Pagar No Débito Ou No Crédito, Qual Vale Mais a Pena?

Por: Da Redação em 09/02/2021

Toda vez que você vai fazer uma compra o vendedor te pergunta: “crédito ou débito?”. Geralmente, a resposta é automática e não muito bem pensada. Porém, é importante você saber exatamente o que está fazendo para ter uma vida financeira saudável e estável.

O pagamento pelo cartão, seja crédito ou débito, é uma das formas mais frequentes atualmente. E ambas possuem suas vantagens e desvantagens. Acompanhe esse post para saber qual método de pagamento deve ser feito em cada situação.

Como funciona o cartão de crédito?

O cartão de crédito funciona como se fosse um empréstimo que o banco oferece, o qual deve ser pago em um prazo máximo de 40 dias. O valor a ser emprestado varia de acordo com o limite que é liberado pelo credor e este, por sua vez, vai depender da análise de crédito.

Além disso, o cartão de crédito permite parcelamento das compra, porém, dependendo, pode haver juros adicionais. E, caso não haja o pagamento da fatura ou pagamento parcial, há cobrança de juros e multa sobre o valor devido.

Melhores situações para se usar o cartão de crédito

Compras maiores

Como o cartão de crédito permite o parcelamento das compras, ele se torna um ótimo aliado para conseguir produtos ou serviços de valores mais elevados, como eletrodomésticos e passagens aéreas. Mas, fique atento se não estão cobrando juros por causa do parcelamento e tenha certeza que poderá honrar com o compromisso de pagar as parcelas mensalmente.

Compras internacionais

A maioria dos cartões de crédito têm função internacional, basta conferir com o seu banco se está habilitada e verificar as taxas que possam ser cobradas.

Programas de pontos

Alguns cartões de crédito possuem programas que oferecem uma variedade de benefícios, como milhas, produtos ou serviços exclusivos. Normalmente, quanto mais gasta, mais acumula pontos e é através deles que é possível conseguir a maioria dos benefícios. Nesse contexto, se souber usar o cartão de crédito de forma inteligente, conseguirá aproveitar esses privilégios.

Planejar o orçamento

Você pode fazer um bom planejamento financeiro se acompanhar cuidadosamente todos os seus gastos usando a fatura mensal. Você poderá reduzir e adequá-los de acordo com os seus objetivos.

Como funciona o cartão de débito?

O cartão de débito faz com que o dinheiro seja transferido instantaneamente para a conta do estabelecimento. O saldo disponível vai depender do valor que é depositado na conta e, caso não tenha saldo suficiente, a transação não é efetivada.

Habitualmente, não é exigido taxas de manutenção, mas há bancos que cobram. Dessa forma, funciona como dinheiro vivo, mas sem os riscos de perda ou roubo.

Melhores situações para se usar o cartão de débito

Compras do dia a dia

Se você ainda não conseguiu ter um bom planejamento financeiro é melhor utilizar a função débito. Somente assim você conseguirá evitar gastos desnecessários, já que conta apenas com o dinheiro disponível naquele momento – a não ser que tenha cheque especial, nesse caso tome cuidado. Além disso, não precisa se preocupar em pagar aquele produto no outro mês, visto que não fez nenhuma dívida parcelada.

Descontos

É muito comum encontrar estabelecimentos que dão desconto em pagamentos à vista ou cobram juros caso haja parcelamento. Nesse caso, não se esqueça de perguntar ao vendedor e opte por pagar com o cartão de débito.

Evitar andar com dinheiro

Cada dia está mais perigoso andar com dinheiro. Desse modo, o melhor método é usar o cartão de de débito e em caso de perda ou roubo, é só bloquear o cartão que o seu dinheiro estará seguro.

Sacar dinheiro

Imagine que você precise do dinheiro em espécie pois o estabelecimento não aceita cartão. A melhor forma de sacar dinheiro é pelo cartão de débito. Isso porque pode ser cobrado uma taxa se o saque for feito pelo crédito. Além disso, se estiver no exterior essa é uma das formas de obter a moeda local. Mas, se informe antes, porque nesse caso pode ser que seja cobrada uma taxa.

Pagar contas e boletos

Os bancos e instituições financeiras costumam cobrar taxas em pagamentos de contas e boletos caso sejam feitos pelo cartão de crédito. Nesse contexto, o melhor a se fazer é colocar as contas em débito automático, assim você sempre fica em dia com suas contas sem pagar nenhuma taxa.

Como pôde ver, cada situação exige um método de pagamento. Agora que você já conhece as melhores formas de usar o cartão de crédito e de débito, faça boas escolhas e tenha uma vida financeira estável e saudável.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*