Empréstimo pessoal online: vale a pena?

Dos principais cuidados para quem opta pelo empréstimo pessoal online, está a escolha por uma instituição séria

Publicidade
Empréstimo pessoal online: vale a pena?
Alison Pitangueira
Alison Pitangueira

As operações de crédito estão cada vez mais descomplicadas. Existe um grande número de instituições que oferecem empréstimo, e, o melhor, para os mais variados públicos. Por isso, o empréstimo pessoal online tem ganhado muito espaço, por ser mais rápido e menos burocrático do que um empréstimo realizado em uma agência física.

Se você está buscando por crédito, certamente já ouviu falar do** empréstimo online**, mas você sabe exatamente do que se trata esse serviço? Em primeiro lugar, não é exatamente uma linha de crédito e sim uma forma de contratação.

Ou seja, assim como você pode contratar vários tipos de empréstimo direto no seu banco, indo até a agência, você agora pode contratar o mesmo serviço sem sair de casa. Nessa modalidade todo o processo de solicitação do **empréstimo **pode ser feito por um computador ou até mesmo por um celular fazendo com que problemas de logística e burocracia sejam, em grande parte, contornados.

O empréstimo online pode ser oferecido nos meios digitais por financeiras, bancos, correspondentes bancários, e com as mais variadas modalidades, como empréstimo pessoal, empréstimo com garantia, consignado, para empresas. Dessa forma, praticamente qualquer pessoa que busca por crédito pode escolher a contratação online, prática e simples de se realizar.

Como fazer empréstimo pessoal online?

Na realidade, o empréstimo online não é um produto único. Portanto, não “funciona” de uma única forma, mas se diferencia dependendo do lugar em que você solicita. Isso acontece porque cada modalidade requer documentos diferentes e possui exigências distintas.

Por exemplo, você pode solicitar o crédito online com financeiras (que são instituições voltadas apenas para esse serviço). Primeiramente, você cadastra os seus dados e os do empréstimo, fazendo sua solicitação. Então, você passará por uma análise de crédito e serão pedidos seus documentos.

Outra diferença importante é que, em regra, esses documentos deverão ser enviados digitalmente, o que evita que você perca tempo autenticando documentos em cartório, o que é ótimo, não é mesmo? Se seu crédito for aprovado, o dinheiro cairá na sua conta, no prazo e valor definidos.

Além disso, existe o crédito de bancos, virtuais ou não, mas, nesse caso, o produto é voltado para quem já é correntista do banco. No mais, também é comum ser necessário que o cliente já tenha crédito pré-aprovado. Enfim, o crédito pode ser solicitado no serviço internet banking ou plataforma específica do seu banco.

Vale destacar que, independentemente da instituição em que você solicitar o empréstimo, será necessário passar por uma análise de crédito. Esse processo serve para que o credor possa examinar o risco de oferecer um empréstimo para você. Isto é, checando informações como seu histórico, score de crédito, renda, a instituição deduzirá o quão bom pagador você é.

De fato, isso é importantíssimo, porque pessoas com melhores históricos pagam juros mais baixos. Ainda, sua proposta pode ser recusada nessa análise, se seus dados não passarem confiança.

Quais são as vantagens do empréstimo online?

Simples: de fato, o processo de contratação de crédito online costuma ser bem simplificado. Após enviada a sua proposta, a resposta da instituição sobre a aprovação ou não do crédito chega para você no e-mail.

Prático: além disso, um empréstimo online pode ser muito mais prático do que empréstimos em agências físicas. Isso porque todo o processo é feito pela internet, sem que você precise sair de casa ou falar ao telefone.

Você sabe qual é o melhor cartão para você?

Saiba mais

Como saber se o empréstimo é confiável?

No Brasil, uma empresa só está autorizada a oferecer empréstimos se ela for registrada junto ao Banco Central (BC) como instituição financeira ou se estiver cadastrada como correspondente bancário de uma instituição financeira.

Portanto, essa deve ser a primeira informação que você deve procurar. Seja em uma loja no atendimento presencial ou no site da empresa, é obrigatório que essa informação esteja disponível para o cliente. Nos sites, ela costuma estar no rodapé da página.

Estando devidamente autorizada, a empresa está sujeita à regulamentação do Banco Central e você estará protegido contra condições abusivas. Além da devida autorização, as instituições confiáveis jamais pedirão qualquer pagamento antecipado da sua parte.

Ao solicitar o empréstimo, você tem seu perfil analisado e, se aprovado, recebe o dinheiro. O primeiro pagamento só é feito depois que você já recebeu. Se a empresa pedir qualquer adiantamento, interrompa a negociação imediatamente.

Por fim, você também tem como saber se uma financeira é confiável observando a documentação referente ao empréstimo. No contrato, devem constar todas as informações sobre taxas, impostos e outras cobranças, formando o Custo Efetivo Total (CET).

O CET é a maneira de o cliente saber o quanto realmente vai pagar pelo empréstimo. Uma empresa séria disponibiliza essas informações para o cliente sempre de forma transparente.

O principal sinal para saber se um site é seguro é observando se ele tem um certificado digital. O protocolo mais usado atualmente é o chamado SSL (Security Sockets Layer). Na prática, o que esse certificado faz é garantir que as informações transmitidas entre você e o site não possam ser acessadas por terceiros.

Para saber se o site é seguro basta procurar por um pequeno cadeado que fica ao lado do endereço do site. Ao clicar sobre o cadeado, você verá informações sobre o certificado de segurança e pode ter certeza que suas informações estão protegidas.

Empréstimo pessoal online para negativado

Para facilitar o acesso a crédito, as empresas que oferecem serviços de empréstimo isentos de consulta ao SPC e ao Serasa oferecem também serviços com menos burocracia, e os valores disponibilizados podem chegar a até R$ 250 mil.

Além de todas as vantagens oferecidas pelo empréstimo online, o empréstimo pessoal para negativado pode ser solicitado de casa, Ou seja, é SIM possível conseguir empréstimo pessoal online para negativado!

Empréstimo para aposentado online

São diversas as modalidades de empréstimo disponíveis para aposentados. E o legal é que, muitas vezes, Elas se tornam até mais acessíveis nessa fase da vida. Isso porque, diferente do que acontece com um trabalhador CLT, que pode ser demitido antes do término do pagamento do empréstimo, Trabalhadores aposentados recebem o benefício certinho todo mês.

Dessa forma, existe maior estabilidade. Vale destacar que a aprovação do crédito vai depender também de outros fatores. Por exemplo, se você já tiver outro empréstimo para aposentado em seu nome, ou muitas contas que comprometam sua renda, É possível que o pedido de crédito seja negado.

Não existe restrição de crédito específica para empréstimo para aposentado. Entretanto, alguns tipos de empréstimo são mais indicados para esse grupo, com destaque para o empréstimo pessoal e para o crédito consignado.

Onde conseguir empréstimo fácil, online e rápido?

Na Serasa Ecred, você consegue seu empréstimo pessoal online de maneira rápida, prática e sem qualquer burocracia. Na Serasa, há taxas a partir de 0,99% ao mês e cartões com diversos benefícios. Você pode simular e comparar as propostas, quantas vezes quiser, e sem pagar nada a mais por isso! Seu dinheiro cai de maneira rápida e direto na conta! A Serasa garante a privacidade e segurança das suas informações.