Conta Digital: tudo que você precisa saber sobre o assunto

Por: Da Redação em 15/03/2021
Conta digital

Se você não faz ideia do que é uma conta digital, não se preocupe: neste guia iremos explicar tudo o que você precisa saber sobre ela.

Simples de usar e sem muita burocracia, as contas digitais têm conquistado cada vez mais pessoas. Mas, também geram dúvidas se são realmente uma opção vantajosa. Saiba mais sobre o tema a seguir. 

O que é conta digital?

A conta digital é uma conta financeira na qual o usuário pode utilizar todos os serviços de forma virtual, por um site ou aplicativo, sem precisar ir até uma agência.

Ou seja: ela é uma alternativa menos burocráticas, uma vez que é possível abrir uma conta de onde estiver, pelo smartphone, descartando aquela antiga validação de documentos, que era feita de forma presencial.

Em linhas gerais, são características das contas digitais:

  • ausência de tarifas, como a de manutenção de conta;
  • ausência de agência física; 
  • não oferecimento de cheque especial; 
  • movimentações online, por meio de aplicativos;
  • vinculação a fintechs (isto é, não dependem de um banco).

Mas atenção:

bancos convencionais também podem oferecer a seus clientes uma conta digital, o que é o caso, por exemplo, do banco Santander e do Banco Pan, que possuem essa alternativa. 

É sempre gratuito? 

Infelizmente nem toda conta digital é gratuita, mas isso não quer dizer que você pagará valores altos para utilizá-la. Em primeiro lugar, o conceito de conta digital traz uma característica marcante em relação à cobrança de tarifas. Normalmente, elas são isentas e quando cobradas, possuem valor reduzido. 

Se você comparar as taxas de manutenção cobradas por contas convencionais com a assinatura digital, é perceptível a redução. 

Sobre a agência e dígito

Toda conta, seja ela corrente ou poupança, está ligada a uma agência bancária. Os números de identificação para diferenciar uma da outra, chamados de dígito. 

Esse dígito também é conhecido como dígito verificador (DV), dado este fundamental para fazer transações bancárias. Dessa forma, ele é uma espécie de certificado que garante a validade da conta digital.

A agência também é identificada por uma sequência numérica de 4 dígitos. Por isso, cada unidade física possui sua própria sequência. 

Como as contas digitais nem sempre estão ligadas a bancos tradicionais, normalmente, as agências são únicas. Assim, comumente, são identificadas pelos números 0001, indicando que aquela é a primeira agência da instituição. 

Tipos de contas digitais 

A conta digital muda de banco para banco, mas todas seguem um mesmo conceito: facilitar a vida do usuário. Normalmente, as instituições financeiras oferecem serviços diferenciados e algumas vantagens. 

Há ainda os planos de assinatura que diferem uma conta da outra. Esses planos seriam o mesmo que ter uma conta corrente básica, para uma mais exclusiva no mesmo banco. 

Poupança digital e conta social digital

A poupança ou conta social são modalidades de contas que se enquadram no digital, sendo um avanço para os serviços. Trata-se de uma conta simplificada usada pelo Governo Federal para pagar benefícios sociais. 

Esses formatos possuem limitações de saldo e movimentação ao longo do mês. Além disso, são gerenciadas por aplicativo, como qualquer outra conta. 

Mitos e verdades 

Esse formato de conta é relativamente novo, visto que as primeiras começaram a surgir em 2016. De lá pra cá, muitos bancos, inclusive os tradicionais, abriram as portas para o produto, dando mais essa opção ao público.  

Junto à inovação para os usuários, as contas digitais também trouxeram, também, inúmeras dúvidas para as pessoas. Qual sua diferença para uma conta corrente convencional, se são seguras ou se valem a pena são algumas das questões levantadas. 

Pensando nisso, explicamos cada uma das principais dúvidas sobre conta digital a seguir. 

Conta digital & conta corrente

Embora sejam, basicamente, o mesmo serviço, conta digital e corrente possuem suas diferenças. Na verdade, o que difere uma conta da outra é a facilidade entregue pelo formato digital, o que pode ser visto desde a abertura da conta. 

Abertura de conta digital:  O interessado precisa acessar o site/aplicativo da conta e a conta é aberta em alguns cliques, de qualquer lugar e em poucos minutos. 

Abertura de conta corrente: O interessado precisa ir até uma agência, munido de seus documentos. Nesse processo, ele pode passar horas esperando o atendimento em uma fila e ainda aguardar alguns dias para concretizar a abertura.


