Plano Real Completa 25 anos

Por: Eveline Miranda em 20/07/2019 - 20h00

Quem tem mais de 40 anos lembra-se de passar pelos efeitos da hiperinflação e ver o valor do dinheiro despencar entre os anos 1980 e 1990.

O produtos eram remarcados todos os dias para dar conta da inflação e não existia economia. Quanto mais tempo você guardasse o dinheiro, menos ele valia.

As pessoas chegavam ao ponto de estocar alimentos para fugir dos preços em alta constante.
Hoje em dia temos uma inflação de 4% e é considerada alta. Em 1993 a inflação chegou a incríveis 2708%.
Enquanto a inflação aumentava o governo aumentava a impressão de dinheiro e a remuneração dos trabalhadores para repor as perdas inflacionárias, o que virava uma bola de neve.

Comunicação e convencimento

Fernando Henrique Cardoso sabia que o sucesso de sua moeda e plano econômico estava na aceitação pelo povo. Algo que não aconteceu nas tentativas passadas dos mais de 10 ministros da fazenda que tentaram antes dele.
O Governo de Itamar Franco teve um cuidado especial para que suas medidas econômicas tivessem o apoio da mídia e da população.
A transparência que o Plano Real foi mostrado, evitou qualquer tipo de choque ou susto por parte da sociedade, algo que foi fundamental para o sucesso da medida.
Toda a mágica de cortar zeros e trocar moeda é algo que demoraria anos para surtir efeito e o Governo precisava de todo apoio que conseguisse, inclusive de setores públicos.

Ajuste fiscal e troca da moeda

O Plano Real se desenvolveu em fases a partir do segundo semestre de 1993.
A inflação era tão alta na época que impedia até mesmo uma contabilidade das dívidas públicas, o que dificultava o Estado de ver o real tamanho dos seus problemas.

Mesmo antes da moeda entrar em circulação já houve um esforço para um ajuste fiscal com foco em aumentar a arrecadação e flexibilizar a gestão orçamentária.
Por último, em 1º de julho de 1994, se iniciou o novo padrão monetário com uma necessidade rápida e abrangente.
E assim, com um planejamento forte, ajuste das contas públicas e apoio da população, o Plano Real foi lançado e conseguiu atingir seus objetivos econômicos.

Quer saber mais sobre economia? Veja como o dólar influencia sua vida.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*