Sobre o Cartão BNDES

Entre os principais benefícios que o cartão BNDES oferece, está o limite que pode chegar até a incríveis 2 milhões de reais. Conheça mais detalhes sobre esse cartão

Por: Felippe Drummond em 13/05/2019
Sobre o Cartão BNDES

O Cartão BNDES é uma alternativa de crédito para produtores rurais que tenham como objetivo financiar os investimentos de micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) e da prestação de serviço de empresários e microempreendedores individuais (MEIs).

Podem obter o Cartão BNDES os empresários individuais e as empresas com faturamento bruto anual de até R$ 300 milhões que tenham negócios sediados no Brasil.

O cartão é de uso exclusivo para compras no site www.cartaobndes.gov.br e o limite pode chegar a até R$ 2 milhões.

O que pode ser financiado com o cartão?

A lista de produtos é extensa e inclui bens novos, insumos e serviços autorizados que estejam expostos no site.

Através do cartão podem ser adquiridos computadores, motos, caminhões, máquinas e equipamentos. Insumos para setores de fabricação do ramo agropecuário, peças, pneus, máquinas, partes, peças e componentes utilizados na industrialização, materiais para a construção civil.

Também é possível adquirir serviços associados à comercialização dos itens financiados por meio do Cartão BNDES, como frete, instalação e treinamento.

As possibilidades são múltiplas e incluem serviços de industrialização, comunicação, automação, qualificação profissional e até mesmo de idiomas, o inglês e o espanhol.

Você escolhe o banco emissor

Dentre os bancos parceiros do BNDES, é o cliente que escolhe o banco emissor do seu cartão BNDES. Além de ser responsável pela emissão do cartão, o banco também será o responsável pela análise e aprovação do crédito.

O BNDES orienta que os interessados escolham um banco com quem já tenham um bom relacionamento para facilitar a negociação e a aprovação de crédito.

Quem determina o limite de crédito?

A escolha do limite do cartão BNDES é feita pelo banco emissor escolhido pelo cliente e o BNDES atua apenas como fonte do recurso.

Também são de responsabilidade do banco solicitação de garantias, aprovação de transações, cobrança de prestações, fornecimento de extratos, renovação e 2ª via do cartão em caso de perda ou roubo.

Existem tarifas no cartão BNDES?

Para o próprio BNDES, não, mas para custear o serviço dos bancos, sim. O BNDES autoriza os bancos a cobrar a TAC (Tarifa de Abertura de Crédito) na emissão do Cartão BNDES, mas o valor não pode exceder 2% do limite de crédito concedido.

As tarifas descontadas no cartão do cliente BNDES serão relativas ao pagamento dos custos operacionais dos bancos emissores. Como varia de banco para banco, o ideal é que o cliente que tenha questionamentos sobre essas tarifas entre em contato com o banco emissor.

Limite milionário

Para os bancos que trabalhem com mais de uma bandeira de cartão de crédito, o cliente poderá ter, nesse banco, um Cartão BNDES de cada bandeira. A soma do limite de todos esses cartões do mesmo banco pode chegar até 2 milhões de reais.

Como Solicitar seu cartão BNDES?

Para fazer a solicitação do seu cartão de financiamento do BNDES, você deve preencher a proposta de solicitação do seu cartão que se encontra na próxima página. Após preencher a Proposta de Solicitação do Cartão BNDES, você deve procurar uma agência do banco emissor para assinar o Termo de Adesão.

A partir daí o banco emissor solicitará a documentação que considerar necessária para efetuar a realização da análise de crédito. Também é pedida uma declaração na qual ateste a situação regularizada perante aos órgãos públicos e a legislação pertinente.

Se o banco recusar, você pode tentar em outro

Se o banco escolhido por você não aprovar a emissão do seu Cartão BNDES, você tem o direito de fazer uma nova solicitação. Basta realizar um novo pedido escolhendo outro banco emissor.

Uma vez os bancos têm políticas distintas para conceder crédito aos clientes, um pedido que foi negado por um banco pode ser aceito por outro.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*Os comentários não representam a opinião do portal ou de seu editores! Ao publicar você está concordando com a Política de Privacidade.

*