Conta digital & conta de pagamento

Outra questão que deixa dúvidas é sobre as contas de pagamento, que também diferem de uma conta digital. Em resumo, a conta de pagamento é uma plataforma voltada para empresas, normalmente administrada pelas fintechs, que tem por padrão:

  • realização de operações básicas, como o pagamento de compras em lojas virtuais.
  • função débito, onde o cliente pode utilizar os valores recebidos para outras finalidades. 
  • rendimento automático do dinheiro disponível na conta. 

A principal diferença em relação a uma conta digital é que a conta de pagamento não realiza transações em crédito. 

Há ainda a questão de que as contas podem ser pré ou pós-pagas. Na primeira, o usuário faz depósitos para utilizá-la, enquanto a outra opção ele consome antes, para pagar depois. 

São exemplos de contas de pagamento: 

  • Paypal 
  • Pagseguro 
  • Google Play 
  • Nuconta (Nubank)
  • Mercado Pago 

Conta digital & banco digital

Instituições financeiras que atuam virtualmente são chamadas de bancos digitais. Esse termo é usado porque as empresas prestam serviços de maneira online, como ocorre com as contas digitais. Praticamente todos os serviços que o cliente faz em um banco convencional, também pode ser feito no digital. 

Quanto à conta digital, ela é um produto dos bancos digitais. Da mesma forma que a conta corrente é um serviço oferecido por bancos tradicionais. 

Contas digitais são seguras?

Essa é uma pergunta recorrente, afinal, as contas são praticamente uma novidade para muitos usuários. 

Como as contas são apenas mais um produto bancário, não há por que ter preocupação em relação a elas. 

As transações realizadas nas contas são:

  • práticas;
  • modernas e 
  • amplamente seguras.

Funcionamento das contas digitais 

O grande diferencial de uma conta digital para as opções convencionais está na tecnologia que a acompanha. 

Seu funcionamento é simples e prático, o que torna a rotina do usuário muito mais fácil. 

O que todas as contas têm em comum é a ausência do contato cara a cara que costuma ocorrer nas instituições financeiras. 

Com a conta digital, o usuário tem a liberdade e autonomia para resolver tudo em poucos cliques, usando apenas o celular. 

Serviços oferecidos

Como qualquer conta bancária, na digital você pode ter acesso a diversos serviços, como investimentos e poupanças. 

Tal como as opções tradicionais de conta corrente, nas contas digitais é possível fazer: 

  • depósitos;
  • transferências por TED; 
  • transferências por DOC; 
  • transações via Pix; 
  • pagamento de contas e até receber o seu salário. 

Algumas contas oferecem também: 

  • cartões físicos;
  • cartões virtuais e
  • recarga de celular

Entre as muitas opções disponíveis de conta digital, você irá encontrar algumas que não possuem mensalidade. Porém cobram pequenas taxas em alguns serviços, como os saques, por exemplo. 

Mas, pode ficar tranquilo quanto a isso, porque os valores são bastante acessíveis. Quando falamos em tarifas, logo vem à cabeça os altos preços trabalhados em contas-corrente convencionais. No digital, não é bem assim. 

Como sacar dinheiro de uma conta online?

Esse é um dos poucos serviços bancários que não há outro modo de fazer senão pessoalmente. Mas, em um serviço amplamente digital, onde algumas instituições não possuem agências físicas, como isso é feito? 

Os saques, como diversos serviços ligados a essas contas, são realizados de maneira simples e muito tranquila. Você pode utilizar os caixas eletrônicos da rede Banco24Horas que, normalmente, ficam localizados em pontos comerciais. 

Dependendo do banco, também é possível fazer os saques direto na agência. É o caso da conta Next, um produto do Bradesco e os clientes podem utilizar as agências físicas para retirada de valores.

Como depositar dinheiro em uma conta online?

Assim como os saques, depósitos também são feitos presencialmente e isso gera dúvidas nos usuários. 

A grande maioria dos bancos e fintechs adotam um sistema prático para os depósitos: o uso de boletos bancários. 

No caso, o usuário gera um boleto no valor que deseja depositar pelo aplicativo e o paga para ter o dinheiro na conta. Leva em média 3 dias úteis para o boleto ser compensado, mas pode ser menor o período. 

Diferente de TED e DOC, o depósito dificilmente entrará na conta no mesmo dia, o que pode ser uma desvantagem. 

Além do depósito via boleto, a conta digital também pode apresentar outros formatos para o serviço, dependendo do banco que a administra. 

Como abrir e cancelar uma conta digital

O processo de abertura e cancelamento da conta digital é simplificado, como tudo que envolve o formato. 

Documentos necessários

Isso irá depender do tipo de conta digital que você tem interesse. Basicamente, as contas solicitam:

  • documento de identidade;
  • CPF;
  • comprovante de endereço e 
  • selfie.

Em algumas opções, não há consulta do CPF em órgãos de proteção ao crédito.

