Parcelamento de fatura do cartão de crédito: tudo o que você precisa saber

Por: Pamela Gaudio em 07/02/2024
uma mulher usando calculadora para parcelar a fatura do cartão de crédito

Muitas pessoas usam o cartão de crédito rotineiramente, seja para fazer grandes ou pequenas compras, à vista ou de forma parcelada.

Independente do uso, o cartão de crédito é uma ferramenta de pagamento muito utilizada. Porém, é preciso ter muito cuidado ao fazer uso dela.

Isso porque, em alguns momentos, você pode enfrentar complicações financeiras ao fazer uso do cartão.

Imprevistos podem acontecer e, de repente, você percebe que não conseguirá pagar o total da fatura.

Nesse momento, muitas pessoas recorrem ao pagamento do valor mínimo da fatura.

Essa só é uma alternativa viável, se você sabe que no mês seguinte conseguirá pagar todo o valor.

Agora, se a complicação financeira é maior, recorrer ao parcelamento do cartão de crédito pode ser a melhor solução para você.

Mas, antes de tomar essa decisão, é preciso conhecer um pouco mais sobre esse assunto. 

Como funciona o parcelamento da fatura do cartão de crédito?

Basicamente, todos os cartões de crédito oferecem a opção de parcelamento da fatura.

Quando você optar pelo parcelamento, o seu limite total do cartão é recalculado com base na dívida e ele só vai sendo liberado conforme o pagamento das parcelas.

As parcelas costumam ser fixas, mas cada banco pode definir regras específicas, que devem constar no contrato do cartão de crédito.

Quando parcelar a fatura do cartão de crédito?

Isso vai depender muito da sua necessidade financeira.

O parcelamento do cartão de crédito só é uma opção quando você atingiu um nível de dívida que não será possível quitar de outra forma.

Por isso, é necessário se planejar antes de realmente solicitar o parcelamento da fatura do cartão de crédito. 

Depois que você solicitar o parcelamento da fatura do cartão de crédito, é preciso tomar cuidado para não fazer novas dívidas e se complicar ainda mais. 

Como fazer o parcelamento do cartão de crédito?

Realizar o parcelamento da fatura do cartão de crédito é um procedimento simples.

Desse modo, se você usa o Internet Banking ou aplicativo do cartão no celular, pode utilizar esses canais para dar entrada no parcelamento do seu cartão de crédito. 

Mas, se preferir, pode ir até o banco e falar com o seu gerente ou usar o canal de atendimento via telefone para pedir o parcelamento da sua fatura.

Ao solicitar o parcelamento, você negociará a quantidade de parcelas e os valores serão fixos, como uma compra parcelada. 

Quais as vantagens e desvantagens?

Na hora de escolher o parcelamento da fatura do cartão de crédito, é preciso conhecer as vantagens e desvantagens que essa decisão pode trazer para a sua vida financeira. 

Vantagens:

  • Juros menores em relação ao crédito rotativo
  • Cartão continua ativo
  • Parcelas fixas
  • Até dois anos para pagar 

Desvantagens:

  • Juros altos em relação a outros empréstimos
  • Compromete o limite do cartão
  • Acúmulo de débitos
  • Descontrole financeiro 

Quais cuidados tomar ao fazer o parcelamento da fatura do cartão de crédito

O primeiro cuidado que se deve tomar quando você faz o parcelamento da fatura do cartão de crédito, é não realizar novas compras utilizando ele.

Sendo assim, a partir do momento em que você toma essa decisão, é preciso deixar o cartão em questão de lado e só voltar a utilizá-lo depois da dívida quitada

Outro cuidado que você precisa tomar é em relação às regras do banco ou da administradora do cartão.

Em muitos casos, quando ocorre o atraso do pagamento da parcela, você pode ter o seu acordo cancelado. Por isso, se informe antes de fazer o seu parcelamento. 

Por fim, você deve observar todas as taxas existentes no parcelamento da sua fatura.

Assim, você pode observar melhor se o parcelamento da fatura do cartão de crédito é a melhor alternativa para você. 

Regras do Banco Central sobre o tema

O Banco Central do Brasil (Bacen) é o órgão que regula as instituições financeiras no Brasil. Ele também define regras para o uso do cartão de crédito.

