Qual a Diferença Real Entre Economizar, Poupar e Investir Dinheiro?

Por: Da Redação em 09/02/2021 - 18h46

Com certeza, você já ouviu falar sobre educação financeira e controle financeiro por várias vezes, inclusive aqui com a gente, não é verdade? Provavelmente, você também já saiba que para ter as finanças em dia precisa manter o equilíbrio entre o quanto você ganha e o quanto você gasta no mês, certo?

Essa é, de fato, a melhor saída para você não ficar com a conta no vermelho. Mais do que apenas gastar menos do que recebe, no entanto, é importante que você entenda a diferença entre economizar, poupar e investir.

Já havia parado para pensar nestes conceitos? Acha que é, basicamente, a mesma coisa? Saiba que não são e que, cada um desses conceitos, tem sua importância e podem, sim, fazer a diferença em sua vida financeira! Ficou interessado? Acompanhe mais sobre estas diferenciações, na sequência, com a gente! Siga na leitura!

Como economizar dinheiro?

De forma bem resumida, para que você entenda de maneira bastante clara, a gente pode dizer que economizar é: não gastar dinheiro desnecessariamente. Sabe quando você volta pra casa triunfante depois de ter passado a tarde no shopping e conseguido fugir das tentações da vitrine? Pois então, é basicamente isso.

Também dá para saber como economizar dinheiro em outras situações: quando você se mantém fiel à lista de compras no supermercado ou quando sai com os amigos e paga uma conta que não maltrata seu bolso, por exemplo. O mais importante aqui é que você entenda quando economizar vale mesmo a pena.

Ficou confuso agora? Bem, imagine que você foi a uma loja em liquidação e comprou várias peças de bebê no tamanho para um recém-nascido. Vamos considerar, neste exemplo, que cada peça custou um real. Esse valor realmente compensa muito se for um produto de qualidade. Apesar disso, quem já teve bebê sabe que peças de recém-nascido perdem rápido, isso quando o bebê chega a usar, pois alguns nascem grandões e já pulam para o tamanho P ou M.

No fim das contas, você economizou, mas não necessariamente fez um bom negócio. Afinal, comprou mais do que era necessário e está correndo um sério risco de ficar com essas peças encalhadas no armário. Por isso, lembre-se: a melhor forma de economizar é pagar um preço mais em conta, mas sempre comprar apenas aquilo que é importante.

Como poupar dinheiro?

Muita gente se confunde bem aqui, pois não sabe dizer ao certo qual a diferença entre economizar e poupar. Este é o seu caso? Não se preocupe: vamos detalhar a diferença entre estes conceitos, a seguir.

Você já entendeu o conceito de economizar, no item anterior, então agora é a hora de a gente explicar o que é poupar, para que não fique qualquer dúvida em sua cabeça!

Poupar dinheiro significa, basicamente, guardar uma parte do que ganha. Não vale, no entanto, poupar no supermercado e depois usar esse dinheiro para pagar a conta do barzinho. Nesse caso, podemos dizer que você economizou e não poupou.

Para realmente poupar, você deve guardar o dinheiro. Pense no sentido mais básico da palavra: é como se você estivesse poupando seu dinheiro do “sofrimento” de ser gasto à toa. A pergunta que fica, porém, é: será que apenas poupar é o bastante? Entenda aonde a gente quer chegar, na sequência.

Como investir dinheiro?

Você já economizou, poupou e agora acha que acabou? Nada disso. Há uma outra parte da sua missão que é tão importante quanto resistir à tentação de comprar mais uma calça jeans: investir.

Imagine só o desperdício de você deixar seu dinheiro parado em um cofrinho, sem render mais nada, depois de tanto esforço para não fugir do orçamento. Triste, né? O melhor caminho é juntar uma grana legal (de acordo com a sua realidade) e investir para vê-la se valorizando de verdade.

E você é um dos que pensa que ter sucesso nos investimentos é coisa só de gente rica? Saiba que não é bem assim! Hoje em dia, investir está ao alcance de todos. Não necessariamente você precisa aplicar muitas cifras para se dizer um investidor. Investir tem a ver com colocar seu dinheiro para trabalhar por você, independente de quanto seja.

Qual é o melhor investimento seguro para se fazer?

Muita gente chega nessa etapa e coloca o dinheiro na poupança. De fato, a caderneta é uma opção para a maioria dos brasileiros, por ser segura e bem fácil de usar. Mas sabia que existem várias alternativas também muito seguras e práticas? E o melhor: que entregam um retorno bem mais interessante.

Atualmente existem diversas maneiras melhores que a famigerada poupança, para se investir seu dinheiro. Uma dessas opções estão presentes dentro de algumas contas digitais, que oferecem a opção de investir automaticamente o saldo que está na conta em CDB, e dessa maneira consegue um rendimento básico mais de 2 vezes maior que a poupança. Dentre as principais opções disponíveis no mercado, estão a ModalMais, Nubank, Banco Inter, BMG, Banco Pan, entre outras.

Por isso é tão importante que você esteja aberto para aprender sempre. O aprendizado constante é a chave para encontrar boas oportunidades para valorizar seu dinheiro e continuar economizando, poupando e, principalmente, investindo!

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*