Economizar Energia Elétrica no Horário de Verão

Saiba como reduzir sua conta de luz com simples dicas.

Por: Eveline Miranda em 22/06/2019 - 10h33

Sua conta de luz está cada dia mais cara?  Quer aprender a economizar de uma forma honesta e ecológica? O horário de verão vem todo ano para nos ajudar a reduzir estes gastos, mas será que de fato economiza?

Pra que serve o horário de verão?

Vivemos essa fase todo ano, mas a maioria das pessoas não sabem o porquê da mudança de horário durante essa estação. A história é bem antiga, no final do século XIX, George Hudson propôs com o intuito das pessoas utilizarem durante mais tempo a luz do dia. Um pouco mais tarde, veio como solução para redução de gasto de energia, já que as pessoas teriam mais luz solar durante o horário comercial. Durante anos, esse sistema ajudou o setor de varejo e outras atividades a economizar bastante dinheiro.

Porém, devido a tecnologia, os padrões utilizados são outros e não se vê mais motivos para empregar o horário de verão no Brasil. Muitas pessoas criticam essa proposta e hoje, no governo do Bolsonaro, eles optaram em não aplicar no ano 2019/2020.

Dicas para economizar energia no horário de verão

Mesmo tendo ou não o horário de verão, nós como cidadãos temos a obrigação de economizar energia, tanto para o nosso bolso, quanto para a saúde financeira do país. Então, para te ajudar nesse processo de economia, listamos algumas dicas que, ao aplicá-las na sua vida, facilitarão esse processo, e você vai conseguir economizar dinheiro.

1 – Troque suas lâmpadas

A cada dia que passa o valor da nossa conta de luz aumenta, ou seja, precisamos mudar algo na nossa rotina para reduzirmos custos. Tirar algumas coisas da tomada, reduzir as lâmpadas acesas e diminuir o uso de eletrodomésticos são soluções que ajudam. Trocar as lâmpadas da sua casa que são incandescentes e fluorescentes por lâmpadas de LED também irá ajudar nesse processo de economia de energia.

2 – Ajuste seus aparelhos

Muitas pessoas não sabem que um simples ajuste em alguns eletrodomésticos fazem grandes diferenças no seu orçamento doméstico. Mudar o chuveiro para o modo “verão” ou “frio”, alterar a refrigeração da sua geladeira, desligar o microondas da tomada enquanto não utiliza, são meios de redução de gastos. Caso você utilize ar condicionado, cuidado! Não é possível economizar energia se você utiliza no dia-a-dia. Caso seja realmente necessário, reduza sua potência. Manter portas e janelas abertas, ao invés de utilizar ventilador e ar condicionado, podem favorecer nesta economia, mesmo sendo um pouco desconfortável.

Foco no objetivo!

3 – Instale placas solares

Meios alternativos de gerar energia, principalmente no verão, são maneiras muito eficientes para economizar dinheiro. Um desses meios é a instalação de placas solares. O custo é alto, mas há benefício a longo prazo. Além de ser ecologicamente correto, você poderá utilizar seus aparelhos elétricos e lâmpadas sem peso na consciência e economizar na sua conta de luz!

Invista pensando no seu futuro!

4 – Use a luz do sol a seu favor

Ser eco friendly se tornou uma moda muito saudável nos dias de hoje, e utilizar a luz solar ao invés de gastar energia, é a prova que você está dentro desse grupo seleto! Deixe a claridade do sol entrar na sua casa, no seu trabalho e até no seu carro! Além de economizar energia, você recebe muita vitamina D de graça. Procure aplicar cortinas mais finas, ampliar os vãos de portas e janelas, até clarabóias! Claro, isso tudo com auxílio de arquitetos e engenheiros! Não faça essas mudanças na sua casa sem uma olhada de um profissional da área.

Sim, eu sei que gasta muito, mas isso tem mais a ver com a sua saúde, sua consciência ecológica e com a redução do gasto de energia.

Aproveite essas dicas e mude sua maneira de gastar energia elétrica!

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*