Score de crédito: o que é e como aumentar a sua pontuação

Por: Da Redação em 09/02/2021

Você certamente já ouviu o termo “score de crédito”, “Serasa score”, “pontuação de crédito do consumidor” ou algo parecido. Quando você solicita um cartão de crédito ou até mesmo um empréstimo, a empresa responsáel pelo serviço de crédito pode aceitar ou recusar seu pedido, baseada em seu score de crédito. Mas você sabe o que ele significa ou como funciona?

O score é uma pontuação que varia entre zero e mil que indica a probabilidade de um consumidor pagar suas contas em dia. Essa métrica é utilizada por órgãos de proteção ao crédito que auxiliam as instituições financeiras a traçarem o perfil de risco de um determinado cliente para oferecerem as oportunidades de crédito mais adequadas.

E aí? Como aumentar o score de crédito? Como consultar seu score? O cadastro positivo ajuda, de fato, a melhorar o score? Acompanhe estas e outras respostas conosco, na sequência!

O que é score?

O score de crédito é o resultado dos hábitos de pagamento e relacionamento do cidadão com o mercado de crédito. Em termos práticos, o score é como se fosse uma nota ou um “currículo” da sua vida financeira. Quanto maior for o seu score, maiores são as chances de você honrar seus compromissos financeiros. E, quanto menor ele for, maior será a probabilidade de você não cumpri-los.

Existem muitos mitos na internet sobre como as empresas calculam o score das pessoas. A verdade é que a pontuação é um calculo estatístico que se baseia nas informações financeiras que cada órgão possui sobre o consumidor como dados cadastrais e comportamentais. É importante saber que cada órgão utiliza fórmulas estatísticas e bancos de dados distintos, então é normal que o seu score na Serasa seja diferente do seu score na Boa Vista, por exemplo.

Dentre as informações comportamentais, são levadas em consideração os hábitos financeiros do consumidor, tais como: regularidade dos pagamentos dentro da data de vencimento, grau de relacionamento com o mercado, número de serviços financeiros contratados, participação societária em empresas e outros fatores. Dados como renda do consumidor e saldo bancário não são considerados pelas empresas.

Para que serve o score de crédito?

Ter uma boa relação com as instituições financeiras resulta em alguns benefícios em linhas de créditos para o consumidor. Quem não quer ter “crédito na praça”? Trocando em miúdos: significa separar os bons dos maus pagadores!

A principal forma de se fazer isso é através do Score de Crédito. Essa análise permite uma melhor "filtragem" dos clientes para os quais as empresas de crédito concederão os seus serviços. No fundo, o que está em jogo é a probabilidade de calote que sempre é ruim para ambas as partes e prejudica a economia como um todo.

Como consultar o score?

Quem deseja conhecer e melhorar a sua pontuação de crédito pode realizar a consulta gratuita em serviços disponibilizados por bureaus de crédito, tais como a Serasa, a Boa Vista SCPC e a Quod, fintech de crédito criada por cinco grandes bancos.

Ao realizar a consulta, o consumidor aceita automaticamente ser incluído no Cadastro Positivo (que veremos mais abaixo).

Cada bureau tem seu banco de dados e fórmula para calcular o score. Por isso, é comum que ele oscile entre um bureau e outro. Contudo, a diferença não deve ser grande. Geralmente, a nota vai variar de 0 a 1000. Quanto maior, menor o risco de inadimplência oferecido pelo consumidor e, portanto, maior probabilidade de conseguir crédito.

Veja, a seguir, como consultar o score em cada bureau de crédito:

Serasa

Para consultar a sua pontuação, acesse o site do Serasa e faça seu cadastro gratuito. O score é dinâmico e avaliado no momento da consulta, considerando as informações disponíveis na base de dados da Serasa. O bureau mostra a pontuação e fala se ela está abaixo ou acima da média para pessoas da mesma idade, por exemplo. Além disso, dá dicas de como aumentar a pontuação, além de esclarecer alguns mitos sobre o Cadastro Positivo. Também aproveita para oferecer empréstimos.

