Pagamento à Vista é Sempre a Melhor Opção?

Por: Eveline Miranda em 16/09/2019 - 14h31

Quem nunca caiu nesse clássico dilema ao decidir fazer uma compra? Compro à vista ou a prazo? Provavelmente todo mundo já passou por isso alguma vez na vida. A verdade é que responder essa pergunta pode ser muito relativo e exige uma análise detalhada, por isso vamos te trazer aqui prós e contras para você saber se o pagamento à vista é sempre a melhor opção ou não.

Vantagens do pagamento à vista

A verdade é que embora seja muito relativo existem algumas situações em que o pagamento a vista é mais vantajoso, essas são:

– Quando existe a possibilidade de negociação – Essa é uma situação típica onde vale muito a pena pagar à vista, já que existe a possibilidade de pagar menos até mesmo do que o desconto prévio (aquele de 10%) que já existe para pagamentos à vista. Os vendedores de lojas físicas geralmente não farão uma negociação com você se não for no dinheiro, por isso se pretende negociar esteja prevenido.

– Não comprometer o orçamento – É fato que nem sempre é possível pagar à vista, isso depende principalmente de você ter o dinheiro naquele momento ou não. Se tiver essa opção e se seu amanhã for um pouco incerto (talvez seja autônomo por exemplo ou trabalhe por comissão) é melhor pagar na hora, isso evita que você tenha dívidas acumuladas e se descontrole posteriormente.

– Quando vai fazer compras online e o valor à vista é bem melhor do que o parcelado – Comprar no boleto à vista costuma oferecer um desconto a mais, esse desconto a mais também é oferecido geralmente em uma vez no cartão, além disso alguns programas oferecem um grande cashback nas compras à vista, se esse for o caso costuma valer a pena. Agora é óbvio que se o preço à vista ou parcelado for o mesmo, não existirem vantagens como um maior cashback e você possuir um bom controle financeiro não existem motivos para não dividir a compra.

Desvantagens do pagamento à vista

Existem algumas desvantagens em pagar à vista e exemplos disso são:

– Quando vai atrapalhar suas finanças – Seja para despesas pessoais ou empresariais comprar à vista sempre é vantajoso quando não vai atrapalhar suas finanças, isso porque você dispõe do dinheiro agora para talvez precisar dele dali uns dias e possivelmente ter que recorrer até mesmo a um empréstimo, o que sairia muito mais caro. Por isso se você for optar por pagar à vista assegure-se de que não precisará do dinheiro amanhã ou depois.

– Quando você pode ter um alto rendimento de outra forma com o dinheiro que iria gastar de uma vez – Pense bem, se você parcela sua compra à vista, dispõe do dinheiro todo de uma vez e faz uma compra alta, pode estar perdendo os rendimentos de uma boa aplicação, principalmente se seu cartão não cobra anuidade ou taxas, se você vai pagar o mesmo preço à vista ou em 12 vezes por exemplo e ainda se o valor da parcela não vai descontrolar suas finanças.

– Quando o desconto à vista é só no boleto – Veja bem, não estamos dizendo que comprar no boleto não compensa, mas comprar no cartão tem lá suas vantagens, programas de pontos e recompensas por exemplo, por isso se o produto tiver um desconto muito pequeno à vista e for só no boleto, esses programas podem te render mais, além disso a compra principalmente online através do cartão de crédito é muito mais segura.

É preciso analisar cada situação

Cada situação tem suas particularidades, por isso é preciso analisar cada uma delas. Quando você decidir comprar algo o primeiro passo para não entrar em uma situação difícil é ver qual a real necessidade daquele produto que você está pensando em adquirir é claro. Afinal à vista ou a prazo comprar algo sem necessidade é sempre um prejuízo.

Algo importante também é ver a sua situação de um ponto de vista bem claro, pare de romantizar as compras, o dinheiro para pagá-las é fruto de muito suor e trabalho. Veja como anda sua saúde financeira, se ela te permite uma compra à vista ou não e se mesmo a compra a prazo não vai ser algo impossível no momento.

O que não chega a ser uma vantagem do pagamento à vista mas é algo a se pensar é que como você vai ter que dispor daquele dinheiro naquele momento, as chances de comprar algo sem extrema necessidade são menores, afinal sabemos que é fácil se sentir atraído por promoções, vendas casadas ou para aproveitar o frete e pensar:” Ah mas vai dar tão pouquinho por mês”.

A dica mais valiosa é: Coloque tudo na ponta do lápis sempre! Essa dica vale não só para tomar decisões de compra, mas para qualquer controle financeiro na vida, pois permite uma maior consciência do que entra e do que sai evitando o endividamento.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*