Orçamento pessoal: como fazer o seu em 2024?

Confira dicas de como elaborar um orçamento pessoal e começar o ano de 2024 sem dívidas e com dinheiro no bolso!

Por: Gustavo Marlieri em 11/12/2023
uma mulher sorrindo enquanto olha para um computador e elabora seu orçamento pessoal

Em um mundo dominado pelas incertezas econômicas, saber como elaborar um bom orçamento pessoal é mais do que uma habilidade – é uma necessidade.

O ano de 2024 está chegando e, com ele, surgem também novos desafios e oportunidades financeiras. Assim, saber como gerir nossas finanças de maneira eficaz pode ser o primeiro passo para um futuro mais estável e próspero.

Se você está em busca de informações sobre como elaborar um orçamento pessoal em 2024, está no lugar certo. Neste artigo, vamos explicar em detalhes como fazer isso e mostrar que pode ser mais simples do que você imagina.

Preparados para embarcar nessa jornada de conhecimento? Então, venha conosco e não deixe de ler até o final.

O que é o orçamento pessoal? Entenda de uma vez por todas

O orçamento pessoal é, em essência um tipo de plano financeiro, em que você detalha as suas receitas e despesas ao longo de um período.

Pense nele como se fosse uma espécie de mapa, em que você se orienta antes de realizar gastos, o que ajuda a entender para onde o seu dinheiro está indo e como ele pode ser mais bem utilizado.

Um bom orçamento pessoal é capaz de garantir a você algumas compreensões importantes, tais como:

  • Maior clareza sobre as suas receitas e despesas;
  • Melhor controle sobre os seus gastos;
  • Menor risco de endividamento;
  • Possibilidade de criar uma reserva financeira;
  • Maior empoderamento de suas decisões financeiras;
  • Priorização daquilo que é mais importante para você;
  • Maior facilidade de lidar com imprevistos.

Ou seja, um orçamento pessoal é mais do que uma simples planilha, em que você anota as suas despesas e receitas. É um plano de vida e o primeiro passo crítico em sua jornada financeira.

Saber como estruturar esse orçamento permite que você possa se planejar para realizar seus sonhos ou lidar com situações inesperadas com mais tranquilidade.

Qual a importância de um orçamento pessoal em 2024?

Se o ano de 2023 nos ensinou algo, é que a estabilidade econômica é um terreno em constante mudança.

Trocas de governo, pandemias, guerras, crises e outros eventos podem ter um grande impacto em nossas finanças, e temos que nos preparar para enfrentá-los da melhor maneira possível.

Se você não tem o costume de elaborar um orçamento pessoal e financeiro, saiba que essa é uma necessidade para quem navega nas águas da economia moderna.

Nesse sentido, o orçamento pessoal é uma ferramenta poderosa, capaz de permitir que você gerencie seus recursos com inteligência.

Com ele, você não apenas evita dívidas desnecessárias, mas economiza para emergências e, mais importante, traça planos para alcançar suas metas financeiras.

E você sabia que o controle financeiro tem uma forte ligação com a nossa saúde emocional? Confira tudo neste vídeo disponível no canal do Plusdin no YouTube:

As principais ferramentas para elaboração de um orçamento pessoal

Em um mundo cada vez mais digital, elaborar e gerenciar um orçamento pessoal tem se tornado uma tarefa cada vez mais acessível e eficiente.

Hoje em dia, uma variedade de aplicativos e ferramentas de controle financeiro estão disponíveis, inclusive gratuitamente.

Esses recursos tecnológicos são verdadeiros aliados na organização e otimização de nossas finanças, tornando esse controle mais simples, pois é feito direto na tela do smartphone.

Aplicativos como o Minhas Economias, Organizze e Minhas Finanças podem ser muito úteis para elaborar o seu orçamento pessoal.

No entanto, há quem ainda prefira contar com a boa e velha Planilha de Gastos, que você pode conhecer melhor e baixar um modelo conferindo este artigo.

Além de monitorar as finanças diárias, tanto a planilha quanto os aplicativos podem ser utilizados para estabelecer metas financeiras e acompanhar o seu progresso em direção a elas.

Dessa forma, você pode traçar objetivos de longo, médio e curto prazos, como economizar para uma viagem, adquirir um eletrodoméstico ou mesmo garantir a sua aposentadoria.

O fato é que, ao usar essas ferramentas diariamente, você não só simplifica a administração do seu dinheiro, mas, também, desenvolve hábitos financeiros mais saudáveis.

Isso porque a consistência na elaboração e atualização do orçamento pessoal pode levar a uma melhoria significativa de sua saúde financeira.

Portanto, se você ainda não faz o uso dessas ferramentas, saiba que 2024 pode ser o ano ideal para começar.

Com a ajuda da tecnologia, o seu orçamento pessoal pode se tornar mais claro, controlado e, acima de tudo, ser o primeiro passo em direção à liberdade financeira!