Quod

Ao realizar um cadastro no site do bureau, validado por SMS, é exigido documento de identificação com foto (RG e CNH com CPF), que devem ser enviados por selfie com documento e foto com a imagem do documento. Em 7 dias o bureau promete entregar um relatório completo de histórico de pagamentos ao consumidor.

Boa Vista

Para consultar o seu score, é preciso se cadastrar no portal Consumidor Positivo, onde também é possível verificar se há débitos vencidos em seu nome. Para isso, basta informar dados básicos, como CPF, e-mail e telefone celular. Um código é enviado por e-mail para validar o cadastro. O score apresentado é simples: mostra a pontuação, mostra se consta alguma pendência no CPF e leva para página do site que explica sobre o score de forma genérica.

Como aumentar o score do CPF?

Veja o que você pode fazer para aumentar seu score:

  1. Mantenha o nome limpo
    Quem está com o nome limpo mantém seu score de crédito alto. Estar com o nome sujo, na Serasa ou SPC contribui para que você perca pontos. Procure sempre renegociar qualquer dívida que você tenha e comece a pagá-la o quanto antes. Cuide também para não atrasar parcelas. Nos cartões de crédito, por exemplo, se você atrasar o pagamento por muitos dias, a empresa coloca o seu nome no SPC. E, se isso acontecer com frequência, seu score tende a ficar mais baixo. Se você não tem nenhuma dívida atrasada e o problema ocorre por causa das faturas do cartão de crédito, que sempre acabam sendo pagas fora da data de vencimento, experimente trocar a data de pagamento.

  2. Tenha contas em seu nome
    Ter contas em seu nome ajuda os órgãos de proteção ao crédito a verificar o seu perfil de pagamento. Além disso, ajuda a subir o seu score junto aos órgãos de proteção de crédito. Se você tem mais de 18 anos e já possui renda própria, comece a colocar algumas contas em seu nome. Pode ser o telefone, a internet ou a conta de água.

  3. Atualize seus dados
    Mantenha seus dados sempre atualizados para que seu score fique mais alto. Quem mantém seus dados atualizados tem mais chances de manter seu score alto. Apesar de as empresas terem como encontrá-lo através do cruzamento de diversos cadastros, por que você mesmo não fornece essas informações? No site da Serasa, a atualização é feita gratuitamente e você mesmo pode enviar seus documentos, comprovante de endereço e telefones. Em alguns casos, será preciso autenticação em cartório, para garantir a veracidade dos documentos.

  4. Negocie suas dívidas
    Negociar dívidas é o primeiro passo para limpar seu nome e ganhar pontos no score. Tem dívidas? Não as ignore. Uma das etapas mais importantes de como aumentar score de crédito é estar disposto a ir atrás de soluções e encontrar uma forma de pagamento que se encaixe no seu orçamento.

O cadastro positivo ajuda a melhorar o score?

Sim. Ele é mais uma forma de melhorar a precisão do Serasa Score, pois as informações de contas pagas em dia também são computadas na pontuação. O ideal é que o consumidor trate o score da mesma forma como trata o seu histórico profissional, onde os últimos cargos ocupados pelo profissional pesam mais na avaliação do empregador. No Serasa Score, por exemplo, quanto mais tempo você tiver sem negativação, melhor sua pontuação.

Como conseguir um cartão de crédito com score baixo?

A chamada “revolução das fintechs” fez aumentar a concorrência de mercado entre os bancos e, consequentemente, a oferta de produtos. Das novas linhas de crédito de maior destaque, estão aquelas voltadas para o público de negativados ou com score baixo. Em alguns casos, as instituições garantem aprovações mais rápidas, descomplicadas e com menos burocracia, sem consulta aos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*