Perguntas que você deve fazer antes de escolher um cartão de crédito

Por: Da Redação em 09/02/2021

Quando falamos de vida financeira, poucos mecanismos são tão úteis para o dia a dia quanto um um cartão de crédito. Afinal, através dele, você consegue postergar e até escalonar algumas compras, além de ter maior acesso a determinadas lojas.

Porém, muitas vezes, essa flexibilização pode se tornar um problema. Se você não tiver controle, pode fazer com que o cartão, que era um grande aliado para equilibrar sua vida financeira, vire um vilão.

Pensando nisso, elaboramos esse guia para sanar todas as suas dúvidas sobre um cartão de crédito, mostrando seus benefícios e problemas que ele pode gerar e como você pode escolher seu cartão de crédito ideal. Venha conosco!

O que é cartão de crédito?

O cartão de crédito nada mais é do que um meio de pagamento com um limite de crédito preestabelecido, que permite ao consumidor comprar produtos, serviços e bens nos estabelecimentos que aceitam essa modalidade de compra. O valor dessa transação só é cobrado no dia do vencimento da fatura do cartão de crédito, podendo ser dividido em algumas vezes..Como fazer cartão de crédito?

Como fazer um cartão de crédito?

No Brasil, a legislação determina que é preciso ter 18 anos ou mais para fazer a solicitação de um cartão de crédito próprio. Quem tem 16 e é menor emancipado também pode solicitar. Além disso, os bancos também pedem que você não tenha nome nos órgãos de proteção ao crédito, tenha um endereço fixo de cobrança e tenha a comprovação de alguma fonte de receita.

Para fazê-los, basta entrar em contato com o banco ou loja emissora, desde que você atenda às necessidades supracitadas.

Principais dúvidas que você precisa ter antes de contrarar um cartão de crédito

Porém, para você escolher o melhor cartão, é necessário saber em quê ele poderá ser útil para você. Abaixo, listaremos as opções com base no que é mais importante em um cartão de crédito para você?

  • Limite alto: o limite alto possibilita que você tenha acesso a bens antes complicados de você adquirir se fosse fazer uma compra à vista ou mesmo planeja fazer uma viagem. Por isso, é sempre uma boa pedida para quem procura um cartão de crédito. Porém, tome cuidado para não exceder o que pode gastar mensalmente, uma vez que os juros do cartão de crédito são os mais altos do mercado.
  • Aprovação rápida: observe também se você tem urgência em adquirir um cartão, seja por oportunidade ou necessidade. Alguns bancos liberam o cartão de crédito virtual em menos de 24 horas após a análise de crédito, sendo que o físico chega em até 10 dias.
  • Sem consulta ao SPC / Serasa: com nome sujo? Sabia que você pode ter cartões de crédito? Nós, do Plusdin, temos um artigo que explica melhor como você pode se beneficiar dessa opção.
  • Sem anuidade: a chegada das Fintechs trouxe inúmeros avanços e um deles é a ausência de anuidade para cartões de crédito internacionais. Também temos um artigo para te contar os vários cartões que possuem essa vantagem. Confira!
  • Acumular milhas, pontos e vantagens: ah, mas viajar é seu maior desejo? Então, saiba que determinados cartões podem fazer com que você consiga milhas para trocar até mesmo por uma passagem gratuita.
  • Desconto em lojas parceiras: vários cartões possibilitam a você descontos em lojas parceiras, não necessariamente sendo delas. Então, aproveite esse benefício, caso queira economizar nas suas compras.
  • Cashback: você sabia que pode receber parte do dinheiro gasto em sua fatura do cartão de crédito de volta? É verdade! Boa parte das fintechs e alguns bancos tradicionais já possuem a mobilidade de cashback, na qual você recebe de volta parte do que gastou. Confira isso ao analisar qual cartão deseja.

Em qual grupo você se encaixa?

É preciso também saber qual é seu grupo profissional, já que os cartões têm designações e distribuições específicas.

Carteira assinada

Se você tiver carteira assinada, seu acesso é facilitado a quase todas os cartões de crédito do mercado, uma vez que os bancos entendem que seus compromissos serão pagos com mais facilidade.

Autônomo
Porém, se você for autônomo ou Pessoa Jurídica, é possível ter cartão. Basta comprovar uma fonte contínua de receitas. Boa parte das fintechs também possuem condições específicas para esse grupo. Aproveite!

Viu todas as opções? Então, pense em cada uma delas para saber qual é o melhor cartão de crédito para seu dia a dia. Porém, fica a última pergunta

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*