Os Segredos Para Usar o Cartão de Crédito ao Seu Favor

O Cartão de crédito pode ser o seu grande aliado para melhorar sua vida financeira.

Por: Da Redação em 22/10/2018
Os Segredos Para Usar o Cartão de Crédito ao Seu Favor

Considerado um vilão por muitas pessoas, o cartão de crédito tem muitos benefícios e pode ser bastante útil para quem sabe usa-lo de forma consciente. O cartão de crédito pode ser um bom aliado, principalmente em momentos de crises financeiras. Mas como todos os gastos do orçamento tem que ser usado como um planejamento, inteligência e bom senso.

Elabore um planejamento financeiro

É a melhor forma de não comprar por impulso e sem precisão. Pesquise, compare todos os preços, procure saber sobre parcelamento. Assim quando a fatura chegar não faltará dinheiro para efetuar o pagamento total da fatura evitando os terríveis juros. Por isso é preciso ter um bom planejamento, ou seja, saber o quanto você pode chegar a gastar e ter a total certeza de que terá o dinheiro para pagar. Mas, infelizmente esta opção só esta disponível para pessoas que possuem uma renda fixa e não sofre variações. Caso contrário o recurso que poderia ser uma forma de ajuda pode se tornar uma dor de cabeça futuramente.

Estabeleça um limite para o cartão de crédito

O limite do cartão de crédito é um fator muito importante no controle dos gastos, portanto no momento de solicitar um cartão de crédito não extrapole. A soma dos limites de todos os seus cartões devem corresponder no mínimo 50% da sua renda. Isso evitará a tentação de fazer contas que não pode pagar. Se você já possui alguns cartões que passam deste limite, peça para quem cuida do seu cartão de crédito que reduza um pouco do seu limite.

Priorize cartões sem anuidade

O uso do cartão de crédito quase sempre vê cobrando as taxas altas de anuidade que pesam muito no nosso bolso. A anuidade é uma cobrança anual do banco baseada no serviço prestado. As taxas de anuidade variam bastante, isto depende muito da categoria que o cartão de crédito se encontra, do limite dele, do serviço que ele presta e da renda mensal do cliente.

Obs: estas métricas podem exigir outros aspectos. Portanto é sempre possível fugir dessa taxa em duas situações:

  • Negocie a anuidade, sempre direto com a sua operadora de cartão de crédito, isto só vai aplicar caso você já tenha um cartão de crédito que cobre anuidade.
  •  Opte por um cartão de crédito sem anuidade. Há muitas alternativas de cartões de crédito disponíveis no mercado que não cobram anuidade. Pesquise e contrate um que não vá gastar seu dinheiro anualmente.

Nunca pague o mínimo

As bandeiras de cartão de crédito oferecem ao usuário a possibilidade de pagar apenas uma parte da fatura em vez de pagar o valor total. Esta é uma das grandes armadilhas das operadoras no uso do cartão de crédito, pois acaba prendendo a pessoa a dívidas por muito tempo. Afinal, com o pagamento mínimo os juros só vão aumentando cada dia mais.

Parcele compras de grande valor

Sempre que possível escolha pagar á vista. Além de ficar mais claro o quanto você gastou e o quanto vai precisar pagar, é uma forma de não comprometer o limite do seu cartão de crédito. É claro que parcelar uma compra no valor alto não é errado, é uma flexibilidade para quem não pode pagar á vista no momento. Porém para não se perder com os gastos no cartão de crédito não enxergue apenas as parcelas, mas sim as compras como todo.

Não atrase o pagamento

Pode parecer básico e simples o que vou dizer, mas é o primeiro problema de pessoas que acumulam uma dívida e acabam ficando presas a elas por muito tempo. As bandeiras de cartão de crédito que lucram e se mantém em negócios é graças ao que é faturado junto com os juros de quem deve para elas. Sempre tenha em mente qual é a data de vencimento e o seu pagamento de fatura e nunca deixe que ela atrase.

Escolha o melhor dia do vencimento

Negocie com a operadora a melhor data de vencimento do cartão de crédito para evitar surpresas desagradáveis. O ideal é que a data seja perto do dia do seu pagamento, assim terá dinheiro para efetuar o pagamento da sua fatura.

Compras depois do fechamento da fatura

Sempre se informe quando que a operadora de cartão fecha a sua fatura. Normalmente o fechamento ocorre no prazo de cinco a dez dias antes do vencimento da fatura.

O grande segredo para utilizar o cartão de crédito ao seu favor é sempre ter bom senso, ou seja, evite as atitudes irresponsáveis como deixar a fatura ficar muito alta, pagar somente o mínimo ou deixar acumular juros muito caros.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*