Cartão de Crédito, Quando Seu Uso é Vantajoso?

O cartão de crédito é uma ferramenta que usada corretamente pode ser de grande ajuda. Mas sempre nos perguntamos quando devo parcelar minhas compras com cartão de credito?

Por: Da Redação em 02/12/2018
Cartão de Crédito, Quando Seu Uso é Vantajoso?

É bem normal que você tenha dúvidas sobre a melhor forma de pagamento para suas compras, principalmente em tempos incertezas econômicas. Se você chegou aqui você provavelmente tem se perguntando, é melhor comprar a vista ou usar  o cartão de crédito?

Veja bem, devemos entender todas as nossas opções. Para aproveitar o máximo o seu cartão de crédito, você precisa saber usa-lo com inteligência.  Hoje vamos explicar sobre os principais pontos que você deve avaliar na hora de escolher a melhor forma de pagamento da suas compras e quando realmente a melhor opção é o cartão de crédito.

Você tem disciplina para comprar com o seu cartão de crédito?

Sabemos que é bastante atraente parcelar suas compras com o cartão de crédito, principalmente quando não temos o valor total do produto no momento da compra. É nesse momento que acabamos pensando, posso comprar e parcelar com o meu cartão de crédito, pois essas parcelas cabem no meu bolso.

Mas nem sempre escolher o parcelamento é a melhor opção, muitas vezes essa é a porta de entrada para o endividamento. Isso acaba acontecendo porque você pode acumular em seu cartão de crédito muitas compras parceladas, e então acaba acontecendo o pior, as parcelas passa a não caber no seu bolso.

Você precisa do dinheiro para outras coisas?

Guardar dinheiro é muito importante, porém é preciso avaliar se existe alguma dívida fixa ou pendente. Caso você tenha algo fixo o parcelamento com o cartão de crédito pode ser uma boa escolha, pois muito importante ter dinheiro guardado para situações inesperadas.

Conheça o cartão de crédito da Caixa e veja suas vantagens, acesse:
Cartão de crédito Caixa Econômica Federal.

Nessas situações se todo seu dinheiro for embora em um pagamento a vista, você não terá opções em situações de emergência. Portanto, reflita sobre o que você pode fazer com sua reserva financeira, em uma situação que você pode parcelar com cartão de crédito. Pode ser que usar o cartão de crédito em determinadas situações seja muito vantajoso.

Quanto o pagamento a vista é a melhor opção?

Em geral se você tiver todo o dinheiro em mãos, o pagamento à vista pode ser a melhor opção. Muitos estabelecimentos oferecem excelentes descontos para pagamentos à vista. Compare os descontos e veja quanto aquele dinheiro renderia se aplicado corretamente durante o período do parcelamento com o cartão de crédito, caso o desconto supere o valor do rendimento, você deve optar pelo pagamento à vista. Vale lembrar que se você é o tipo de consumidor que tem reservas, avalie sempre o valor do desconto à vista.

Parcelamento “sem juros” com cartão de crédito

O famoso “10 vezes sem juros”, nada mais atraente concorda? Mas fique atento, normalmente o valor do juros está embutido no valor do produto. Ou seja, se o valor à vista não for muito atraente, você pode optar pelo parcelamento com cartão de crédito. Porém se o parcelamento com cartão de crédito, aumentar muito o valor à vista, você deve reavaliar a forma de pagamento.

Em muitas situações o cartão de crédito pode trazer uma boa economia. Porém você sempre deve avaliar todas opções. Se o parcelamento com cartão de crédito for maior que os seus rendimento, comprar à vista pode ser uma boa opção.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*