Novo Tipo de Fraude no Consignado

No empréstimo sem autorização o dinheiro é descontado na conta sem o aposentado ter pedido.

Por: Da Redação em 20/01/2021

Fique atento. Nas últimas semanas foi identificado um novo golpe especificamente aos aposentados e pensionistas do INSS.

Diferente dos outros golpes financeiros que tomam dinheiro da vítima, nessa nova fraude o aposentado chega a receber o valor de um empréstimo não solicitado na sua conta corrente, e em troca, ganha uma dívida.

Empréstimo Consignado: o Que é?

O empréstimo consignado é um crédito pessoal, onde após receber o dinheiro o beneficiário tem em média 30 dias para começar a pagar sua parcela, mas esse pagamento acontece de forma automática, direto da sua conta.

A grande vantagem desse tipo de empréstimo é um melhor prazo de pagamento e os melhores juros do mercado.  

Como Acontece o Golpe do Consignado?

Sem o aposentado ou pensionista do INSS saber, uma quantia é depositada na sua conta.  Após 30 dias, o valor das parcelas começa a ser transferido do seu benefício sem a sua ciência e ele ainda paga juros.

Conforme divulgado recentemente pela imprensa, até o presidente Lula foi vítima desse tipo fraude.

Como os Golpistas Lucram?

Ao contrário dos golpes convencionais, a fraude do empréstimo consignado é lucrativa na hora da solicitação.

Os golpistas pegam as informações pessoais de segurados ou pensionistas do INSS e solicitam o empréstimo consignado, recebendo uma comissão de até 6% do valor do empréstimo em cada operação.

Caso o golpe não seja identificado a tempo, estas pessoas ainda ganham outros pagamentos ao longo do contrato de crédito.

As vítimas mais comuns desse tipo de engano são aposentados que já pediram empréstimo alguma vez e têm seus dados nos sistemas em algumas instituições financeiras.

É muito importante saber como você pode se prevenir desse tipo de dano, por isso separamos algumas dicas práticas para você, que recebe seu benefício pelo INSS.

Como Saber se Eu Sofri Golpe?

Se perceber a diminuição do seu benefício mensal, o mais indicado é tirar um extrato dos últimos meses para saber se você recebeu uma quantia de dinheiro adicional sem pedir ou perceber.

O extrato pode ser tirado pela internet acessando o site do INSS, ou diretamente em uma agência do INSS. Ali você saberá se houve empréstimo em seu nome, e qual o valor.

Como Me Prevenir de Golpes de Empréstimo Consignado?

  • Sempre confira os extratos do banco e do INSS; 
  • Se houver uma quantia desconhecida, não gaste e procure a agência bancária para entender de onde ele vem; 
  • Caso seja vítima, a recomendação é que se faça um boletim de ocorrência e que devolva o dinheiro total. 

Sofri o Golpe do Consignado, e Agora?

O mais importante nesse momento é verificar se você não usou de fato o dinheiro do empréstimo, mesmo que seja sem querer. 

Nesses casos, mesmo sendo desautorizado, desfazer a transação se torna mais difícil, já que a quantia foi utilizada pelo titular.

Caso você não tenha utilizado o dinheiro que caiu na sua conta como empréstimo sem a sua solicitação, você deve:

  •  imprimir o extrato bancário e ir até a Delegacia de Polícia mais próxima da sua casa, ou emitir um Boletim de Ocorrência online.
  • Com estes documentos em mãos, vá à agência da Previdência Social na qual você está cadastrado para que os descontos sejam suspensos imediatamente.
  • Notifique a instituição financeira que concedeu empréstimo, relatando que foi vítima de fraude.
  • Peça o ressarcimento dos valores ao banco, o prazo para esse tipo de transação é de 48 horas.

Não se esqueça de levar os documentos pessoais, como:

  • RG
  • CPF
  • Comprovante de endereço
  • Comprovante de benefício dos últimos 3 meses 

A instituição financeira e o INSS são responsáveis pelo gerenciamento da consignação na sua folha de pagamento, e o pagamento por dano moral sofrido pelas ações ilegais.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*