Orçamento pessoal passo a passo: dicas de como montar o seu

Ao elaborar o seu orçamento pessoal para 2024, você pode seguir alguns passos que permitem ter sucesso nessa jornada. A seguir, vamos apontar o melhor caminho para você começar.

1. Calcule as suas receitas

Um dos principais objetivos de um orçamento pessoal é impedir que você gaste mais do que ganha.

Nesse sentido, saber o valor de sua receita mensal é um passo importante para a elaboração desse planejamento.

Comece levantando tudo o que coloca dinheiro no seu bolso, como:

  • Salário;
  • Renda extra;
  • Rendimentos de aplicações financeiras;
  • Valores recebidos a título de aluguel;
  • Bonificações em dinheiro etc.

Lembre-se de registrar tudo em seu aplicativo ou planilha de gastos, inclusive valores que você não recebe com frequência, como férias e 13º salário.

2. Liste os seus gastos mensais

Uma das etapas mais importantes do orçamento pessoal consiste em reunir e listar todas as suas despesas fixas e variáveis.

Essa é uma tarefa que deve ser feita com total atenção, pois esquecer uma despesa pode atrapalhar todo o seu planejamento.

Aqui, você deve dividir as despesas da seguinte maneira:

  • Gastos fixos: são aqueles que você precisa pagar todos os meses e que não mudam com frequência, como é o caso do aluguel, mensalidades, assinaturas, prestações de financiamentos etc.
  • Gastos variáveis: são aquelas contas que podem mudar de um mês para outro em razão de uma série de fatores, tais como alimentação, transporte, contas de consumo, vestuário, lazer, medicamentos etc.

Algo que também é muito importante destacar é a existência daquelas pequenas despesas, quase invisíveis no nosso dia a dia.

Isso pode incluir compras no delivery, compras de itens dentro de jogos eletrônicos, gastos com presentes etc. Tudo isso deve constar de seu controle financeiro.

3. Defina os limites de gastos por categoria

Agora que você já sabe quais são todas as suas receitas e despesas mensais, chega a hora de começar a planejar o seu orçamento pessoal efetivamente.

Nesse momento, você deve analisar quanto recebe mensalmente e separar esse dinheiro em três categorias:

  • Gastos fixos,
  • Gastos variáveis; e
  • Reserva financeira.

Para isso, você pode usar a regra do 50-30-20, que consiste em reservar 50% de sua renda para os gastos fixos, 30% para os gastos variáveis e 20% para investimentos ou reserva financeira.

No entanto, você pode personalizar essa regra da maneira que for mais compatível com a sua realidade.

4. Acompanhe o seu orçamento diariamente

Uma das principais formas de garantir que o seu orçamento pessoal não saia dos trilhos é o acompanhamento constante.

Dessa forma, volte com frequência ao seu aplicativo de controle financeiro ou planilha de gastos para verificar se tudo está ocorrendo conforme o planejado.

Caso perceba em algum momento que está gastando mais do que o planejado, tente cortar gastos supérfluos o mais rapidamente possível.

Assim, aos poucos você ganha prática e consegue manter tudo nos trilhos, com o máximo de eficiência.

Perguntas frequentes

O que é um orçamento pessoal?

O orçamento pessoal é uma ferramenta de controle financeiro que permite ter um maior controle sobre suas receitas e despesas. Ele geralmente é feito usando uma planilha ou um aplicativo, em que você registra seus proventos, gastos fixos e gastos variáveis.

Como elaborar um orçamento pessoal?

Comece listando todas as suas receitas e despesas. Em seguida, separe as despesas em gastos fixos e gastos variáveis. Analise as despesas e procure por gastos que podem ser cortados. Faça planos e crie meta de curto, médio e longo prazos. Lembre-se de acompanhar o planejamento com frequência.

Quais itens devem compor um orçamento pessoal?

Um orçamento pessoal deve conter basicamente um detalhamento das receitas e despesas de uma pessoa. As despesas podem ser divididas em categorias (gastos fixos e gastos variáveis). Além disso, é importante definir metas claras e deixar um valor reservado para eventuais imprevistos.

O que é a regra dos 50-30-20?

A regra 50-30-20 é muito utilizada no controle de gastos e diz que devemos dividir o nosso orçamento em três partes: 50% para as despesas fixas, 30% para as despesas variáveis e 20% para investimentos/reserva financeira. Trata-se de uma técnica muito eficiente e que funciona para a maioria das pessoas.

Quais as vantagens de ter um orçamento pessoal?

Ter um orçamento pessoal bem definido nos ajuda a evitar problemas como o endividamento e ter uma vida financeira mais segura e equilibrada. Além disso, ele nos permite realizar nossos sonhos, como fazer uma viagem, trocar de carro ou mesmo comprar uma casa. Isso porque as decisões financeiras tornam-se mais acertadas e eficientes com ele.

E você, está pronto para começar a elaborar o seu orçamento pessoal? Então, é hora de começar a trabalhar para garantir um futuro financeiro mais seguro e próspero!