Quais são os Principais Motivos que Levam o Brasileiro a Solicitar um Empréstimo?

Seu sonho demanda um investimento alto? Mais da metade dos brasileiros já pediu algum empréstimo durante sua vida.

O empréstimo é uma atividade tão antiga que não é possível mensurarmos quando ele surgiu. Existem indicativos de que povos antigos, como os sumérios e os gregos, que já desenvolviam mecanismos para conceder empréstimos em sua economia da época. 

Hoje em dia é muito comum que você conheça alguém que em algum momento da vida tenha optado por pedir um empréstimo. 

Seja a um grande banco ou uma financeira, mais da metade dos brasileiros já solicitou algum tipo de empréstimo, número que acabou aumentando durante a pandemia. 

Mas afinal, quais são os motivos que levam o brasileiro a solicitar um empréstimo? As principais destinações para cogitar investir em você mesmo e solicitar esse formato de crédito é o que nós falaremos agora.

Pagar Dívidas Atrasadas

Infelizmente esse é um dos principais motivos que levam uma pessoa a pedir um empréstimo. Parece até irônico, mas é muito comum que os brasileiros criem uma nova dívida, neste caso com a prestadora que fornece o empréstimo, para pagar outra dívida.

Essa atitude é muito comum principalmente entre o grupo de aposentados e pensionistas do INSS, que tem mais facilidade de conseguir um empréstimo devido à categoria de consignados.

Um estudo mostrou que esse tipo de empréstimo aumentou 26% durante a pandemia do novo coronavírus. 

Então, se você tem uma dívida ativa, não sabe como pagá-la e quer evitar que fique com o nome com restrições, um empréstimo pode ser uma boa solução para você.

Investir na Casa Própria 

Esse é o grande sonho de boa parte dos brasileiros, não é verdade? Afinal, existe aquela compreensão de que você pode perder tudo desde que você ainda tenha sua casa, e isso, em tese, ninguém pode tirar de você. 

É exatamente por isso que muita gente decide investir em um empréstimo para adquirir sua casa. Também é muito comum que as pessoas optem por financiamento, que não deixa de ser uma aquisição de empréstimo, mas com destinação específica para esse fim. 

Afinal, o custo com material de construção, mão de obra e licenças normalmente é muito mais alto do que o brasileiro pode pagar.

Comprar um Carro 

O preço médio de um carro básico no Brasil hoje ultrapassa os R$ 10 mil. Convenhamos não é todo mundo que consegue tirar esse valor de seu salário ou juntar essa quantia para comprar um automóvel. Qual é a saída que o brasileiro encontra para esse problema? Exatamente, adquirir um empréstimo. 

Até porque a compra de alguns carros exige um valor específico de entrada e se você não tem esse dinheiro, você precisa encontrar uma fórmula para realizar este sonho. Você também pode financiar o seu carro, mais uma vez, um dinheiro com destinação única e específica.

Investir em um Negócio 

Esse tipo de empréstimo é mais comum ainda. Se você tem uma empresa e acredita que está na hora de fazê-la crescer ou se você simplesmente decidiu dedicar-se ao seu negócio próprio, você precisa de um capital inicial para ter algum retorno. Se você não tem esse dinheiro, o seu investimento precisa sair de algum lugar. 

Se você já tem a sua empresa, pode ser mais fácil conseguir um empréstimo de pessoa jurídica, mas se você ainda pretende criar o seu negócio, você deve optar por um empréstimo pessoal para fazer este investimento.

Hoje em dia existem empréstimos específicos no Brasil com taxas de juros mais moderadas para os empreendedores.

Fique atento!

Seja para realizar um desejo pessoal ou profissional, é sempre bom estar atento à taxa de juros e às condições de pagamento dos empréstimos. Hoje existe uma série de variedades de serviços de empréstimos, até pela internet, que cobram taxas muito distintas. 

Então, se você decidiu que essa é a forma de investir no seu futuro, pesquise bem antes de contratar, faça simulações e se possível, pergunte a pessoas que já realizaram ou tem algum conhecimento sobre empréstimos. 

Ainda que seja uma modalidade em que você paga para receber esse dinheiro, pode ser o passo que você precisa dar para realizar os seus sonhos.

         
Gustavo Aguiar
Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*