Nasdaq: o que é, como investir e muito mais

Por: Ariane Terrinha em 21/04/2021
Nasdaq é a maior bolsa de valores do mundo

Se você sempre quis entender melhor o que é a NASDAQ, o que ela faz e quais empresas fazem parte dela, acompanhe este artigo até o final. Vamos tirar todas as suas dúvidas e explicar, por exemplo, como fazer aplicações. 

Atenção para aprender os seguintes itens:

  • O que é Nasdaq?
  • Qual é a história da Nasdaq?
  • A diferença entre Nasdaq e Nyce
  • Como investir na Nasdaq?

Antes de começar essa leitura, aviso importante: sempre, sempre sempre invista conhecimento na sua educação financeira.

Quem já tem ciência sobre o assunto sabe que conhecer sobre bolsa de valores é tão importante quanto quitar dívidas, controlar gastos e usar o cartão de crédito.

Agora sim, podemos começar.

O que é Nasdaq?

Decifrando as letras, significa National Association of Securities Dealers Automated Quotations.

Este é um dos principais termômetros do mercado financeiro mundial, principalmente para quem se interessa em investir no mercado de tecnologia. 

É na NASDAQ que você encontra as ações das principais empresas de tecnologia no mundo, as chamadas big techs. Apple, Facebook, Google, entre outros players de tecnologia possuem ativos na bolsa. 

Antes de saber como investir na NASDAQ, você vai ficar por dentro da história e como ela se tornou a principal referência para quem investe em ações de empresas de tecnologia. 

Qual a história da Nasdaq? 

Criada em 1971, a NASDAQ é a segunda maior bolsa de valores do mundo, perdendo apenas para sua concorrente em território americano, a NYSE. 

Contudo, o volume de operações diárias ainda é superior ao de sua concorrente, tendo até três vezes mais de transações por dia. Em números, para que você não se perca: a NYSE movimenta cerca de 1,4 bilhões de operações diárias, enquanto a NASDAQ chega às vezes em até 1,8 bilhões de transações. Bastante, né? 

O principal momento de ascensão da bolsa se deu entre os anos de 1997 e 2000, quando houve um “boom” de empresas 100% focadas na internet. 

Um momento de dificuldade recente para a bolsa, assim como para o mundo inteiro, foi a crise econômica imposta pela pandemia do coronavírus. Assim como a maior parte das bolsas, a NASDAQ também teve quedas significativas no começo da pandemia. 

O índice principal caiu quase 30% entre fevereiro e março, por exemplo. Esta é uma das maiores quedas de sua história, ficando próxima de outras crises, como a deflagrada em 2020, quando os escândalos de vazamento de dados começaram a ser noticiados. 

Mas afinal, qual a diferença entre Nasdaq e Nyse?

Enquanto a NASDAQ é reconhecida por hospedar as empresas da área de tecnologia para abertura de capitais, a NYSE negocia ativos de empresas chamadas tradicionais, como Bank of America, Bradesco, Coca-Cola, General Motors, entre outras. 

O que garante mais segurança de investimento à NYSE é a sua variação no que se refere ao segmento de ações. Contudo, mesmo com esse leque maior de empresas e áreas de atuação, a NYSE perde para a NASDAQ em número de operações.

O principal diferencial entre elas está no tempo de existência. A NASDAQ faz 48 anos em 2021, enquanto a NYSE vai chegar ao seu 225° ano de atuação.

Para que serve o índice de mercado Nasdaq?

A pesquisa é nossa melhor ferramenta na hora de investir. Por isso, acompanhar os índices é importante na hora de observar a performance de qualquer bolsa de valores. No caso da NASDAQ, estes índices estão de acordo com um método usado para criar uma carteira teórica de ações.

O índice mais utilizado para avaliar a bolsa americana é o NASDAQ Composite (NASDAQI:COMPX). A ferramenta afere o valor de todas as empresas que integram a bolsa e, por isso, costuma ser a mais utilizada por investidores do mercado de tecnologia.

Contudo, além do Composite, a NASDAQ também possui indicadores de performance paralelos.

A maior parte é gerida pelo mercado de atuação das empresas. Outros índices a se considerar na hora de investir são NASDAQ 100 Index, NASDAQ Transportation Index, NASDAQ Financial 100-Index, entre outros. 

Como investir na Nasdaq?

Ficou curioso para saber como investir na segunda maior bolsa americana? A seguir, vamos mostrar quais são os caminhos para fazer investimentos nesta bolsa, mas fique sabendo: não existem meios de investir na NASDAQ pelo Brasil.

O mercado brasileiro não possui uma ETF (Exchange Traded Fund) que atue com a metodologia de ações que siga as premissas da NASDAQ.

Mas calma, não fique desapontado, pois há outras opções de ETFs de investimento no exterior que você pode utilizar, como o IVVB11, fundo passivo da Black Rock e o SPXI11, fundo passivo administrado pelo banco Itaú. 

Uma outra alternativa de investir em ações de empresas que fazem parte da NASDAQ sem ser diretamente pela bolsa é procurar os BDRs (Brazil Depositary Receipts), ações estrangeiras que estão disponíveis na B3, que é a bolsa brasileira. 

É possível investir, via B3, em empresas de tecnologia como Amaxon (AMZN34), Google (GOGL34), Apple (AAPL34), entre outras. 

Como investir na Nasdaq morando no exterior?

Infelizmente, o acesso às ações da NASDAQ são muito facilitados no exterior. O primeiro passo para começar a investir na NASDAQ bolsa é abrir uma conta em alguma corretora de ativos americana.

Outra possibilidade que vai além da aquisição de ações é a compra de ETFs que realizam aplicações conforme os índices de mercado da NASDAQ. A partir desta metodologia, os rendimentos estarão associados à performance das big techs na bolsa. 

E aí, conseguiu entender como funciona? Pretende investir em ações de empresas de tecnologia?

Compartilhe este artigo com alguém que precisa saber o que é e como investir na bolsa americana e fique ligado na Plusdin para mais dicas como esta.