Conta digital PJ: o que é, vantagens e como funciona

Por: Ariane Terrinha em 18/05/2021
conta digital PJ

Aproveitar de serviços bancários que atendam de forma dinâmica as principais demandas de uma empresa é essencial nos dias de hoje. É por isso que a conta digital PJ é uma solução prática para micro e médios empresários. 

Esse serviço já é oferecido por uma parcela de instituições financeiras, trazendo mais facilidade para os usuários em sua rotina. 

Se você ainda não conhece as versões PJs das contas digitais, não tem problema, pois está no lugar certo. Nesse texto vou te explicar tudo sobre a modalidade, certo? Continue a leitura para saber mais. 

Por que ter uma conta digital PJ?

Talvez você esteja se perguntando por que ter uma conta PJ ao invés de uma opção digital para pessoa física? O motivo é bem simples: a conta digital para pessoas jurídicas visa atender as necessidades desse público. 

A modalidade é destinada apenas para empresas, apresentando recursos e funcionalidades para esse público. Basicamente, são diferentes alternativas pensadas especificamente para ajudar a sua empresa. 

Os negócios ao serem formalizados vão precisar realizar algumas transações financeiras, como impostos e encargos, por exemplo. Além disso, você consegue administrar de maneira eficiente os ganhos da empresa, separando-os das finanças pessoais. 

Como funciona a conta?

A conta digital PJ funciona como uma corrente convencional, onde o usuário consegue realizar inúmeras transações através dela. É uma alternativa descomplicada e fácil de usar, apresentando algumas vantagens que vou te mostrar mais para frente. 

Na modalidade você tem acesso as mesmas transações que uma conta tradicional, mas pode fazer tudo do seu celular. A ideia é justamente essa: tornar mais fácil a relação do usuário com os serviços bancários. 

Basicamente, você consegue administrar seu próprio dinheiro sem ter dores de cabeça, de onde estiver e a qualquer hora. Quem opta por uma conta digital pode:

  • acompanhar o extrato de movimentações em tempo real;
  • guardar e movimentar o dinheiro da sua empresa;
  • realizar saques; 
  • enviar e receber valores por meio de transferências bancárias;
  • fazer pagamentos de boletos, contas de consumo e impostos; 
  • entre outras funcionalidades. 

Essas são apenas algumas das operações que você pode realizar da sua conta digital, bastante semelhantes com as tradicionais, não é verdade? O diferencial está justamente em como você irá executar essas movimentações, uma vez que não é necessário ir até a agência para isso. 

Com exceção de saques e depósitos, os serviços são executados por um aplicativo totalmente funcional. Em poucos cliques você paga fornecedores, confere se recebeu alguma transferência e pode até mesmo simular um empréstimo, dependendo da conta que utiliza. 

Através da sua conta digital PJ você terá outras funcionalidades específicas para as empresas, como emitir boletos de pagamento, por exemplo. 

Então, se a sua empresa ainda não possui uma conta PJ para chamar de sua, está deixando de aproveitar de toda essa facilidade. Para te mostrar o quanto a modalidade é necessária, listei as principais vantagens dela no próximo tópico. 

Vantagens da conta digital PJ

No universo das contas digitais, não faltam benefícios ao usuário para facilitar sua relação com serviços bancários. Já sabemos que essa opção traz agilidade na hora de executar algumas transações, usando a tecnologia para simplificá-las, mas não é só isso. 

Outros pontos se destacam e mostram que a conta digital PJ é uma opção excelente para você. Separei as principais vantagens que essa opção de conta apresenta aos usuários, confira a seguir. 

Menos burocracia

Um dos principais diferenciais de ter uma conta digital PJ é a facilidade que a modalidade apresenta. Você pode abrir e fechá-la a qualquer hora, de onde estiver, usando apenas a internet do seu smartphone.

O processo é feito inteiramente online, sem que o usuário precise ir até uma agência, ou seja, sem a burocracia que é característica dos bancos tradicionais. 

Na abertura serão cobrados alguns documentos, como RG, CPF e comprovante de endereço. Como é uma conta para empresas, documentos dela também serão cobrados.

Redução de taxas

As tarifas cobradas nos bancos tradicionais são uma forte característica das contas, algo que é completamente no digital. Por não terem espaços físicos e demandarem menos capital humano para atendimento, é possível reduzir custos operacionais. 

Sendo assim, diversos serviços são executados sem custos e caso haja eles têm valor acessível. Entre as opções, normalmente, não há tarifas para:

  • Emissão e compensação de boletos; 
  • Transferências por TED ou PIX – o DOC não costuma ser um formato que as contas digitais utilizam;
  • Integração da maquininha de cartão em algumas contas; 
  • Possibilidade de fazer investimentos direto da conta;
  • Cartão de crédito sem anuidade;
  • Entre outras alternativas. 

Desta forma, pode-se dizer que a conta digital PJ também agrega em economia para os negócios. 

Segurança nas transações

Fator importante e muito necessário em relação às contas digitais. Por se tratar de um serviço relativamente novo, os usuários ficam receosos em abrir a conta pensando na segurança da mesma. 

Quanto a isso, não precisa se preocupar, pois as fintechs possuem regulamentação desde 2018 por parte do Banco Central. Todos os valores depositados na conta estão seguros, assim como as movimentações realizadas por ela. 

Como escolher a conta digital PJ ideal?

Se você ainda não tem uma conta digital PJ, é preciso considerar alguns pontos antes de fazer essa escolha. A questão principal é que essa conta precisa atender as necessidades da sua empresa, de modo a tornar mais fácil a relação com o banco. 

A falta de tempo é um dos problemas que os empreendedores enfrentam na hora de se relacionar com as instituições. O modelo tradicional exige que muitos serviços sejam realizados pessoalmente, o que não é cômodo. 

Desta forma, a conta digital precisa ter alguns diferenciais:

  • taxas reduzidas e claras;
  • serviços que atenda de forma eficiente os empreendedores, como empréstimos, financiamentos e soluções de pagamento; 
  • aplicativo funcional para realizar as movimentações e controle da conta;
  • recursos adicionais como as máquinas de cartão, por exemplo; 
  • possibilidade de realizar operações sem custos.

Se a conta traz esses serviços ela já pode ser considerada uma opção de escolha para sua empresa. 

Além disso, canais de atendimento dinâmicos e facilidade para executar os serviços contam muito ao escolher uma conta digital PJ.

Ficou com dúvidas sobre o assunto? Deixe um comentário que a equipe do Plusdin responderá em breve.