Livros de educação financeira: conheça os títulos que estão na boca da galera

Por: Pamela Gaudio em 07/04/2021
Livros de educação financeira: leitura ajuda a organizar as finanças

Mergulhar de vez no universo da educação financeira requer muita leitura. Se você iniciou essa jornada disposto a aprender, vamos te mostrar os principais livros sobre o tema, que não podem faltar na sua leitura diária. 

Ler livros de educação financeira irá te ajudar também com a questão da disciplina. Separar nem que seja pelo menos 20 minutos diários para manter a sua leitura atualizada. Ler também ajuda a exercitar o raciocínio, fundamental para quem está estudando sobre educação financeira

A importância de ler livros sobre educação financeira

Basicamente todo mundo tem planos relacionados ao mundo das finanças. E esses planos podem ser ambiciosos ou mais simples. Atingi-los, entretanto vai requerer algum investimento, tempo, disposição, disciplina. Mas como se planejar e mudar os hábitos financeiros do dia para noite?

Iniciar um estudo de educação financeira é o primeiro passo para você avaliar o que está acontecendo de  certo e errado na sua vida quando o assunto é dinheiro.

A educação financeira conta com diversas ferramentas de aprendizado. Você pode fazer uso de apps para acompanhar sua movimentação financeira e fazer cursos. Mas um dos hábitos que você precisa inserir para aprender educação financeira é a leitura. 

Porque investir em livros de educação financeira?

A ideia aqui é te ajudar a lidar melhor com o seu dinheiro e entendemos que comprar livros de educação financeira não é um gasto, mas sim um investimento. Além dos conceitos encontrados em cursos e artigos na internet, os livros são um prato cheio para quem busca aprender com grandes nomes do mercado e também através de histórias e reflexões. 

Os livros de educação financeira receberam muita atenção nos últimos anos, ajudando diversas pessoas a lidarem melhor com os seus ganhos. Você não precisa adquirir todos os livros de uma vez, afinal, você está aqui para aprender a administrar o seu dinheiro. 

Além disso, o estudo de garante alguns itens como:

  • Conhecimento do mundo das finanças;
  • Conhecimentos sobre as suas próprias finanças;
  • Entendimento de que ter dinheiro serve para todo mundo (inclusive para você);
  • Você pode ensinar sobre finanças para outras pessoas (que tal presentear com livros?).

Como começar a investir em livros de educação financeira?

As opções são muitas. Hoje, vamos te mostrar alguns dos livros de educação financeira que são basicamente obrigatórios para você adquirir ainda mais sucesso quando o assunto é dinheiro. 

Ler é uma questão de estilo. Há aqueles que preferem livros físicos. Já outros, optam pela modernidade de um Kindle. Independente da forma, escolha a que vai te deixar mais confortável. 

Os livros físicos geralmente são mais caros do que e-books. Se você escolher essa opção, comece com pelo menos um livro e depois adquira outro. Só compensa comprar mais de um se estiverem em uma boa promoção, já te ajudando a economizar. 

Outra forma de começar a investir em livros de educação financeira é por meio dos sebos, físicos ou online. Assim, você adquire o livro por um preço menor, economizando para investir em um próximo livro. 

Se optar pelo Kindle, será um investimento duradouro, já que é um investimento único e depois os livros saem bem mais baratos. 

Em uma terceira via, você pode encontrar muitos livros de educação financeira em PDF na internet, para serem baixados gratuitamente. 

Iniciando o hábito da leitura

Se você está estudando sobre educação financeira e como aplicá-la na sua vida, mas não é muito adepto de ler livros, é hora de mudar esse mindset. Ler livros de educação financeira é essencial nessa jornada.  Veja alguns exemplos de como inserir o hábito da leitura em finanças no seu dia a dia

  • Escolha um período do dia na sua agenda para a leitura;
  • Escolha a quantidade de tempo para leitura. Pode ser 20 minutos, meia hora, uma hora;
  • Faça uma lista daqueles títulos que você quer ler muito;
  • Uma tática legal é também estabelecer quantidade de páginas lidas por dia;
  • Faça o processo repetidas vezes;
  • Boa leitura.

Os melhores livros de educação financeira

Essa é a seleção que preparamos para você iniciar suas leituras no universo da educação financeira.

Do mil ao milhão, Thiago Nigro – começamos essa lista coroando uma obra brasileira e que figurou entre as mais vendidas de 2020.

Idealizador da plataforma O Primo Rico, Nigro traz três pilares essenciais para ver sua grana render: gastar bem, investir melhor e ganhar mais. Parece fácil e realmente pode ser. O livro traz, por meio de experiências reais, os meios para atingir a riqueza que você tanto procura. 

Os Segredos da Mente Milionária, T. Harv Eker – Ninguém está destinado à pobreza. É isso que o autor vem desmistificar nesse livro que também entrou na lista de mais vendidos no ano passado.

E não se trata apenas de riqueza financeira, mas também mental e emocional. Se você quer conhecer as causas do sucesso, esse livro é altamente recomendado para você. 

O Homem Mais Rico da Babilônia, George S. Clason – Com esse livro, você vai aprender sobre finanças de um jeito diferente. Os ensinamentos financeiros são feitos por meio de parábolas que se passam na Babilônia.

Você vai aprender sobre planejamento financeiro, a importância de poupar, empréstimos e outros aprendizados. Esse é considerado um dos melhores livros na área de finanças e também figurou entre os mais vendidos de 2020.

Pai Rico, Pai Pobre, Robert Kiyosaki e Sharon L. Lechter – Um clássico para quem quer aprender sobre educação financeira. Esse livro não pode faltar nas suas leituras sobre finanças.

Aqui, você vai aprender todos os passos para atingir a sua independência financeira, investimentos, como ter seu próprio negócio e muitas outras coisas. A grande sacada aqui é ser um produtor da sua própria riqueza e não ser empregado de outras pessoas. 

O Poder do Hábito, Charles Duhigg – O ser humano possui hábitos em todas as áreas da vida e na financeira não é diferente. Ao ler esse livro, você vai se separar com ensinamentos e reflexões sobre como tomar decisões mais eficazes.

Daí, é só transformar hábitos financeiros precatórios em uma vida financeira saudável. O livro é voltado para finanças, mas aplicar os ensinamentos em outras áreas da sua vida também te ajudará a aprimorar ainda mais a área financeira. 

Use os livros de educação financeira para ser  seu próprio investidor

Apesar das dicas de educação financeira e quais os melhores livros da área, o mais importante é você investir em você mesmo. Todas as ferramentas necessárias para ter uma vida financeira plena vai depender de você acreditar que pode chegar lá. Por isso, invista em estudar educação financeira, seja por meio de livros, cursos, canais no YouTube, filmes, aplicativos ou todas essas ferramentas juntas. 

Bônus: educação financeira te ajuda a avançar no game

Para leituras rápidas no dia a dia, você pode acompanhar o blog do Plusdin. Você sempre encontra artigos sobre educação financeira e como moldar os seus hábitos para o sucesso, além de dicas sobre as melhores ferramentas para estudar diariamente.