Quais Setores São Favoráveis Para Quem Quer Uma Nova Carreira?

Conheças as dicas de especialistas para os caminhos mais rentosos a serem seguidos por quem quer uma nova carreira.

Por: Wallace Graciano em 04/02/2021

Procurando emprego? Querendo mudar de área? Em busca de uma renda extra? Descubra, neste post, as melhores dicas para quem busca uma nova carreia em 2021. Saiba quais são as previsões dos especialistas para o mercado de trabalho. 

Se temos uma palavra em voga no mercado de trabalho atualmente é “reinventar-se”. 

Também pudera: em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), ficou cada vez mais necessário mudar de área e procurar novas áreas de atuação, já que a versatilidade também conta, e muito, nesses períodos em que as ofertas de emprego andam escassas. 

E isso ficou perceptível no ano passado, quando mais 2 milhões de brasileiros se uniram aos mais de 11,3 milhões microempreendedores individuais (MEI) ativos no país, segundo dados do Portal do Empreendedor. Eles cada vez mais buscam novas áreas de atuação para conseguir uma renda extra no fim do mês ou mesmo mudar seus rumos.

Palavra dos Especialistas

Veja a seguir quais são os conselhos de Jéssica Bertucci, diretora da Moderna Emprego, e do empresário Gérlio Figueiredo, para quem quer e reinventar e buscar uma nova oportunidade no mercado de trabalho neste ano. 

Quais são as áreas que estão mais contratando em 2021?

Para responder essa pergunta, Gérlio Figueiredo fez uma lista das áreas baseadas no perfil das ocorrências listadas no Portal do Empreendedor. São elas:

1 Alimentação saudável

2 Mobilidade urbana

3 Serviços de entrega

4 Mercado para os pets

5 Consultoria de imagem

6 Distribuidora de bebidas

7 Coaching

8 Marketing Digital

9 E-commerce de produção própria

10  Educação online

Essas áreas dão dinheiro?

Segundo Gérlio, sim. “Tudo dá dinheiro, desde que seja bem feito, com planejamento e dedicação”,  afirma o empresário Gérlio Figueiredo. 

“A estratégia para monetizar rapidamente é entender as demandas do mercado e investir na qualidade do seu serviço”, completa.

Como posso me preparar para conseguir uma nova área?

De acordo com Jéssica Bertucci, diretora da Moderna Emprego, tudo vai depender da sua dedicação e conhecimento. No primeiro caso, basta força de vontade e comprometimento, no segundo, busca por capacitação. Por isso, ela dá algumas dicas valiosas:

Invista em cursos onlines

Os cursos onlines já eram uma forte tendência que se intensificou ainda mais durante a pandemia. Além de cursos específicos para cada área de atuação, diversas universidades oferecem graduação, pós-graduação ou especialização, muitos deles gratuitos.

Fique atento às vagas temporárias

Com a previsão de lenta recuperação da economia, e por ser a modalidade de contratação de menor custo para o empresário, que não paga a multa de 40% do FGTS em caso de demissão, essa tendência deve permanecer em 2021. Por isso, o trabalhador precisa estar atento às vagas oferecidas, pois em muitas delas existe a chance de efetivação.

Mantenha seu network

A ideia de cultivar um círculo de contatos com outros profissionais da mesma área de atuação, beneficia quem está buscando trabalho. Assim é possível saber de novas oportunidades de emprego e ser indicado por alguém que esteja trabalhando, além de acompanhar as tendências do setor e trocar conhecimentos e experiências.

Venda bem seu peixe

Entrevistas onlines se tornaram comuns com a necessidade de isolamento social, mas é preciso ficar atento para se destacar. Para tal, siga um roteiro de como pretende apresentar seu currículo para facilitar e otimizar o tempo; garanta uma boa conexão com a internet; escolha um local adequado e verifique o melhor enquadramento; pense no visual para causar uma boa impressão; cuidado com o delay, e para evitar o desencontro do áudio, procure falar pausadamente, com calma e segurança.

Tem interesse em aumentar sua renda? Leia também: 

Perdeu o Emprego? Veja 8 Formas de Ganhar Dinheiro

Como Ganhar Renda Extra com o Cartão de Crédito

 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*