Seu Orçamento Familiar em Dia com Essas 5 Dicas

Controle o orçamento do lar

Por: Da Redação em 09/06/2019 - 15h35

Ter uma poupança é algo que não está presente na vida da maioria dos brasileiros. O orçamento familiar fica cada vez mais apertado, os gastos cada vez mais altos e o controle de tudo isso: ZERO!

Mesmo atolado em dívidas e confuso nas contas, sabemos que toda família tem sonhos que envolvem a área financeira e queremos te dizer hoje que existe uma esperança e que é possível colocar seu orçamento familiar em dia! Ter uma organização financeira e colocar seu dinheiro onde deve colocar é o ideal para sua segurança e de sua família.

Separamos abaixo 5 dicas para te ajudar a colocar seu orçamento familiar em dia. Confira e chame sua família para começar hoje mesmo!

1- Análise

Antes de tudo, quando falamos em família, falamos de você estabelecer isso com ela, claro, e não sozinho. Essa análise é feita com todos os valores de entrada financeira de cada integrante, para que todos possam contribuir e economizar juntos.  Coloque em planilhas ou em um papel os problemas enfrentados, dívidas, as despesas, as entradas e o que podem mudar juntos. Fazer essa análise faz com que você tenha um panorama geral da sua situação financeira, que é um primeiro passo fundamental.

Liste:  Despesas fixas (aluguel, água, luz, telefone), despesas variáveis (passeios, presentes, imprevistos), receitas fixas (salário, aposentadoria e etc), receitas variáveis (freelances, comissões, bônus).

2- Necessidades x Vontades

Com o passar do tempo essas duas palavrinhas acima se misturam em nossa vida financeira, não é mesmo?
Passamos a tratar as vontades como necessidades e quando vemos, nosso orçamento fica estourado sem ter verba destinada para o que realmente é necessário. Coloque na ponta do lápis todas as vontades e necessidades como família e separe-as em 3 colunas: As de curto prazo (até 1 ano), médio (entre 1 a 3 anos) e longo prazo (acima de 3 anos).

Fazer essa separação faz com que sua família alcance objetivos e tenha metas.
Um exemplo para aplicar em suas anotações:

Necessidade:

– Pagar cheque especial (Curto prazo)
– Conserto do carro (Curto prazo)


Vontade:

– Viagem de férias (médio prazo)
– Comprar um imóvel (longo prazo)

3-  Economia

Após seguir os dois primeiros passos, sua família já consegue enxergar o que precisa ser mudado e o que precisam economizar juntos para alcançar as metas. De acordo com os prazos definidos (curto, médio e longo), façam uma estimativa simples, sem calcular juros mesmo, pra ter um norte do que precisam para pagar e poupar.

Exemplo: A meta a longo prazo é comprar um imóvel. O custo é de R$300.000. Se dividirmos por 5 anos, temos o valor estimado de R$5.000,00 que deverá ser economizado mensalmente para atingir a meta. Essa divisão deverá ser feita com qualquer valor das metas traçadas.

4- Entenda seu orçamento

Para entender seu orçamento faça a seguinte pergunta: O valor mensal a economizar para alcançar as metas é muito alto para sua família? Então priorize as mais importantes e tente abrir mão de prazos para as outras, por exemplo, viajar em 3 anos e não em 2 anos como o desejado. Abaixo listamos alguns outros pontos que precisam ser considerados:

– Tenha uma reserva de emergência: Aconselhamos a ter uma reserva de emergência de 6 meses de sua renda. Imprevistos podem acontecer e você precisa estar preparado para eles.

– Dívidas: Elas precisam ser a prioridade da família. Se organizem para quitá-las o mais rápido possível e viva longe dos juros para terceiros.

– Aposentadoria: Lembre-se que a idade chega pra todo mundo e você no futuro agradecerá o você do presente por ter feito uma reserva para a tranquilidade da melhor idade!

5- Reavaliação

Esse último ponto é essencial para que tudo sempre funcione bem. Reavalie suas metas periodicamente! Essa reavaliação é até mais importante do que traçar as metas na primeira vez. Comemore em família o que já foi conquistado e resolvido e sempre atualize as planilhas e documentos para a organização financeira. Essa avaliação é um incentivo para melhorar sempre! Coloquem na balança as estratégias que funcionaram e as que não pretendem repetir por falta de resultados.

Viu que não é tão difícil assim?

Dessa forma, sua família alcançará muitas metas e realizações de sonhos. Se organize e não deixe o dinheiro ser empecilho para conquistar os objetivos e sim um degrau para eles!

 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*