O Que é Independência Financeira?

Por: Da Redação em 11/06/2019

Mesmo com tantas pessoas já sabendo o que é e sonhando com essa conquista da independência financeira, nunca se ouviu falar tanto sobre esse assunto nos últimos tempos. É um termo que tem ficado conhecido e procurado após altos e baixos nas finanças do país e claro, o caos na previdência.

Você provavelmente já sonhou com esse termo mesmo sem saber o que realmente significa. E hoje, vamos te contar o que é a independência financeira e te dar algumas dicas de como alcançá-la. Temos certeza que você terá uma nova visão sobre como usar e investir seu dinheiro.

O que é a independência financeira?

Bom, para começar, vamos a um significado básico. Independência financeira é nada mais nada menos que você ter a tranquilidade de não precisar mais da receita do seu trabalho para suprir o seu padrão de vida atual. Mas preste atenção, estamos falando sobre não PRECISAR trabalhar com o que o você trabalha atualmente e não simplesmente ficar atoa da vida gastando dinheiro. Enfim, vamos te explicar melhor e você vai entender tudinho!

Liberdade

Podemos dizer que a independência financeira é você ter a liberdade de trabalhar e investir tempo no que realmente gosta de fazer sem se preocupar com um salário para manter sua família.

Usamos esse termo liberdade como um sinônimo para a independência, afinal, poder fazer o que quiser e na hora que quiser sem preocupações é pura liberdade, não é mesmo?

Porque eu preciso ter essa tal independência financeira?

Nesse momento, você deve estar se perguntando: Porque eu preciso ter essa tal independência financeira? E claro, já te voltamos outra pergunta para começar a te responder: Quais são seus objetivos financeiros a longo prazo?

A respostas mais comuns são comprar um imóvel, comprar carro novo e viajar com a família 1 vez no ano. Mas com essas respostas muitas pessoas não se tocaram que passarão sua vida trabalhando muito e às vezes até trabalhando em uma área que não gostam só para pagar financiamentos de imóveis e parcelas de viagens. Não que isso não seja importante, mas a independência financeira pode te permitir viver sua vida bem melhor sem ficar preocupado apenas com as inúmeras dívidas e sim com fazer o que quiser com tranquilidade nas contas.

Respondendo então a pergunta, você precisa ter independência financeira para realizar o que você gostaria de fazer se o dinheiro não fosse problema. Ela te permite fazer o que ama, dedicar seu tempo para as coisas que realmente importa e viver sem muitas preocupações, até porque, o dinheiro não pode se tornar seu pesadelo!

Independência financeira é o mesmo que aposentadoria?

Essa é mais uma pergunta que pode estar se passando pela sua cabeça e queremos te informar que sim, podemos dizer que é praticamente a mesma coisa.

O termo aposentadoria nos remete a algo distante, na velhice e na invalidez. Mas quando falamos de independência financeira, estamos falando de algo o mais próximo possível, independente da sua idade. Basta correr atrás para alcançá-la e não esperar a melhor idade.

Uma boa dica para ter sua independência é começar a investir seu dinheiro, não sabe como? Aqui te ajudamos.

Como alcançar a independência financeira?

Alcançar a independência financeira depende de você mesmo.

O primeiro passo, claro, é ter desde já uma organização das suas finanças. Quite as dívidas e controle os gastos para conseguir enxergar seu orçamento atual!  Em família, coloque os objetivos para o futuro no papel e se preparem para economizar e investir naquilo em que realmente dê retorno.  Traçar as metas é algo importantíssimo, então de acordo com o padrão de vida atual, faça as contas do quanto precisam ter de retorno dos investimentos e dinheiro guardado para se manterem sem precisar trabalhar tanto.

Se você for aplicado e focado, com certeza terá um retorno excelente e poderá viver independente financeiramente.

E aí, preparado para correr atrás da sua independência? Temos certeza que o você do futuro agradecerá o você de hoje por essa decisão.

Caso você precise de ajuda para organizar suas finanças aqui temos algumas dicas.

Tenha uma ótima independência!

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*