De acordo com o Bacen, o consumidor só pode fazer o uso do crédito rotativo do cartão a cada 30 dias.

Quando a fatura do cartão entra no rotativo, o saldo não pago sofrerá a incidência de encargos, que geralmente são altíssimos.

Assim, se o usuário já está no rotativo e não tem como pagar a fatura no próximo mês, o banco deverá oferecer a opção de parcelamento.

Vale lembrar que o parcelamento deve oferecer uma condição mais vantajosa para o usuário do que a do crédito rotativo.

Dessa forma, o Bacen tenta proteger os consumidores contra a cobrança de juros excessivos por parte das instituições financeiras.

Será que vale a pena?

O ideal é sempre pagar o valor integral da fatura do cartão de crédito. Mas sabemos que imprevistos acontecem e você pode acabar se comprometendo financeiramente.

O parcelamento da fatura do cartão de crédito é uma alternativa para sair do endividamento, mas você também pode considerar outras opções. 

Umas delas é o empréstimo pessoal. Em alguns casos, as taxas de juros são melhores que as do parcelamento da fatura.

Assim, você paga sua fatura de forma integral e depois quita o seu empréstimo. 

Outra alternativa pode ser o empréstimo consignado, que é voltado para aposentados e pensionistas do INSS, além de funcionários de empresas privadas.

Nesse caso, o valor do empréstimo é descontado diretamente do salário ou do benefício, com taxas de juros menores, já que o risco de inadimplência é baixo. 

Como evitar o parcelamento da fatura?

Se você quer buscar uma outra alternativa ao parcelamento do cartão de crédito, é preciso ter um planejamento financeiro. Dessa forma, você evita que suas finanças virem uma bola de neve. Confira algumas dicas que podem te ajudar a evitar o parcelamento da fatura. 

Empréstimo

O empréstimo sempre pode ser a melhor alternativa do que o parcelamento direto da fatura do cartão. Isso porque alguns empréstimos oferecem juros bem menores do que o parcelamento. 

Reserva de emergência

Talvez seja o momento de começar a criar uma reserva de emergência para esses momentos. Assim, você já fica preparado para lidar com imprevistos financeiros quando eles chegarem.

Planejamento financeiro

Aprender sobre educação financeira e ter um planejamento financeiro pode evitar que você entre em situações como a do parcelamento da fatura do cartão de crédito.

Não compre por impulso

Muitas pessoas acabam comprando produtos ou serviços sem a menor necessidade. Por isso, pense bem antes de realizar qualquer compra.

Analise as compras feitas na sua fatura e reflita e todas elas deviam estar ali. Exercite o consumo consciente e, assim, você evita entrar em dívidas. 

Perguntas frequentes

Como funciona o parcelamento do cartão de crédito?

O parcelamento da fatura do cartão de crédito é uma alternativa para evitar que a dívida vire uma “bola de neve”, mas deve ser usado com cautela. Afinal, os juros e taxas cobrados no parcelamento costumam ser altas.

Como funciona o parcelamento da divida do cartão de crédito?

O parcelamento da dívida do cartão de crédito funciona como um tipo de “empréstimo”. Nesse caso, o banco quita a fatura atual e distribui o saldo devedor acrescido dos encargos nas próximas faturas. Vale lembrar que compras parceladas que ainda possuam parcelas a vencer também serão cobradas junto ao parcelamento.

Como funciona as parcelas do cartão de crédito?

As parcelas da dívida do cartão de crédito serão incluídas nas próximas parcelas até a quitação. Ao fazer o parcelamento, o seu limite pode não ser totalmente reestabelecido, mas volta à medida em que as parcelas forem quitadas.

É melhor parcelar a fatura ou fazer acordo?

Isso depende de qual alternativa oferece as condições mais interessantes. Por isso, lembre-se de comparar a proposta do pacelamento e do acordo oferecido pela instituição financeira. Dê preferência para aquela que cobre juros menores e permita que as parcelas se encaixem em seu orçamento.

E você, já precisou parcelar a fatura do cartão alguma vez? Para mais conteúdos sobre educação financeira, continue lendo o Plusdin!