco Inter, você achar o dígito verificador no próprio cartão.

O número se encontra no verso do plástico e segue a mesma lógica dos demais bancos: agência, conta e DV ao final.

Desta forma, você pode se orientar pelo seu cartão vinculado à conta, inicialmente. Procure pelo número da conta e, ao final dele, estará o dígito da conta.

Recapitulando…

Para você gravar:

  • Todas as contas possuem um dígito verificador;
  • Algumas contas possuem um dígito verificador de agência e
  • O dígito da sua conta é o último número dela

Não se esqueça de se for uma conta digital, pode ser que o cartão não traga esse dado. Nesse caso, para descobrir, basta acessar o internet banking ou o aplicativo da conta.

Lembrando que os apps de bancos tradicionais também apresentam esses dados para você.

Ficou com alguma dúvida? Escreva pra gente aqui nos comentários e conte com o Plusdin se precisar de ajuda no universo das contas bancárias.

5 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*