Como Funciona a Portabilidade do Empréstimo Consignado?

Por: Ariane Terrinha em 04/02/2021
portabilidade consignado

Já imaginou que bom seria poder baixar a taxa de juros cobrada do seu empréstimo bancário? Pois existe essa possibilidade graças a portabilidade do empréstimo consignado para outras instituições.

Trata-se de uma opção que tem como finalidade facilitar o pagamento do crédito, sem apertar o orçamento dos clientes.

Mas, embora exista desde 2013, a portabilidade ainda é pouco conhecida e acaba gerando dúvidas. Por isso, este texto irá responder o que é, como funciona e o passo a passo para solicitar a portabilidade do seu consignado. Confira a seguir.

Como Funciona o Empréstimo Consignado

Antes de falarmos sobre portabilidade, você precisa entender o que é um empréstimo consignado e como ele funciona. O consignado é uma categoria de empréstimos voltado a um público específico: aposentados e pensionistas do INSS.

A modalidade se estende também a outras categorias, como:

  • Servidores públicos;
  • Militares das forças armadas;
  • Trabalhadores assalariados em regime CLT atuantes em empresas privadas.

Estar entre uma das categorias apresentadas é o principal pré-requisito para solicitar o empréstimo. Além disso, você deverá apresentar alguns documentos para contratá-lo. No caso, RG, CPF e comprovantes de endereço e renda.

A principal característica do consignado é seu formato de pagamento que o diferencia de outras opções de crédito. As parcelas são descontadas da folha de pagamento ou do benefício do INSS de forma mensal. Essa é uma forma de diminuir o risco de inadimplência para a modalidade.

O Que É Portabilidade do Empréstimo Consignado?

Agora que você já sabe como funciona o empréstimo consignado, chegou a hora de conhecer a opção de portabilidade. Basicamente, esta é uma forma de trocar o seu crédito para outra instituição financeira, substituindo o contrato atual por um novo.

O objetivo é sair de uma dívida cara para uma que não comprometa tanto seu orçamento no fim do mês. Com a portabilidade você pode aproveitar de condições mais vantajosas sob o empréstimo, como juros mais baixos.

Um bom exemplo de portabilidade ocorre entre operadoras de telefonia móvel. Você pode ter um plano que te atenda bem e supra suas necessidades. Porém, outra operadora oferece o mesmo plano com valor mais baixo e você resolve contratá-lo. É feita uma portabilidade do plano, mantendo o seu número atual e gerando um novo contrato.

Quanto Tempo Leva Para Fazer a Portabilidade do Empréstimo Consignado?

A portabilidade ocorre a partir da assinatura do novo contrato e o banco deve transferir o valor do empréstimo para a instituição contratada inicialmente. Neste caso, a dívida original é quitada com antecipação para gerar o contrato atual.

Normalmente, o processo para transferência do empréstimo consignado para outro banco leva de 20 a no máximo 45 dias úteis.

Pré-Requisitos Para Pedir Minha Portabilidade de Empréstimo Consignado

A portabilidade do empréstimo consignado pode ser feita por pessoas físicas ou jurídicas com contrato dentro do prazo de validade. Assim como a contratação do empréstimo, o público-alvo também são aposentados, pensionistas e demais categorias já citadas.

Como requisito, o contrato original deve ser cancelado e quitado antecipadamente, o que será feito pela nova instituição financeira. O que acontece é que o banco assumirá a dívida anterior, gerando uma nova a você dentro das condições apresentadas.

Para que isso ocorra, é preciso solicitar a transferência do crédito para a nova instituição e ela encaminhará ao banco original.

Antes disso, alguns pontos devem ser feitos para facilitar o processo de portabilidade:

  • Pesquise sobre os bancos para encontrar aquele com a melhor condição de juros;
  • Solicite ao banco o total da dívida, informação que deve ser repassada em um dia útil. Fique atento, pois o banco tem um prazo de 5 dias para apresentar a contraproposta;
  • Informe a instituição escolhida para a portabilidade o valor total da dívida para a quitação.

Feito isso, o novo banco deve proceder com a averbação da operação. Ou seja, ele fará um novo contrato de empréstimo consignado com as condições acordadas previamente.

Se Eu Desistir, Posso Cancelar Minha Portabilidade do Empréstimo Consignado?

Caso mude de ideia, é possível desistir da portabilidade e manter o empréstimo consignado no banco atual.

Isso pode ser feito a qualquer momento durante o processo de transferência, mas fique atento. A desistência só pode ocorrer se a dívida não tiver sido quitada pelo banco de destino.

Quais os Melhores Bancos Para Pedir Minha Portabilidade?

Você já viu que a portabilidade é uma opção bastante atrativa em relação ao empréstimo consignado. Mas, onde pedir a portabilidade do contrato?

Priorize bancos que ofereçam boas condições, taxas de juros acessíveis e que ofereçam amplo suporte aos clientes. Veja a seguir alguns bancos que se enquadram nesse perfil e você pode pedir a portabilidade sem dores de cabeça:

  • Banco PAN;
  • Banco BMG;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Banco do Brasil.

Passo a Passo Para Pedir Minha Portabilidade de Empréstimo.

Depois de saber o que é e como funciona a portabilidade do consignado, falta apenas entender o passo a passo. Ao todo, o processo é feito em 5 etapas que você conhece na sequência:

  • Primeiro o banco que fará a portabilidade deve solicitar um boleto chamado de DED;
  • Na sequência é feito o pagamento do DED e a conciliação do contrato;
  • Depois, o contrato recebe baixa por parte do banco original;
  • A próxima etapa é inclusão do contrato que, basicamente, é um novo contrato com as mesmas condições do anterior;
  • A última fase é de refinanciamento, onde são zeradas as parcelas para iniciar uma nova contagem de pagamento.

Lembrando que antes dessas etapas, o cliente deve fazer uma pesquisa de bancos que disponibilizam a portabilidade. Assim como precisa solicitar informações sobre a dívida e informar a instituição o valor da quitação.

Somente após estes trâmites a portabilidade do empréstimo consignado pode ser iniciada. Tem mais dúvidas sobre o empréstimo consignado? Então recomendamos que visite este post para descobrir todas as suas vantagens e desvantagens.