10 Profissões Mais Cursadas do Brasil

Saiba quais são os cursos que possuem o maior número de procura para estudantes que vão ingressar em universidades.

Por: Da Redação em 07/06/2019 - 12h00
10 profissões mais cursadas do Brasil

Você ainda não sabe qual curso vai cursar e vai decidir apenas no momento da inscrição? Calma! Você não é o único que faz isso.

No momento da inscrição no vestibular, as pessoas simplesmente decidem o curso que vão se dedicar 4 a 5 anos para concluir, sem ao menos pensar no gosto pessoal e nas habilidades que possui.

Aqui, listamos as 10 carreiras mais cursadas em faculdades no país, sendo que em média, metade das pessoas que entram, sai antes de se formar.

Um diferencial para o mercado é você dominar a língua inglês, e há cursos online e gratuitos disponíveis, com certificado!

1- Administração

Além de gostar de números e planilhas, o estudante de administração precisa ser muito organizado!

Com a responsabilidade de gerenciar os recursos financeiros, humanos, e materiais da empresa, quem como objetivo gerar um excelente lucro para a organização.

Estatística, gestão de pessoas e contabilidade são aulas essenciais para uma boa atuação no mercado.

2- Direito

Infelizmente a maioria das pessoas que chegam no momento de decidir qual curso fazer, e ainda não sabe, opta por direito.

Um dos cursos com maior número de desistências ao longo do caminho, o profissional pode seguir carreiras como juiz, advogado ou promotor.

Por cuidar das aplicações das leis vigentes no país, o estudante deve ser organizado, principalmente nas relações entre grupos na sociedade.

Leitura é uma exigência imprescindível para quem quer atuar nessa área, já que são 10 períodos (5 anos) de várias consultas aos códigos e estudos em livros muitos grandes.

Negociação, mediação, finanças políticas e teoria do Estado democrático são aulas importantes para quem quer ser um bom profissional.

3- Pedagogia

Ter paciência, gostar de ensinar, cuidar e ajudar na formação educacional e de caráter são características muito importantes para quem quer fazer Pedagogia.

Além de ser cuidadoso, lidar bem com pessoas e viver em prol do aprendizado, o profissional deve ser dinâmico para conseguir guiar os seus da melhor maneira possível.

Letramento, alfabetização, educação, psicologia da educação e filosofia são matérias que o aluno deverá ter em seu histórico para ter bons resultados no mercado.

4- Ciências contábeis

Estatística, matemática financeira, controle e gestão de recursos são matérias que o estudante de ciências contábeis irá passar ao longo do curso.

Com o serviço de interpretar situações econômicas e entregar a instituição para elas tomarem decisões e estratégias, o profissional deve saber organizar contas da empresa, e registrar despesas e lucros.

5- Engenharia Civil

Qualquer engenharia não tem como fugir dos cálculos. No caso da engenharia civil, ele atua criando projetos, analisando problemas e planejando soluções para casas, prédios, pontes, estradas, viadutos e barragens.

Topografia, cálculo numérico e geometria analítica são aulas que os estudantes não poderão fugir durante o curso.

6- Gestão Pessoal/Recursos Humanos

Um diferencial dessa carreira é que, esse curso é oferecido no mercado como tecnólogo, ou seja, você consegue o seu certificado em apenas 2 anos!

Gerenciar carreiras e planos, montar estratégias, buscar e avaliar novos funcionários para a empresa e elaborar treinamentos para os novos profissionais são poucas das muitas responsabilidades desse profissional.

Uma das vantagens, é que essa profissão possui um dos melhores salários na área de cursos técnicos.

7- Enfermagem

Com o foco na saúde das pessoas, o profissional de enfermagem tem como responsabilidade manter, restabelecer e cuidar das enfermidades das pessoas.

É necessário o total conhecimento em primeiros socorros, realização de triagem, administração de medicamentos e fazer curativos.

Com aulas de patologia geral e imunologia e psicologia do desenvolvimento, o profissional é super importante para os tratamentos de pacientes em hospitais e clínicas.

8- Psicologia

A responsabilidade deste profissional é grande! É necessário um perfil responsável, organizado, equilibrado emocionalmente, e com foco em cuidar do próximo.

É necessário o estudo de fenômenos psíquicos e de comportamento do ser humano, além de analisar suas reações, valores e ideias.

Neuropsicologia, genética humana e análise do comportamento são matérias oferecidas durante o curso.

9- Educação Física

Focado em vida saudável e ativa, o profissional avalia, supervisiona, presta assessoria, ensina os seus alunos e clientes a realizarem treinamentos em atividades físicas e esportes.

Fisiologia, anatomia são aulas que normalmente quem entra nesse curso não imaginava que teria durante a grade curricular.

O mercado é amplo, podendo atuar em parques, escolas, academias e alguns complexos esportivos.

10- Serviço Social

Com a responsabilidade em projetar campanhas e promover a reintegração de pessoas na sociedade, o profissional planeja e executa programas sociais e políticas públicas para melhorar a vida para os indivíduos da sociedade, independente de quem seja.

Esse profissional passa diversas vezes por penitenciárias e abrigos, e durante o curso, estuda teoria política, comunicação e expressão e legislação social.

 

Você é como a maioria dos brasileiros e corre atrás desses cursos? Corre e procure na instituição mais próxima de você.

 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*