Sendo assim, cada conta pedirá ao interessado algo diferente. Mas, no geral, o processo é simples e rápido. 

Quem pode ter uma conta digital?

Qualquer pessoa pode ter uma conta digital, até porque a opção não tem tanta burocracia como ocorre nas contas tradicionais. 

Algumas pedem que o interessado tenha a partir de 18 anos, enquanto outras não. Ou seja: a conta digital pode ser aberta para quem é menor de idade. Outro ponto são as restrições no nome e o score baixo, que podem ser cobrados. 

Conta jurídica digital

Caso você esteja na figura de pessoa jurídica e queira administrar sua empresa por meio de uma conta digital, também é possível. 

As contas não são restritas apenas a pessoas físicas e permitem a abertura por parte de empresas. Em alguns casos, o foco é no público microempreendedor individual (MEI). 

Como saber se a conta foi aberta?

A forma de confirmação da abertura da conta ocorre, basicamente, de duas formas: 

  • por aplicativo e 
  • por e-mail. 

Cancelamento da conta 

Assim como a solicitação, o cancelamento da conta pode ser feito (na maioria das vezes) por aplicativo ou diretamente pelo site. Algumas contas possuem canais de atendimento por telefone para essa finalidade. 

Os documentos necessários para o cancelamento são praticamente os mesmos usados na abertura, isto é, RG e CPF, além dos dados da conta. 

Onde posso criar uma conta digital?

Você pode criar a sua conta digital através de aplicativos ou via internet, no site dos próprios bancos. Para te ajudar nessa escolha, separamos as principais opções disponíveis no mercado. 

Contas digitais oferecidas por bancos 

Veja algumas opções para quem procura uma conta administrada por um banco: 

  • Next
  • Original 
  • Agibank 
  • Inter 
  • Superdigital
  • C6 Bank 
  • BS2 
  • PAN 
  • Santander Digital

Contas digitais oferecidas por fintechs

Veja algumas opções para quem procura uma conta administrada por fintechs:

  • Neon
  • GuiaBolso
  • PicPay

Contas digitais oferecidas por grandes lojas

Veja algumas opções para quem procura uma conta administrada por uma loja: 

  • banQi (Lojas Casas Bahia)
  • Soudigi+ (Loja Renner) 
  • Caucau Pay (Loja Cacau Show) 
  • Lojas Pernambucanas 

Por que abrir uma conta digital?

Como você pode ver, a conta digital é uma opção segura e completa para os clientes. Por isso, não faltam razões para abrir a sua. 

A premissa das contas é facilitar as transações bancárias, tendo a tecnologia como aliada nessa missão. 

Com isso, o cliente só ganha ao migrar para uma conta digital e alguns pontos se destacam:

  • redução de tarifas repassadas ao consumidor que paga valores acessíveis quando há cobrança;
  • isenção das taxas de manutenção da conta e alguns serviços também isentos, como o cartão de crédito;
  • facilidade nas transações que podem ser feitas via aplicativo em poucos cliques de qualquer lugar do mundo;
  • foco total na experiência e satisfação do usuário.

Em resumo, a conta digital traz para o usuário praticidade, economia e segurança em serviços bastante completos. Além disso, ela pode facilitar a aprovação de empréstimos e cartões de crédito. 

E tem mais: em alguns casos, a conta digital pode se transformar em mais dinheiro no seu bolso.

Como ganhar dinheiro com uma conta digital

Ganhar dinheiro por meio da sua conta digital é outro ponto interessante que envolve esse universo. Alguns bancos trabalham com o rendimento dos valores disponíveis na conta, rendendo todos os dias. E há ainda a alternativa de investir seu dinheiro e fazê-lo render ainda mais. 

O mais interessante é que você não precisa aplicar valores altos para ter retorno. Pode iniciar investindo uma quantia mínima e continuar aplicando sempre que desejar.

Atenção: a rentabilidade da conta digital, normalmente, ocorre de forma diária. No caso, o usuário recebe um valor em cima do dinheiro disponível em sua conta. Assim, quanto mais dinheiro ele mantém ali, mais ganhos pode ter ao longo do mês. 

Como escolher uma conta digital? 

A escolha da conta digital é um processo de pesquisa e avaliação. Isso é necessário para entender o que aquela conta oferece e como ela pode atender suas demandas

Outro ponto que é de grande importância é estudar as tarifas e limites de cada conta. Embora algumas não tenham cobrança de taxa de manutenção da conta, ela pode cobrar por outros serviços. 

Por isso, pesquise sobre a conta, quem a administra, qual sua reputação no mercado e o como o público a avalia. Veja também o que aquela opção oferece, quais garantias e produtos estão atrelados a ela. 

Ficou com alguma dúvida? Escreva para a gente nos comentários. 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*