Qual o seu perfil de investidor?

Por: Pamela Gaudio em 21/06/2021
perfil de investidor

Investimento. Todo mundo gostaria de apostar a sua grana em algo que vai dar certo e gerar muito lucro. Fazer o seu dinheiro trabalhar para você é uma forma de manter tranquilidade na vida financeira. Mas nem todas as pessoas conhecem o mercado financeiro ou sabem qual é o seu perfil de investidor. 

Para investir, é preciso conhecer os tipos de investimento. Existem diversas formas para você aplicar o seu dinheiro e começar a multiplicá-lo. Pode parecer complicado, mas ter uma noção de tudo pode facilitar e muito na hora de escolher o melhor investimento para você. 

Mais do que o investimento, também é preciso saber qual é o seu perfil de investidor. Sim, isso existe e pode fazer com que seus investimentos prosperem. Mas como você descobre o seu perfil de investidor? Aqui nesse artigo você vai conhecer quais são e como eles funcionam. Ao final, com certeza você já terá se identificado com algum perfil. 

Os perfis de investidores

O mercado financeiro é tão complexo, que as categorias de perfil de investidor não são meramente para classificação. Na verdade, é definido, com base na Comissão de Valores Mobiliários, que as instituições financeiras devem oferecer produtos financeiros adequados para cada cliente. Mas como realizar essa tarefa sem saber qual o melhor investimento? 

Foi aí então que surgiram as classificações de perfis de investidores. A Anbima, Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais, regulamenta três perfis de investidor. Confira quais são eles. 

Conservador

O próprio nome já diz, certo? Quem tem o perfil de investidor conservador, procura investimentos onde seu dinheiro não corre risco, ou seja, investimentos sólidos, rentáveis e constantes. Muitas vezes, o perfil conservador é relacionado com investimentos a longo prazo e com rentabilidade fixa. Muitas vezes, os investimentos conservadores são usados para conquistar um objetivo, como a compra da casa própria ou de um carro, por exemplo, pois são investimentos de longo prazo. 

Investimentos sugeridos: os investimentos de renda fixa são os mais populares entre o perfil conservador. Ele também pode optar por LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e LCA (Letra de Crédito do Agronegócio). Também está incluso o CDBs, a prática do Buy and Hold e títulos do Tesouro Nacional

Moderado

O perfil moderado é considerado o meio termo. Ele transita entre investimentos menos conservadores, até mesmo agressivos e também aposta em reservas, com liquidez menor e garantida a longo prazo. Geralmente, os investimentos do perfil moderado são de médio risco. 

Investimentos sugeridos: os perfis moderados transitam entre os investimentos conservadores e agressivos, mas também existem aqueles bem característicos do perfil como Debêntures, Fundos de Investimento Imobiliário e Fundos Multimercados. Fora isso, ele também pode investir em ações mais consistentes, além de títulos do Tesouro Nacional. 

Agressivo ou arrojado

O perfil de investidor agressivo é aquele que investe em investimentos que são de alto risco, mas que se dão certo, trazem um retorno financeiro abundante. É a pessoa que arrisca e, geralmente, ela tem dinheiro para se aventurar no mercado financeiro, esperando ter um alto retorno. Mas, caso o investimento dê errado, ela sai perdendo bastante. Os investimentos desse perfil são conhecidos por trazer rentabilidade em curto prazo, mas são bem arriscados. O perfil agressivo entende os riscos que ele está correndo e fica tranquilo com isso, pois a variação dos seus rendimentos pode ser abrupta. 

Investimentos sugeridos: o principal investimento que um perfil agressivo possui são as ações e fundos de ações. É um mercado com alta volatilidade e tudo pode acontecer. Em um cenário mais moderno, as criptomoedas e NFTs estão inclusos nessa conta. Além disso, também pode investir em fundos Multimercados, ETFs e BDR. 

Seu perfil de investidor pode mudar

Apesar de você já ter se encaixado em um perfil de investidor, saiba que ele pode mudar. Existem dois principais fatores que desencadeiam a mudança do perfil de investidor: o poder aquisitivo e o conhecimento. 

O conhecimento fará com que você conheça muito mais sobre o mercado financeiro e, com isso, terá mais segurança para realizar investimentos que você não conhecia antes. Por isso, é importante continuar estudando e pesquisando, para ter ainda mais sucesso em seus investimentos.

O poder aquisitivo também interfere bastante na sua relação com os investimentos. Isso porque quanto mais dinheiro você tem, mais você quer investir. Além disso, quem está com dinheiro sobrando aceita correr mais riscos nos Investimentos. Quem tem pouco para começar, geralmente possui um perfil mais conservador e isso não é problema nenhum. 

A autoavaliação vai te ajudar bastante a entender qual o perfil de investidor que você possui. Sempre faça uma análise dos seus investimentos, fazendo mudanças se necessário. Em certos períodos, podemos ser mais conservadores. Em outros, podemos arriscar um pouco mais. Tudo vai depender de como estão suas finanças e quais são as necessidades do momento. 

Como saber qual o meu perfil de investidor? 

Se você chegou até esse artigo, com certeza tem interesse em saber em qual perfil de investidor você se encaixa, certo? O mais recomendado é que você faça um teste de perfil de investidor. 

Na internet, você encontra muitos testes disponíveis, mas é interessante priorizar aqueles que são feitos por instituições e empresas de confiança do mercado financeiro. Basicamente, para descobrir o seu perfil de investidor, você precisa responder uma série de perguntas sobre como você pensa acerca dos investimentos, além de quanto você está disposto a investir e onde, dependendo dos seus objetivos, que também costumam ser abordados nos testes. 

Entre os principais testes para descobrir o seu perfil de investidor, você pode apostar no teste disponível no Infomoney e Exame, por exemplo. Além disso, diversas corretoras oferecem esse teste antes de você começar a investir com eles, justamente para que te direcionem aos investimentos mais indicados para você. 

Agora que você já sabe como funcionam os Investimentos e os perfis, você já pode fazer o seu teste e descobrir como e onde você pode investir o seu dinheiro. O investimento faz parte do seu planejamento financeiro e dos objetivos que você pretende atingir no futuro.