Saiba Como um MEI Pode Comprar um Carro Zero Com Até 30% Desconto

Chegou a sua hora: aproveite mais este benefícios para microempreendedores.

Você que é autônomo, tem uma empresa de pequeno porte, é cadastrado no MEI e sempre teve o sonho de comprar um carro, fique atento.

Um dos benefícios de ser cadastrado como um microempreendedor individual é justamente poder comprar um automóvel )km com desconto.

Para tanto, é necessário pesquisar quais são as montadoras que possuem promoções para esse tipo de cliente especial. Os descontos podem chegar até a 30%. Renault, Volkswagen, Chevrolet e Fiat são algumas das montadoras que oferecem esse tipo de serviço. 

O principal destaque é a Fiat, que possui a maior fatia de vendas nessa modalidade de operação – 26,61%.

Na sequência está a Volkswagen, com 18.85%. As informações  são Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Em 2019, os campeões de venda para empresas foram o Chevrolet Onix, Fiat Strada e Volkswagen Gol.

Quais São as Regras Para Conseguir o Desconto? 

Para se ter um desconto maior, o microempreendedor pode indicar a utilização do veículo para trabalho exclusivo de sua empresa ou pequeno negócio.

Dessa forma, toda a documentação do veículo será atrelada à empresa.

E claro, existe uma regra para evitar a revenda de veículos. Nada daquele ‘golpe’ para sair da concessionária com um carro novo, mas sem a finalidade estipulada.

O Conselho Nacional de Política Fazendária determinou que o cliente que comprar um carro com esse tipo de desconto, precisa permanecer com o veículo por um prazo mínimo de 12 meses.

Não existe nenhum tipo de carência para conseguir realizar a compra, já que o microempreendedor pode se dirigir às concessionárias assim que receber a documentação referente à sua empresa. 

Onde Encontrar Esse Desconto?

Nem todos os veículos estão disponíveis para esse tipo de negociação nas concessionárias.

Mas existem alguns que sempre permeiam nessa lista de utilitários para empresas e são os mais vendidos.

Eis alguns exemplos de montadoras que disponibilizam veículos de seus mostruários para os microempreendedores são Caoa Chery, Chevrolet, Citroen, Fiat, Ford, Hyundai, JAC, Jeep, Kia, Lifan, Mitsubishi, Nissan, Peugeot, Renault, Suzuki, Toyota e Volkswagen..

Tem Alguma Desvantagem no Processo?  

A entrega do veículo pode sofrer uma demora de até 50 dias.

Além disso, é preciso que o microempreendedor fique extremamente atento à documentação de sua empresa, pois será necessário comprovar que existe recurso suficiente para a aquisição do carro, mesmo que a compra do automóvel não seja registrada no limite de gastos referentes à compra de materiais para produção por parte do pequeno negócio.

Isso porque o MEI possui um limite de faturamento de até R$ 81 mil, sendo que 80% deste valor pode ser revertido para a compra de mercadorias para a comercialização e industrialização do produto final.

Regras Para se Tornar um Microempreendedor Individual (MEI) 

Verifique se recebe algum benefício previdenciário (salário-maternidade, auxílio-doença, auxílio-idoso, aposentadoria por invalidez, Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social.

A formalização pode levar ao cancelamento do benefício 

O servidor público deve verificar se sua legislação permite ser MEI. Titular, sócio ou administrador de outra empresa não pode ser MEI. 

O trabalhador de carteira assinada pode ser MEI, mas ele precisa ficar atento a duas situações: se a empresa que trabalha registrado oferece o mesmo tipo de serviço que o vem executando como o MEI, o funcionário pode ser demitido por justa causa.

Além disso, algumas empresas determinam contrato de exclusividade em seus serviços, essa situação também gera uma justa causa em relação ao trabalho como MEI. 

É preciso verificar sempre seu contrato com o empregador antes de optar por ser um microempreendedor.

A segunda situação gerada é que em caso de demissão do trabalho registrado, o contribuinte fica impedido de receber o seguro-desemprego. Os outros benefícios do acerto são assegurados por lei. 

Como se Tornar um MEI

Se você quer começar um negócio ou já trabalha por conta própria e fatura até R$ 81 mil por ano, você pode ser um MEI (microempreendedor Individual).

modalidade de serviço tem acesso a vários benefícios da previdência social (INSS), como auxílio-doença, aposentadoria por idade e salário-maternidade, tudo isto a um custo menor do que outros tipos de empresários: enquanto o MEI tem estes benefícios pagando apenas 5% de um salário mínimo mensalmente, qualquer outro empresário precisa pagar 11% de um salário para ter acesso aos mesmos direitos.

Para se transformar em um MEI, confira aqui os 5 passos que separamos pra você.

         
Da Redação
Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*