Como um Estrangeiro Pode Pegar Empréstimo no Brasil?

É estrangeiro e está precisando de um empréstimo no Brasil? Nós descomplicamos esse dilema, apresentando quais são os requisitos necessários, a documentação, além de sugestões de bancos que oferecem esse tipo de serviço de crédito no país

Por: Da Redação em 26/01/2021

Viver em um país que não é nosso exige vários desafios, dentre eles aspectos financeiros que são inerentes à vida de qualquer cidadão, seja ele nascido no Brasil ou fora do país. Situações bastante comuns são os empréstimos em instituições financeiras.

E nessa hora, você, estrangeiro, pode ficar na dúvida se esse tipo de serviço também lhe é oferecido. A resposta é sim.

“Para a obtenção de um empréstimo, não vai existir muita diferença entre um brasileiro e um estrangeiro. Um banco para conceder um empréstimo vai avaliar a capacidade de pagamento da pessoa. Sendo um brasileiro, aquela pessoa vai ter um histórico de crédito, de consumo, de pagamento, comprovação de renda, comprovação de residência, que vai ajudar a instituição financeira na composição dessa análise”, é o que explica Bruno Araújo, professor de contabilidade e finanças da Faculdade IBMEC, em contato com a reportagem.

Em relação ao estrangeiro, os requisitos serão seguidos da mesma maneira que os aplicados a brasileiros. A diferença é que o estrangeiro precisa estar em situação regular no Brasil, com a documentação em dia. Vamos tirar suas dúvidas sobre o procedimento, que pode lhe garantir um escape financeiro nesse momento de crise, além de abrir possibilidades, até mesmo de negócio e crescimento pessoal.

Sou estrangeiro: quais documentos preciso para pedir um empréstimo?

Se um estrangeiro que veio ao Brasil para trabalhar, muito possivelmente ele estará em situação regular e terá os documentos considerados obrigatórios. São eles:

  • O chamado CRNM, que é a carteira de registro nacional migratório, concedida pelo Ministério da Justiça, por intermédio da  Polícia Federal, e que possui um valor similar de uma identidade. Para consegui-la, o estrangeiro precisa iniciar um processo de cadastro no site da Polícia Federal. O formulário precisa ser salvo e impresso. Depois disso, é necessário agendar um atendimento em um posto da PF e realizar o pagamento de uma Taxa de GRU. É preciso ficar atento aos requisitos, pois o processo pode parecer simples, mas possui burocracias. Existem agências especializadas para solicitação da CNRM;
  • O CPF, que também é concedido a cidadãos estrangeiros em situação regular. Para a liberação do empréstimo, o solicitante não pode ter o nome sujo em nenhum serviço de crédito do país, como o Serasa.
  • Com moradia fixa no Brasil, você, estrangeiro, também terá um comprovante de residência. Caso o imóvel não esteja em seu nome, mas de um proprietário, será necessária a apresentação de uma carta escrita de próprio punho feita por você, declarando que reside na propriedade de um terceiro. O documento precisa ter o número de seus documentos pessoais, a cidade, data e assinatura, em alguns casos, existe a necessidade de que ele seja autenticado em cartório.
  • Comprovante de renda.

Como Funciona a Aprovação de Crédito Para Estrangeiros? 

A aprovação de crédito para um estrangeiro não terá diferença em relação a um cidadão brasileiro. Tudo dependerá da análise de crédito. O que será avaliado pela instituição financeira é a capacidade de pagamento que o cliente em potencial possui. Sendo um estrangeiro legalizado no Brasil, a pessoa possui renda, sendo capaz de comprovar seus recursos. Como qualquer outro cidadão, o estrangeiro que, por exemplo, tenha patrimônio no Brasil, pode oferecê-lo como garantia de pagamento, por exemplo, seguindo a normalidade de uma negociação comercial entre cliente e instituição financeira.

Um outro exemplo bastante prático. Se o estrangeiro é empregado em uma companhia brasileira, ele pode optar por um empréstimo consignado, tornando o seu salário como garantia. Nesse caso, a prestação vai ser debitada na conta corrente, na mesma conta que ele recebe o salário.

Qual o valor máximo de contratação de um crédito pessoal para estrangeiro?

Não existe um valor máximo ou limite para a concessão de crédito a um estrangeiro, tal qual não existe para um cidadão brasileiro. Nesse caso, o que será avaliado é o limite de crédito que a pessoa vai se mostrar capaz de receber em concessão quando da análise feita pela instituição financeira. Tudo vai depender da renda e do patrimônio declarados pelo estrangeiro.

Passo a passo para um estrangeiro conseguir um empréstimo no Brasil 

Organize seus documentos para a apresentação junto à instituição 

Tenha todos os seus documentos pessoais em dia, especialmente os de comprovação migratória, já que são obrigatórios. Separe sua CRNM, como dissemos, além do CPF, comprovante de residência e renda. Se tiver algum registro de propriedade ou bem, também os tenha em mãos quando iniciar o processo de negociação com uma instituição financeira.

Quais são os bancos que permitem abertura de conta e empréstimos a estrangeiros?

Legalizado no país, o estrangeiro está apto a abrir uma conta corrente. Não são todos, mas vários bancos já oferecem esse tipo de serviço a estrangeiros residentes no país. Para solicitar, você poder baixar o aplicativo da instituição ou comparecendo a uma agência física. Será disponibilizado um formulário para preenchimento.

Com a abertura da conta, o estrangeiro terá as facilidades oferecidas por seu banco, dentre elas a liberação de empréstimo. Abaixo estão algumas opções de instituição financeira que permitem a abertura de contas para estrangeiros:

  • Nubank
  • Santander
  • Banco Original
  • C6 Bank
  • Banco do Brasil
  • Itaú
  • Bradesco
  • Caixa Econômica Federal

Veja aqui como contratar.

Quais são as condições para liberação de crédito pessoal para estrangeiros?

É necessário um cadastro básico, além da apresentação dos documentos já citado. Como qualquer outro cliente, o estrangeiro terá seu crédito avaliado e estará sujeito a taxa de juros, além de cobranças como o IOF, e taxa de parcelamento que varia de acordo com o número de parcelas. Existe um limite de concessão de crédito, que só será definido após avaliação do banco.

Avalie sua capacidade de pagamento 

Pensar em sua saúde financeira é algo fundamental na hora de solicitar um empréstimo. Tenha total certeza de que aquele valor de pagamento está adequado ao seu bolso, evitando problemas futuros. Lembre-se, é essencial o pagamento em dia do empréstimo contraído.

Compare as opções de empréstimo

Você precisa estar atento às condições propostas para evitar cair em fraudes e outros tipos de problemas indesejados. Opte sempre por instituições recomendadas e seguras, capazes de atender à sua solicitação, especialmente os bancos que você já possui conta.

Escolha a melhor proposta 

Mesmo sendo estrangeiro, utilize também de uma velha artimanha do brasileiro, que é negociar. Escolha a melhor proposta que a instituição te oferecer e esteja atento às taxas de juros. Além do valor de cada parcela, sua atenção deverá estar também no Custo Efetivo Total (CET), o indicador de outras taxas que podem fazer parte do montante.

Em quanto tempo o dinheiro cai na conta? 

Munido de toda a documentação, você vai passar pela avaliação de crédito. Em caso de aprovação, o dinheiro costuma cair na conta do cliente em até 24 horas.

Você sabia dessas informações? Deixe seu comentário e compartilhe essa matéria com seus amigos, sobretudo os estrangeiros, para que eles saibam também como fazer um empréstimo morando no Brasil.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*