Curiosidades sobre o dinheiro mundial

Você sabe quem é a pessoa que aparece em mais moedas pelo mundo? E a primeira negra a estampar uma nota do dólar americano? Confira nesse post!

Por: Ariane Terrinha em 22/12/2020
curiosidades dinheiro mundial

Nós já trouxemos algumas curiosidades sobre o dinheiro no mundo, desde as moedas que têm imagens de Pokemóns até a sua relação com o consumo de cocaína (infelizmente).

Mas nossas curiosidade não param por aí e por isso trouxemos mais 6 fatos surpreendentes sobre o dinheiro mundial.

Nesta segunda parte do nosso post, falaremos sobre segredos escondidos, bactérias e mulheres que mudaram o rumo da história. Confiram abaixo!

A Imagem Secreta na Moeda do Reino Unido

Moedas mais recentes da Libra Esterlina, moeda oficial do Reino Unido, escondem uma grande curiosidade: uma imagem secreta.

Combinadas, as moedas de 1p, 2p, 5p, 10p, 20p e 50p revelam um design de um escudo.

O escudo é uma referência ao brasão da moeda de £ 1 e foi criado em 2008 pelo designer Matthew Dent.

Notas Que Tocam Discos

Tem um disco de vinil na sua casa e não sabe como reproduzi-lo? Que tal usar essa nota em seu bolso? Não, não é uma piada.

Um vídeo de um artista britânico usando a nota de 5 libras para reproduzir um disco de vinil tornou-se viral na internet. Um australiano fez exatamente a mesma coisa com 5 dólares australianos. Mas o que explica isso?

As bordas de polímero de algumas cédulas pelo mundo são completamente firmes e resistentes e por isso são capazes de entrar nas pequenas ranhuras dos discos de vinil, criando um som muito parecido com o que gera a agulha do disco.

Será que também funciona com o real? Alguém se habilita a fazer o teste?

Cédulas Com Produtos de Origem Animal

Alguns países utilizam gordura animal para produção de suas notas.

O sebo bovino é utilizado em quantidades minúsculas no processo de fabricação de polímeros presentes nas cédulas de países como Canadá, Austrália, Reino Unido, Chile e Nigéria.

No total, pelo menos 24 países usam a mesma substância para fabricar as suas cédulas. Até onde se sabe, esse não é o caso do Brasil. As notas fabricadas por aqui são compostas de papel (portanto, com a árvore como matéria-prima) e de algodão.

Mais Sujo do Que o Vaso Sanitário

Infelizmente isso é um fato: cédulas e moedas que usamos diariamente tendem a ser mais contaminadas do que vasos sanitários.

Uma pesquisa da Universidade de Oxford descobriu que algumas notas contém em média 26 mil colônias de bactérias, incluindo algumas agressivas, como a e.coli e a salmonella.

A notícia é ainda mais ruim para quem utiliza cédulas de papel e algodão (que é o caso do real brasileiro): um estudo da Harper Adams University mostrou que essas notas podem carregar até três vezes mais bactérias do que as cédulas de polímero.

Assustador, não é? Então não se esqueça: sempre que tocar no dinheiro, lave as mãos.

A Primeira Vez de um Negro Nas Notas do Dólar Americano

E é uma mulher: em 2020, a nota de 20 dólares passou a estampar a imagem de, que fez história em sua vida pela luta como ativista pela abolição da escravatura e continua escrevendo seu nome na história americana.

Tubman é a primeira pessoa negra a estampar uma nota de dólar, moeda dos Estados Unidos. Ela também é a primeira mulher a aparecer na moeda estadunidense em mais de 100 anos.

A Famosinha das Notas

Você pode adivinhar quem é o rosto que mais aparece nas cédulas de todo mundo? Vamos, não é tão difícil! Quem apostou na Rainha Elizabeth II, do Reino Unido, acertou.

A monarca britânica aparece em moedas e notas de cerca de 30 países, número maior do que qualquer outra pessoa.

Isso não seria possível nos Estados Unidos, por exemplo. Existe uma lei que proíbe que as cédulas Americanas exibam a imagem de pessoas ainda vivas, então não veremos um Obama ou um Trump nessas notas.

No Brasil, o rosto da nota do real é a Efígie da República, que nem representa uma pessoa real.

Confira outros fatos curiosos sobre o dinheiro, como moedas do Star Wars e Frozen.